CRISTO como RAZÃO DE TUDO ...

Sermão pregado na Igreja, hoje à noite...

Contava-nos o Conferencista Paulo Garcia, num Congresso para Pastores e Líderes, em 1994, na cidade de Fortaleza (CE) que certa vez faltara ouro para fazer moedas (na Inglaterra)... O governante Cronwel (não sei se o nome estaria escrito de forma correta), perguntou o que estaria acontecendo e alguém dissera que o ouro estava transformado em santos nas igrejas... Cronwel disse: ENTÃO DERRETAM OS SANTOS E COLOQUE EM CIRCULAÇÃO...

O mesmo problema pode estar acontecendo em nosso país, no lugar onde moramos (inclusive), porque nós chamados por DEUS à uma vida de santidade estamos fora de circulação...

TEXTO:

Está escrito:

SE a nossa esperança em CRISTO só vale para esta vida, nós somos as pessoas mais infelizes deste mundo (1 Coríntios 15:19 NTLH).

Vamos supor que você prefira o mesmo texto numa BÍBLIA na versão atualizada:

Está escrito:

SE a nossa esperança em CRISTO se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens (1 Coríntios 15:19 RA).

Vamos supor (ainda) que você tenha começado sua vida de crente há meio século... Geralmente, a geração de crentes anterior à nossa, achava que uma versão fiel seria a versão corrigida – Almeida RC ou ARCO:

Está escrito:

SE esperamos em CRISTO só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens (1 Coríntios 15:19 RC ou ARCO).

Seria possível passar muito tempo citando textos de traduções diferentes e o sentido do texto seria o mesmo... Portanto, a questão não tem a ver com a tradução, mas com a compreensão do que estiver escrito... MAS, considerando que não estamos aqui pra falar sobre traduções da BÍBLIA, vamos falar um pouco sobre o SENHOR JESUS como o centro de tudo – da vida, das traduções, da BÍBLIA, da fé, da igreja, etc...

Conforme a NTLH, Está escrito: SE a nossa esperança em CRISTO só vale para esta vida, nós somos as pessoas mais infelizes deste mundo (1 Coríntios 15:19 NTLH) – O texto (acima transcrito), a partir do qual fizemos o sermão...

QUEM ESCREVEU O TEXTO: O Apóstolo Paulo...

PARA QUEM ELE ESECREVEU: Para os cristãos que faziam parte da igreja por ele estabelecida na cidade de Corinto, na Ásia menor.

DIFICULDADES PARA COMPREENSÃO DOS TEXTOS DA BÍBLIA: O texto lido faz parte da 1ª Carta de Paulo aos Coríntios... Algumas vezes, é possível que o leitor (ou leitora) de uma das cartas que estão na BÍBLIA, encontre dificuldade de entender o que está lendo e volte à leitura dos Evangelhos com sensação de alívio...

MAS, se pensarmos bem sobre o assunto, veremos que uma carta sempre é escrita de uma pessoa para outra, sobre um assunto: Geralmente, quem escreve sabe sobre o que está falando e a sua carta contém ensinos para quem a recebe... É isso que temos nas cartas do NT... Ensinamentos de pessoas que tiveram intimidade com JESUS, para pessoas que estavam sendo evangelizadas...

SE O Novo Testamento FOSSE UM LIVRO COM 100 PÁGINAS, AS CARTAS OCUPARIAM O ESPAÇO DE 30 PÁGINAS...

AS CARTAS CONTÊM ENSINOS SOBRE A FÉ CRISTÃ PARA PESSOAS QUE, COMO NÓS, ESTAVAM ANDANDO COM JESUS...

As cartas foram escritas na época em que a religião cristã começou, e estava se desenvolvendo a partir da Palestina, chegando ao mundo mais amplo, que era dominado pelo Império Romano.

PORTANTO, será difícil entender a carta, sem nada entender sobre como era viver sob o poder romano, naquela época...

Os romanos haviam trazido paz e prosperidade àquela região... Os piratas haviam sido expulsos do Mar Mediterrâneo, e enormes frotas de navios mercantes transportavam grãos e artigos de luxo para a Itália.

Roma em si era uma cidade muito rica, e outras cidades às quais foram enviadas cartas – Éfeso, Filipos e Corinto, por exemplo – haviam enriquecido através desse comércio...

Paulo deve ter escrito sua primeira carta aos Coríntios, por volta do ano 54 da era cristã, quando estava na cidade de Éfeso...

Conforme o Manual Bíblico da SBB, a antiga cidade grega de Corinto foi destruída e reconstruída pelos romanos. Ficava numa posição estratégica, controlando o comércio que passava pela estreita faixa de terra entre o Mar Egeu e o Mar Adriático. É claro que Paulo não podia ignorar uma cidade que era um próspero centro comercial e uma cidade cosmopolita que abrigava gregos, romanos, sírios, asiáticos, egípcios e judeus. Era só estabelecer uma igreja ali, e a mensagem cristã se espalharia rapidamente por toda parte... Por outro lado, é difícil imaginar um lugar menos adequado para implantar a nova fé, o Cristianismo. A cidade era dominada pelo templo de Afrodite (deusa do amor)... Milhares de prostitutas sagradas, a rotatividade da população e a mistura de raças – tudo isso contribuía para a má fama da cidade. Corinto era sinônimo de excesso e libertinagem. Havia até uma palavra para isso: CORINTIZAR...

Para fins de estudo, a Primeira Carta aos Coríntios, pode ser dividida em três partes:

Divisão e Escândalos na Igreja de Corinto (capítulos 1 a 6);

Resposta às Consultas da Igreja de Corinto (capítulos 7 a 15);

A oferta para os cristãos necessitados na Judéia (capítulo 16).

O texto lido faz parte da segunda parte da carta; após falar sobre a Ressurreição de CRISTO, falando sobre a ressurreição de quem acreditar nisso, Paulo fala que a nossa esperança em CRISTO não deve ser limitada ao momento presente... ANTES, deve levar em conta também o momento por vir – ou seja, se projeta do momento presente ao futuro que pode estar distante (quando acontecerá a volta gloriosa do SENHOR)...

Com base no texto lido, queremos refletir sobre o tema: CRISTO – RAZÃO DE TUDO...

Considerando CRISTO COMO RAZÃO DE TUDO (o centro de tudo):

Inicialmente devemos pensar em JESUS COMO RAZÃO DA VIDA...

SE superarmos a dificuldade de entendimento (em relação ao que está revelado na BÍBLIA), é possível ver que conforme está escrito no início da BÍBLIA, muitas das coisas cidadãs no início do livro de Gênesis já apontavam pra JESUS como razão de tudo – Preste atenção:

No princípio era o VERBO, e o VERBO estava com DEUS, e o VERBO era DEUS.

ELE estava no princípio com DEUS.

Todas as coisas foram feitas por intermédio DELE, e, sem ELE, nada do que foi feito se fez.

A vida estava NELE e a vida era a luz dos homens.

O VERBO estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio DELE, mas o mundo não o conheceu.

Veio para o que era SEU, e os SEUS não o receberam.

Mas, a todos quantos o receberam, deu – lhes o poder de serem feitos filhos de DEUS, a saber aos que creem no SEU nome;

Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de DEUS.

E o VERBO se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a SUA glória, glória como do unigênito do PAI.

(João 1:1–4; 10–14).

DEUS disse através do profeta Oséias:

O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento (Oséias 6:6 a).

E tudo começa a perder o sentido, após a desobediência que, em outras palavras significa O PECADO ORIGINAL...

Tomou, pois, o SENHOR DEUS ao homem e o colocou no jardim do Éden para cultivá-lo e o guardar.

E o SENHOR DEUS lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente,

Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

(Gênesis 2:15–17).

Em segundo lugar, devemos pensar em JESUS como RAZÃO DA FÉ...

A fé e a esperança, juntamente com o amor, são virtudes teologais... Encontramos isso na Primeira Carta de Paulo aos Coríntios 13:13, onde está escrito:

Agora, pois, permanecem a FÉ, a ESPERANÇA e o AMOR, estes três; porém o maior destes é o amor.

O texto base de nosso Sermão diz exatamente que, SE a nossa esperança em CRISTO só vale para esta vida, nós somos as pessoas mais infelizes deste mundo (1 Coríntios 15:19 NTLH).

Em terceiro lugar, devemos pensar em JESUS como RAZÃO DO CAMINHAR...

Quando DEUS colocou o ser humano no Jardim do Éden, não foi pra ociosidade, mas pra vida e vida com qualidade (João 10:10)... Certamente, o ser humano não fez sua parte; antes desobedeceu e se afastou da presença do SENHOR...

Isso é entendido quando lemos Gênesis 3:8–19:

Quando ouviram a voz do SENHOR DEUS, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam–se da presença do SENHOR DEUS, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim.

E chamou o SENHOR DEUS ao homem e lhe perguntou: Onde estás?

Ele respondeu: Ouvi a TUA voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi.

Perguntou–lhe DEUS: Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da árvore de que TE ordenei que não comesses?

Então disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi.

Disse o SENHOR DEUS à mulher: Que é isso que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.

Então, o SENHOR DEUS disse à serpente: Visto que isto fizeste, maldita és entre todos os animais domésticos e o és entre todos os animai9s selváticos; rastejarás sobre o teu ventre e comerás pó todos os dias da tua vida.

Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

E à mulher disse: Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio de dores darás à luz filhos; o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará.

E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que EU te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida.

Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo.

No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela fostes formado; porque tu és pó e ao pó tornarás.

CONCLUSÃO: CRISTO É A RAZÃO DE TUDO: da vida, da fé, do caminhar e, se alguma coisa nos diz respeito, DEUS leva a bom resultado... Conforme está escrito:

O que a mim me concerne (diz respeito) o SENHOR levará a bom termo (resultado). A TUA misericórdia, ó SENHOR, dura para sempre; Não desampares as obras das TUAS mãos (Salmos 138:8).

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 06/02/2012
Código do texto: T3482626
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.