Capítulo 8: Jonas, foge do chamado.

Capítulo 8:

Jonas, foge do chamado.

“E veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença.

Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do SENHOR para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR.” Jonas 1:1-3

O nome Jonas significa “pomba”. Nasceu em Gate-Hefer, perto de Nazaré. Portanto, Jonas era galileu, bem como Naum, Malaquias e Jesus.

Como é mostrado no versículo acima, Deus pede a Jonas que vá até Nínive, pois a malícia de Nínive já estava subindo aos céus. E Deus não se agradava nem um pouco disso.

Mas Jonas não obedeceu ao chamado de Deus, pelo contrário, ele fugiu de Deus. Isso acontece conosco muitas vezes, quando Deus nos toca com um chamado, nós fugimos da sua presença, quando ele coloca em nosso coração a vontade de ser um pastor, a vergonha e a timidez toma conta de nós, apagando nosso chamado, quando Deus te chama para ser um grande músico, obstáculo se levantam e te impedem de cumprir a promessa que Deus tem em sua vida, quando Deus te chama para ser um missionário, o medo toma conta de seu ser, impedindo seu chamado, por isso, nós fugimos de Deus.

Se você está sentindo no seu coração Deus te chamar, ore, lute e persevere, quando Deus chama é porque ele sabe o que será o melhor para você. Não desista, não fuja do seu chamado.

“Mas o SENHOR mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma forte tempestade, e o navio estava a ponto de quebrar-se. Então temeram os marinheiros, e clamavam cada um ao seu deus, e lançaram ao mar as cargas, que estavam no navio, para o aliviarem do seu peso; Jonas, porém, desceu ao porão do navio, e, tendo-se deitado, dormia um profundo sono. E o mestre do navio chegou-se a ele, e disse-lhe: Que tens, dorminhoco? Levanta-te, clama ao teu Deus; talvez assim ele se lembre de nós para que não pereçamos.

E diziam cada um ao seu companheiro: Vinde, e lancemos sortes, para que saibamos por que causa nos sobreveio este mal. E lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas.

Então lhe disseram: Declara-nos tu agora, por causa de quem nos sobreveio este mal. Que ocupação é a tua? Donde vens? Qual é a tua terra? E de que povo és tu?

E ele lhes disse: Eu sou hebreu, e temo ao SENHOR, o Deus do céu, que fez o mar e a terra seca. Então estes homens se encheram de grande temor, e disseram-lhe: Por que fizeste tu isto? Pois sabiam os homens que fugia da presença do SENHOR, porque ele lho tinha declarado.

E disseram-lhe: Que te faremos nós, para que o mar se nos acalme? Porque o mar ia se tornando cada vez mais tempestuoso. E ele lhes disse: Levantai-me, e lançai-me ao mar, e o mar se vos aquietará; porque eu sei que por minha causa vos sobreveio esta grande tempestade.”

Jonas 1:4-12

Jonas realmente foi muito estúpido, ao pensar que poderia fugir do Senhor.

Irmãos, se na sua vida está acontecendo um reboliço, se uma tempestade está atingindo tua casa, tome cuidado, pode ter acontecido a mesma coisa, que aconteceu com Jonas, talvez, você tenha negado o chamado de Deus e se escondido, mas Deus manda te avisar nesse momento, que ele está esperando, você parar de se esconder, ele sabe no que você se apega, ele conhece os seus defeitos, os seus pecados, por isso, não se esconda de Deus, não faça como Jonas, não espere um grande peixe te engolir, para você se decidir.

“Preparou, pois, o SENHOR um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe.”

Jonas 1:17

Depois que Jonas foi lançado em alto mar pelos marinheiros e engolido por um enorme peixe, Jonas decidiu, iria seguir o chamado que Deus tinha colocado em sua vida, não se esconderia mais, não fugiria mais, simplesmente confiaria no Senhor.

Como todos os outros personagens estudados até aqui, Jonas não foi diferente, ele pecou, pecou por insegurança, pecou por medo, pecou por vergonha de levar a palavra de Deus até uma cidade desconhecida.

“O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” 2 Pedro 3:9

Por isso meus irmãos, vamos seguir nosso chamado, seja ele qual for: pastor, diácono, profeta, sacerdote, levita, missionário... Pois todos estes são importantes para a obra de Deus.

Não caia em pecado como Jonas caiu, não deixe te jogarem em alto mar, não deixe ser devorado por um grande peixe, não deixe de seguir seu chamado. Deus manda falar para você, que você é muito importante para ele e que ele vai fazer algo grande em sua vida.

O livro de Jonas tem por base, as missões, acredito que o intuito de Deus, com a história de vida de Jonas, era nos mostrar a importância das missões, do evangelismo, de ser um missionário, assim como Nínive, nossas cidades estão clamando e necessitando da misericórdia de Deus.

“E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim”.

Mateus 24:14

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura.”

Marcos 16:15

Gabriel de Paiva Fonseca
Enviado por Gabriel de Paiva Fonseca em 26/01/2012
Código do texto: T3463504
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.