o pecado de cão e noé!!! cap 5

Capítulo 5:

O pecado de noé

e Cão.

Noé foi um grande homem, um grande ícone da Bíblia, foi um homem de muita fé, mas assim como nós, pecou.

E os filhos de Noé, que da arca saíram, foram Sem, Cão e Jafé; e Cão é o pai de Canaã.

Estes três foram os filhos de Noé; e destes se povoou toda a terra. E começou Noé a ser lavrador da terra, e plantou uma vinha. E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda. E viu Cão, o pai de Canaã, a nudez do seu pai, e fê-lo saber a ambos seus irmãos no lado de fora.

Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre ambos os seus ombros, e indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai, e os seus rostos estavam virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai.

E despertou Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera. E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos. E disse: Bendito seja o SENHOR Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo. Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.

Gênesis 9:18-27

Noé se embriagou de vinho, caiu no pecado, pois a bebida tira a pessoa do seu equilíbrio mental, tornando-a capaz de fazer uma série de atrocidades.

Como se segue nos versículos seguintes, Noé havia ficado nu em sua tenda, repetindo, Noé ficou nu. Por conta da bebida, Noé não respondia por seus atos. Eu imagino como Deus deva ter ficado depois da lastimável cena, que seu filho Noé havia protagonizado.

Noé teve uma chance única, pois Deus havia aniquilado toda a Terra, tudo que ele havia criado com tamanha perfeição estava agora nadando em perdição, Deus se arrependeu de ter criado os homens, mas não se esqueceu que no meio daqueles milhares já existentes, tinha um servo fiel e justo perante seus olhos e resolveu poupá-lo da destruição em forma de dilúvio que durou quarenta dias e quarenta noites. E ainda por cima Deus ainda deixou Noé salvar sua família também. Deus realmente é muito justo para conosco, todas as suas medidas são certas.

Mesmo com toda essa prova de amor da parte de Deus, Noé caiu em pecado, assim como nós, que muitas vezes somos tirados de centros de macumba, de magia negra, da prostituição, de falsas religiões, do crime, das drogas, do hospital, nos convertemos e mesmo assim ainda pecamos, não na mesma intensidade, mas como todo ser humano cometemos deslizes aos olhos de Deus, como Noé que se embriagou na sua própria vinha. Mas nem tudo está perdido, nós podemos nos redimir por nossos pecados, foi por isso que Jesus foi crucificado e ressuscitado ao terceiro dia, para perdoar nossos pecados.

“...Respondeu Jesus:...Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz.”

João 18:37

“Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.”

João 3:17

“...Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores....”

1 Timóteo 1:15

E a cena não acabou por aí, seu filho do meio Cão vendo seu pai Noé, nu em sua tenda, foi chamar seus irmãos para ver.

É claro que ele não chamou os irmãos para tamparem a nudez de Noé, mas sim para ridicularizá-lo juntamente com ele, que com toda certeza estava se divertindo com a situação pecaminosa de seu pai.

Cão também foi salvo do dilúvio juntamente com sua esposa, mas nem por isso abriu mão do sarcasmo, vendo seu pai nu e bêbado. Tudo bem, seu pai tinha errado, mas isso não significava que ele poderia se divertir com o erro dele, ele poderia muito bem tê-lo ajudado a se vestir, sem causar tanta polêmica.

E isso não acontece só com Cão não, meus queridos, isso acontece comigo, com você e com muitas outras pessoas, até mesmo, as que estão dentro da igreja, principalmente estas últimas.

Existem muito Cãos soltos por aí, eles estão esperando você dar aquela escorregada para atirar a primeira pedra, e depois dessa primeira pedra, acredite, virá uma pedreira em cima de você.

Muitas vezes na igreja, as pessoas criticam a personalidade dos outros irmãos, se você é manso, te chamam de bobo, de introspectivo, de antipático, se você é falante, te chamam de ousado demais, de fofoqueiro, de intrometido, se você é inteligente, te chamam de sabe-tudo, de nariz empinado, se você se veste bem, te chamam de metido, de seboso, se você é sério, te chamam de carrancudo, de mal encarado, de sem graça, se você é divertido, te chamam de não convertido, porque afinal crente tem que ser sem graça, entrar na igreja calado e sair mudo.

“Então Pedro, tomando a palavra, disse: Na verdade reconheço que Deus não faz acepção de pessoas;

mas que lhe é aceitável aquele que, em qualquer nação, o teme e pratica o que é justo.”

Atos 10: 34 e 35.

Não mude sua personalidade por causa de Cão, meus queridos, sejam vocês mesmos, é claro que acatando as ordenanças de Deus a todo momento, não ligue para o que os outros pensam ou falam de você, Cãos vão sempre existir em nossa vida, cabe a nós orarmos por eles e pedir a Deus que perdoe-os.

Muitas pessoas se afastam da presença do Senhor Jesus, por causa de Cãos, como estão fracos na fé, estes são usados por Satanás para seus pérfidos planos, contra Deus e os seus ungidos.

Por isso Cão para de rir, ridicularizar e humilhar seus irmãos de fé, peça perdão e ore a Deus clamando misericórdia.

Gabriel de Paiva Fonseca
Enviado por Gabriel de Paiva Fonseca em 25/01/2012
Código do texto: T3459916
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.