REFLEXÕES EM MARCOS CAPITULO X

O texto se inicia com alguns fariseus querendo provar a Jesus, como se nosso Salvador necessitasse disso.

Então perguntaram: “...É lícito ao homem repudiar sua mulher?”. Jesus contra-argumentou com outra pergunta, remetendo-os ao que foi ordenado por Moisés. Os fariseus já tinham conhecimento da lei mosaica, e sabiam o que ela dizia a respeito do assunto, porém atenderam ao pedido de Jesus, respondendo que Moisés permitiu escrever carta de divórcio e repudiar a esposa.

Em seguida, Jesus fez uma curta explanação sobre o que significa para Deus o casamento de um homem e uma mulher, e a proibição de se separarem.

Com certeza não era isso que os fariseus esperavam ouvir, pois não responderam nem perguntaram mais nada.

Já alguns dos seus discípulos, mais intimamente o interrogaram e Jesus foi enfático em responder que qualquer um dos cônjuges que repudiar o outro, comete adultério.

Pouco depois, vemos Jesus defendendo as crianças, reafirmando a importância de se sermos como ela é, ou seja,pura, para que entremos no Reino de Deus.

Jesus conversou com um jovem rico que quis saber o que fazer para herdar a vida eterna e, infelizmente o rapaz retirou-se pesaroso quando Cristo, para o provar, pediu-lhe que vendesse tudo o que tinha e O seguisse.

O Salvador disse que é difícil para um rico entrar no Reino de Deus, mas que não é impossível. Pedro, falando pelos apóstolos, disse a Jesus que eles deixaram tudo e o seguiram. E Jesus responde que esse deixar para trás tudo e O seguir, implica em obtenção de recompensas, porém com perseguições no mundo presente e no porvir, a vida eterna.

Caminhavam em direção a Jerusalém e Jesus ia predizendo sua paixão.

Tiago e João fizeram um pedido muito ignorante, de que um se assentasse à direita, e outro à esquerda de Jesus em Seu Reino. E Cristo os sabatinou com várias perguntas, e ensinou por meio de várias ilustrações, que o que importa é o servir uns aos outros. Deixou claro a nossa condição de igualdade perante Deus, e não por meio de hierarquia, como se uns fossem superiores aos outros. E conclui dizendo que Ele, sendo Deus “não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos”(v.45).

Depois disso, entraram e sairam de Jericó, e como sempre acompanhados de uma grande multidão. Eis que foram abordados por Bartimeu, o cego sentado junto do caminho, que gritava: “Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim”(v.47).

Jesus perguntou o que ele queria(embora já soubesse). E o cego respondeu:”...Mestre, que eu veja”. Notemos, que Jesus faz questão de que falemos o que a gente quer para Ele.

E a fé daquele homem em Jesus não somente o fez recuperar sua vista, mas o salvou.

Pedro Emanuel Lucio

0601.2012

PEDRO EMANUEL LUCIO
Enviado por PEDRO EMANUEL LUCIO em 17/01/2012
Código do texto: T3445461
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.