PÁSCOA, CEIA OU EUCARISTIA ?

Estamos vivendo a semana chamada santa e alguns fatos marcam este periodo, dos quais desejo comentar sobre um. Na quinta feira Jesus como um bom judeu que era vai celebrar a Páscoa judaica, que era a comemoração da libertação do cativeiro egipcio. Ao celebrar a Páscoa ,Ele que inaugura o tempo da graça e põe fim ao tempo da Lei, toma o pão e o vinho e dá a eles um novo significado. Diz Jesus que o pão agora passa a simbolizar seu corpo que seria dado por nós e que o vinho passa a simbolizar o sangue da nova aliança de Deus que é Seu sangue que seria derramado para remissão dos pecados. Esta celebração, agora pelo menos uma vez cada mês é celebrada pelas Igrejas ditas evangélicas, como uma ordem dada por Jesus para lembrar o seu sacrificio em prol de nós (I Cor,11:26).

Entretanto, para um grupo, este fato da celebração de Jesus, dizem ser a instituição da Eucaristia, onde pelas palavras mágicas de um homem o pão e o vinho se tornam realmente em corpo e sangue do Senhor. Eles aboliram o pão e o vinho, substituindo-os por uma roda de trigo , que nas palavras do celebrante se tornam no corpo e sangue de Jesus. Acho ser a mais baixa das idolatrias, quando me foi ensinado que ao ser levantada aquelaroda de trigo, se eu levantasse meus olhos e disesse "Meu Senhor e meu Deus" receberia bençãos, ou seja indulgências. Que absurdo chamar uma roda de trigo de "Meu Senhor e meu Deus". Deus tenha misericórdia de nós!

Quero comentar um pouco a Páscoa judaica registrada em Êxodo 12: 1 a 14:

Nos versos 3 e 4 é mandado que o cordeiro seja um para cada familia.Mostra-nos aqui a importância que tem para o Senhor a familia.Quando Ele quis povoar o mundo instituiu a familia unindo Adão e Eva. Quando quis vir até nós, veio na familia de José e Maria. É importante observar que se a familia está bem, a Igreja esta bem, a sociedade esta bem e o País esta bem, mas caso contrário tudo esta mal (Salmos 127).

No verso 5 diz que o cordeiro teria de ser sem mancha. Isto é porque ele prefigurava Jesus, o cordeiro de Deus, que seria dado em nosso favor e que seria sem mancha, para que seu sacrificio fosse o único que agradaria ao Pai. A Biblia diz que Ele em tudo foi semelhante a nós, portanto um homem perfeito, apenas não pecou e por isso seu sangue é o único pagamento de nossos pecados.

No verso 7 e 12 manda colocar seu sangue nas portas e janelas para que o anjo da morte ao passar, visse que aquela casa se identificava com o Senhor e não entrasse ali. Hoje quando somos rendidos aos pés de Jesus, aceitando-O como senhor e salvador de nossas vidas, somos também marcados com seu sangue e o inimigo de nossas almas, apesar de estar ao nosso redor como um leão, como diz a Biblia, ele vê em nós a identificação com Cristo e não nos toca. Só o sangue de Jesus nos preserva de seu poder.

No verso 8 diz que o cordeiro era comido com ervas amargas que tem dois significados. 1) A erva amarga ajuda na digestão dos alimentos e Deus sempre esteve preocupado com o melhor para nós. 2)A erva amarga lembraria o amargor da escravidão do Egito e para nós o amargo da vida sem Cristo, onde não temos certeza, esperança, ideal, objetivo, aliás a vida sem Ele não tem significados.

Terminando, no verso 11 manda comer com os lombos cingidos, sapatos nos pés e cajado nas mãos. Isto nos lembra a pressa de cumprir a vontade de Deus, pois para Ele não há amanhã. Em Hebreus 3:7 e 8 a Bíblia nos diz: "Hoje se ouvirdes a voz do Senhor, não endureçais o vosso coração". Há um perigo em deixar a decisão de aceitar a Cristo como Senhor e Salvador para amanhã, pois Ele pode não chegar.

Que Deus o abençõe e te dê sabedoria para entender estas coisas, é o desejo de meu coração!

Fraraujo
Enviado por Fraraujo em 07/04/2012
Código do texto: T3598913