As Atitudes de Deus em nós

“Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, Remindo o tempo; porquanto os dias são maus. Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor”. Efésios 5:15-17

Como é difícil para homem andar como sábios, quando eles não são por Deus despertados! Contudo, a palavra liberada nos convida:

“Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá”. Efésios 5:14-15

A Primeira Atitude é Natural: Despertar

Deus desperta o homem, de modo tão natural, que podemos comparar a alguém que estivera com os seus olhos fechados e, de repente, eles se abrem. Então, o que era escuro, fica mais claro. A visão é diferente, quando a ação do olhar é constante. Depois que o homem é despertado já nasce a vontade de mudar para melhor. Não há mais necessidade de continuar prostrado. O despertar anima a alma que logo se dispõe a próxima Atitude.

A Segunda Atitude é Emocional: Levantar

Antes de despertado o homem está dormindo. E logo depois que desperta Deus o Levanta. Não levanta apenas o seu corpo físico, mas levanta a sua auto-estima. Deus dar ânimo através da Sua alegria. Deus o dar força através do Seu Poder. Agora o homem ergue a cabeça, porque sabe que foi Deus quem o levantou. Para isto, Deus fala ao Seu coração: Os teus pecados já foram perdoados. O homem então compreende o verdadeiro Amor. E levanta por esta Atitude, para ser instrumento também de cura de outros que estão prostrados, sem condição de se erguer diante das dificuldades.

A Terceira Atitude é Espiritual: Iluminar:

Quando Deus Ilumina o homem, este começa a enxergar com os Seus Olhos. Os Olhos de Deus são diferentes dos olhos do homem natural. Pois, os Olhos de Deus não enxergam o tempo, o modo, a causa, nem olha as circunstâncias, nem a finalidade. Pois Deus enxerga além da nossa realidade. Ele enxerga a Verdade. É esta Verdade que nos ilumina e nos torna sábios.

Conclusão:

Quem um dia já foi despertado, levantado e iluminado por Deus, vê prudentemente como anda, não vive andando como néscios, mas anda como pessoa sábia. Ele procura remir o tempo; porquanto sabe que os dias são maus. Por isso, tal pessoa não é insensata, pois ela entende qual é a vontade de Deus.

Muitas vezes tomamos atitudes insensatas, pois não procuramos entender a Vontade de Deus antes. Daí, o que resta é reconhecer e retornar ao início de tudo. Contudo, esta Atitude é além das três expostas acima: A Humildade.

Somente os Humildes reconhecem o Verdadeiro Caminho, e quando se vêem perdidos, clamam a Deus que sempre está pronto a atender os Seus verdadeiros filhos.

Porém, os soberbos vão de mal a pior, pelo caminho que eles mesmos traçaram...

Quem é suficiente para entender e concordar?

“Naquele dia vocês não serão envergonhados pelos seus atos de rebelião, porque retirarei desta cidade os que se regozijam em seu orgulho. Nunca mais vocês serão altivos no meu santo monte. Mas deixarei no meio da cidade os mansos e humildes, que se refugiarão no nome do Senhor”. Sofonias 3:11-12

Margareth Monforte
Enviado por Margareth Monforte em 14/02/2012
Código do texto: T3498057
Classificação de conteúdo: seguro