Deus atribui um dom a cada filho seu.

Capítulo 11:

Deus atribui um dom a cada filho seu.

“E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa; e tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra.

Marta, porém andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude.

E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária;

E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.”

Lucas 10:38-42

A história de Marta, Maria e Lázaro, é uma das mais importantes passagens da Bíblia, em minha humilde opinião. Pois ela ensina sobre os variados tipos de pessoas que são necessários para formar uma igreja sólida e digna perante o Senhor Jesus, mas é claro que é apenas uma ilustração.

Jesus estava visitando a casa de Marta, irmã de Maria. Só que enquanto Marta estava preocupada com os preparativos para a ceia e para a recepção dos convidados, sua irmã, a avoada Maria, estava ouvindo Jesus atentamente, deixando o serviço pesado nas mãos de sua irmã.

“Estava, porém, enfermo um certo Lázaro, de Betânia, aldeia de Maria e de sua irmã Marta. E Maria era aquela que tinha ungido o Senhor com ungüento, e lhe tinha enxugado os pés com os seus cabelos, cujo irmão Lázaro estava enfermo. Mandaram-lhe, pois, suas irmãs dizer: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas. E Jesus, ouvindo isto, disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.

Ora, Jesus amava a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro.

Ouvindo, pois, que estava enfermo, ficou ainda dois dias no lugar onde estava.” João 11:1-6

Não pensem vocês que o único objetivo do Senhor nesse maravilhoso episódio foi mostrar a ressurreição de Lázaro, não, também havia uma valiosa lição de dependência.

Marta era uma mulher extremamente atarefada, sempre ocupada demais para prestar atenção em minúcias, ela arrumava a casa, preparava o jantar, deixava tudo em ordem para receber Jesus.

Mas nós sabemos que não basta só organização para que Jesus entre em nossa casa.

Maria era o oposto de Marta, não ligava para a organização da casa, gastava todo seu tempo dedicando sua atenção ao convidado principal: O Senhor Jesus. Maria era sensível e muito carente da graça divina, sugava o máximo que podia os ensinamentos de Jesus.

Mas não é só atenção que Jesus está procurando em nossas vidas, não é?

Lázaro, era um testemunho vivo, era o milagre em pessoa, havia sido ressuscitado pelo próprio Jesus, por isso tinha se tornado totalmente devoto a ele, abraçou a causa com mais vigor.

Mas Deus não quer apenas que você abrace a causa dele, ele quer mais de você!!!

Ele quer os três elementos descritos acima, ele quer ordem em seu coração, ele quer pureza em sua vida, ele quer a sua atenção, ele quer seu testemunho de mudança, ele quer que você abrace a causa dele, ele quer você por completo.

É isso o verdadeiro significado da história de Marta e Maria, a junção dos requisitos para uma vida santificada com Deus.

Mas preste bem atenção, Deus quer o conjunto, não apenas a metade ou um terço.

Em uma igreja é muito fácil, identificar tais personagens, Marta estará sempre em cargos que organizam algo ou ajudando em alguma coisa, elas nunca dão atenção aos outros, se isolam do resto, esquecem da verdadeira comunhão com Deus.

Marias, estão sempre atentas a palavra, podem ter muitos defeitos, e elas têm, mas acredite, elas sabem como ninguém: consolar, confortar, incentivar um novo irmão de fé que está chegando há pouco tempo na igreja, se você olhar para o banco das Marias, você vai ver que sempre tem algum visitante sendo auxiliado por elas, elas são ótimas no que fazem, mas não podem viver sem a organização das Martas.

Lázaros, sempre estarão à frente de algum trabalho, com seus testemunhos mudam o jeito de pensar de muitos, causam bastante polêmica, mas não são nada sem a companhia de suas irmãs.

Assim como Marta, Maria e Lázaro, na obra do Senhor cada um de nós temos uma função especial, umas dependem das outras para sobreviverem.

Deus não se agrada com qualquer tipo de disputa de poder, ele quer que os seus servos fiquem unidos, sem brigarem uns com os outros, nem disputando tarefas e poderes diferentes, ele luta pela união de seus servos.

Já fiquei sabendo de diversas situações parecidas, certa noite em uma reunião de líderes em minha igreja, algumas pessoas criticavam que outra pessoa abrigava em sua sala para crianças, algumas crianças que não eram da igreja, sendo elas bagunceiras e carentes, queriam criar classes para separar tais crianças das crianças da igreja, ou seja, pobrinhos numa sala, riquinhos na outra. Achei um absurdo, embora não estivesse presente, fiquei muito chocado com a situação.

Na mesma reunião uma das pessoas falou uma palavra de maneira errada, e só bastou isso para que todos os outros presentes liberassem gargalhadas, que magoaram muito a pessoa.

Nós, como verdadeiros crentes, não podemos de forma alguma magoar, desprezar ou humilhar outro, seja por cor, renda, aparência, modo de vestir, linguagem e nem estudo, somos todos imperfeitos, quem comete tais atos sem qualquer motivo considero uma completa raça de víboras.

Jesus nunca humilhou e desprezou ninguém que se chegava até ele, pelo contrário sempre quis o bem de todos, sempre tratava todos da mesma maneira, acredito que esse gesto está ficando cada mais raro na sociedade e principalmente dentro das igrejas.

Por que muitas vezes as pessoas, tratam bem os pastores, os líderes, os “Importantes” e as outras pessoas que não possuem tanto destaque assim, tratam de modo tão indiferente?

A resposta para essa pergunta é muito simples, chama-se falsidade, nós não precisamos ser agradáveis e educados com aquelas pessoas que só se sentam no banco, elas nem são tão importantes assim para a obra de Deus, tenho que dar a máxima atenção para aqueles que realmente importam, para os chefes, os líderes, eles sim, merecem nossa atenção.

Mas se você faz isso querido, você está pecando, porque Jesus não faz acepção de pessoas, ele condena este ato cruel, logo se Jesus condena este ato, você está condenado juntamente com ele, e você já sabe para onde irá com ele, não sabe? Para um lugar bem quente, eu lhe garanto que você não vai sentir frio por lá...

Todos têm seu papel dentro da igreja, dentro do templo do Senhor, pode ser como Marta, forte e resistente, capaz de resolver as coisas de uma maneira bem prática, como cuidar do dinheiro, das despesas, do serviço de limpeza, da construção, da organização e da ordem, mas nem por isso Marta é mais importante que Maria, uma serva humilde e dedicada, está sempre quebrantada, ela tem uma alegria própria e passa isso para outras pessoas, passa paz e conforto, uma coisa que Marta jamais conseguirá fazer, Lázaro também é muito diferente, ele é um testemunho vivo das bênçãos que Deus realiza em nossa vida, não é porque ele passou por mal bocados na vida, que ele terá uma maior participação na casa do Senhor, ele é muito importante também, pois com seu testemunho pode alcançar diversas vidas que ainda estão perdidas no mundo.

Não critique Marta, por andar muito ocupada com as coisas da igreja, com sua organização, isso também é um jeito de adoração a Deus, mas também não critique Maria, por ela ser mais quebrantada, mais sensível, mais feliz, muitas pessoas podem achar que Maria ainda não se encontra convertida, pois não é como Marta, que tem uma vida regrada, é séria e respeitosa, Maria é diferente, assim como nós, cada um de nós realizamos determinada função na casa de Deus, se você é uma Maria, não se desespere, as Martas uma hora ou outra vão te aceitar, mas antes vão te julgar, te pisar e te jogar muitas pedras, mas um dia irão te aceitar.

Martas se sentem assim mesmo, as donas da igreja, mas não se preocupe Maria, Jesus está guardando sua recompensa, é só orar e perseverar.

Enquanto as Martas, como diz a palavra do Senhor, não se deixem contaminar pelo excesso de orgulho e a falsa superioridade, cuidando-se para que não caiam.

“Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.”

1 Coríntios 10:12

Gabriel de Paiva Fonseca
Enviado por Gabriel de Paiva Fonseca em 28/01/2012
Código do texto: T3465879
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.