REFLEXÕES EM MARCOS CAPÍTULO VI

Jesus não pôde fazer muitos milagres em Nazaré, pois a incredulidade era grande, e disse: "Um profeta não fica sem honra senão na sua terra, entre os seus parentes, e na sua própria casa".

Em seguida, comissionou seus apóstolos que fossem de dois em dois, de casa em casa, para pregar, curar enfermos e expulsar demônios.

Herodes havia mandar prender a João Batista e o encerrou no cárcere por causa da palavra de repreensão do profeta, em que este o acusou de ter adulterado por ter tomado a mulher do próprio irmão.Esta mulher se chamava Herodias, e tinha uma filha chamada Salomé.

Aconteceu que no dia do aniversário de Herodes, em que este ofereceu um banquete aos grandes da sua corte, entra no salão a jovem Salomé, que dança e agrada a todos. O rei fica todo orgulhoso, dando a oportunidade a Salomé, de fazer qualquer pedido. A jovem, depois de consultar sua mãe, pede ao seu padrasto a cabeça de João Batista num prato, no que foi atendida.

Diz o relato bíblico que o rei chegou a se entristecer, mas por causa do juramento e dos que estavam à mesa, ficou sem jeito de negar. Não tenho dúvida de que Herodes planejava matar João Batista de uma forma que parecesse que não era ele o mentor. O versículo 19 sugere isso. Devia ter um coração muito duro e de nada adiantou "escutar de boa mente" o profeta João Batista, pois até onde se sabe, não se converteu.

Na primeira multiplicação dos pães e peixes, Jesus abençoou os alimentos, dando-nos um belo exemplo. Logo após ter despedido a multidão, retirou-se sozinho para o monte, a fim de orar, e pediu aos seus discípulos que passassem para outro lado do Mar da Galiléia.

Quando Jesus retornou bem de noite, o barco estava no meio do mar, e então foi andando sobre as águas para se encontrar com seus discípulos, mas em vez de se alegrarem, ficaram com medo. O milagre dos pães não tinha sido suficiente para crerem no poder de Jesus.

Quantas vezes Jesus nos dá bênçãos maravihosas e a nossa fé vacila e falha em outras ocasiões? Se dissermos que andamos com Jesus, que demonstremos ânimo e não o medo.

Pedro Emanuel Lucio

PEDRO EMANUEL LUCIO
Enviado por PEDRO EMANUEL LUCIO em 06/01/2012
Código do texto: T3426360
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.