DESABAFO DE UM PAI- Lições da Vida

         Como entender o ser humano, sem entender sua espiritualidade e suas imperfeições ? Eu, por ser um aprendiz, busco sempre as respostas que possam me trazer explicações plausíveis, lógicas e no mínimo sensatas.  Não fosse assim, já teria mudado meus conceitos existenciais e materiais.
       Na busca desse entendimento, faço uma pequena retrospectiva de minha própria vida e da convivência com meus familiares, amigos e semelhantes; Semelhantes... Não, iguais!
    Quando comecei a me dar conta de quem eu era, passei a entender que não nasci numa família estruturada: Mãe, pai, irmãos. Muito embora pequeno, magro, mal alimentado, cheio de vermes, quase raquítico, tinha apenas numa mulher, o maior balizamento para entender o amor e o quanto era amado por ela.    
     Foram 18 anos de um amor quase divinal; uma paixão entre a escrava (mamãe, Maria) e o príncipe (este que vos relata).  Maria desceu do trem na estação 55 e deixou-me só o restante desta viagem chamada : Vida!  Eu, que já estou na estação 63, do “Ocaso”, e do “Entendimento”, continuo sem preocupar-me com o tempo que me resta.
    É muito difícil realmente entender a relação espiritual que nos move, aqui nesse plano, pois, desprovidos de memória das vidas anteriores, e eivados de sentimentos materialistas; incluídas as religiões, seitas e comportamentos chamados sócio políticos e que herdados e impingidos por nossos antepassados nos exploram e estão nos levando sempre ao egoísmo e a vaidade do : Somos deuses, somos poderosos, somos superiores, mas:...Mortais!
   Mais difícil ainda, é tentar moldar tua família, com tudo aquilo que te faltou; ou supunhas que fossem ausências e não ganhos; como era meu caso ao não ter alguém para chamar de Pai ou irmão. Diz a lógica humana que, ao formares teu provável lar, essa será tua tônica de conduta nos melhores exemplos: Marido fiel, pai amigo, sem ser ausente , obsessivo, ou mesmo autoritário .  
  Como explicar a diferença entre os quatro filhos gerados, no amor e na alegria de suas vindas?  Suas atitudes rebeldes, no momento vivido, seriam até considerados normais, não fossem as diferenças comportamentais de cada um dos casais; 10 anos de um casal para o outro. O pai, apenas como um genitor e provedor dos bens . A mãe , entre adorada, ignorada e solução dos problemas; problemas criados  por eles mesmos, é claro.
   Eu; pai sem pai, segui todas as regras ditadas pelos estudiosos no relacionamento familiar: O que um ganhar, os outros ganham igual. Não pode haver privilégios, nem distinção sexual. Etc. etc. E blá, blá, blá
  Pois é, mas poucos são os que ensinam, ou explicam, o inter-relacionamento espiritual entre: pais , filhos , irmãos, amigos e inimigos.  As diferenças são gritantes ; as semelhanças também. As atitudes são mesquinhas, as vaidades se sobrepõem.  A egolatria é visível, palpável. A indiferença é sentida a cada ação.   As frases mais ouvidas sem serem ditas, são : Não pedi prá vir ao mundo! Fizeste e fazes porque queres. Não sabes nada, por isso não mete o nariz. E assim vai longe esse aprendizado de :¨Ser pai, sem ter tido um¨.  
   Assim, é que vejo uma das filhas ter inúmeros companheiros ; filhos de pais diferentes e indiferentes , sem se encontrar consigo mesma e ainda achar-se com razão. Assim vejo também, a filha mais jovem abandonar os filhos - meus netos- em nome de sua falsa:“Liberdade-Prisioneira“ e sua “Independência- Dependente”.
  Nos dois filhos, o diferencial era estratosférico. Não pude ter uma visão mais ampla dessa diferença, pelo desembarque do mais moço na estação do: Meio Caminho e sua plataforma fraca para o peso de sua aura de bondade.
  Não fosse ele, certamente estaria perdido nos labirintos que a vida material possui e não saberia o que hoje sei, sobre os ditames da Divindade, suas provações e conseqüências.
  Tudo o que parece ser por acaso; por acaso nunca será. Porque , até no ocaso da vida, há uma luz que renasce, e : É a alma que brilha em liberdade, pois partiu ao cumprir sua missão.
    Pais, filhos, irmãos, amigos ou inimigos, todos tem sua inter-relação espiritual:        
                           “Umas são cordiais , outras não.”
PS: Essa história não termina aqui, é apenas uma parte de meu desabafo, e certamente outros virão, por serem verdadeiros e terem sequência nesse meu tempo de provações e aprendizados de vida na terra.      
 Repassem minha história , pois se ela for util à uma só pessoa, já terá valido a pena tê-la escrito.                                                                                          Gildo G Oliveira