A Teoria do Código da Vinci

Para quem já leu o romance de Dan Brown, ou já assistiu sua adaptação para o cinema, a teoria que norteia a trama acerca da divindade de JESUS já é bem conhecida. Brown utiliza-se da ideia que Constantino, no Concílio de Niceia, teria "decretado" a divindade de JESUS, e que, até então até a própria igreja não o considerava como mais do que um exímio profeta. Sim, nessa teoria, JESUS não passava de um homem como qualquer outro, que inclusive chegou a casar e ter filhos. E essa afirmação é proferida com status de um fato inquestionável, uma verdade omitida há séculos pela igreja.

O que Brown não relata em seu romance é que tal teoria, embora tenha sido proeminente por algum tempo, há muito é repudiada por 99,9% dos estudiosos bíblicos, que estudam a história documentada, devido a fragilidade de seu fundamento.

O próprio Novo Testamento é quem fornece as primeiras evidencias da divindade de JESUS, pois são documentos datados ainda do primeiro século, escritos apenas algumas décadas depois dos eventos ocorridos a CRISTO. Enquanto estima-se que o Concílio de Niceia tenha ocorrido a mais de dois séculos depois.

Escritos por muitas pessoas, em diferentes épocas e com diferentes propósitos, todo o Novo Testamento é unânime em compartilhar a ideia de que JESUS CRISTO é DEUS. O que põe por terra toda a teoria que dá sustentação à trama de Brown.

Mas não se preocupe, isso você não vai ler na obra de Dan Brown. Não. Por que escavar a verdade quando se pode fazer fortuna com uma teoria já comprovadamente descartada, que para muitos desavisados, surge como algo claro e expõe como farsa a história mais linda do mundo?

O pior de tudo é apreciar essas aberrações como sendo algo inofensivo. Isso, posso me atrever a dizer com propriedade, pois já fui um desses. Na época achei fascinante a trama. Genial o modo como ele construiu os alicerces de seu romance. E além do mais, isso nunca abalou minha fé, pois via como mera ficção.

"Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha." (Mateus 12:30)

Se você pensa que não faz mal a você, saiba que faz, e faz mal a muitos outros também. Isso por si só já deveria ser motivo para abominarmos essas teorias que tentam abalar a Fé das pessoas na pessoa de JESUS CRISTO, enquanto DEUS.

Muitas outras abominações estão a solta. O que nos cabe fazer? Mostrar JESUS: o Caminho, a Verdade e a Vida. E dissipar todo engano, posto sutilmente por Satanás, para tentar devorar aqueles que lhe derem ouvidos.

Amados, espero que esse texto possa lhe abençoar de algum modo, e que a Graça e a Paz de CRISTO sejam abundantes na vida de cada um de vocês.

Vagner Fernandes
Enviado por Vagner Fernandes em 08/12/2011
Reeditado em 08/12/2011
Código do texto: T3379057
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.