DEUS TEM SIDO LONGÂNIMO

A essência do homem não muda, apesar da evolução tecnológica, dos costumes, das ideologias de uma maneira geral. A tendência do homem é para praticar o pecado e nele viver. As pessoas que continuam no pecado, não se arrependendo enquanto há esperança, se conduzem à perdição. Salmo 7:12-13.

Os dias de hoje não são diferentes dos tempos de Noé. Todos conhecem a passagem bíblica, onde ele tenta convencer as pessoas de que haveria chuva na terra e arrasaria a humanidade e tudo que existia, exceto aqueles que se encontrassem dentro da arca que ele mesmo construiu, orientado por Deus.

O certo é que poucos, dentro de sua própria família, ou seja, sua esposa, seus filhos Cam, Sem e Jafé, e as esposas de seus filhos compreenderam o apelo e, junto com uma infinidade de animais, conseguiram escapar da catástrofe, para honra e glória de Deus. Naquela oportunidade, Deus deu um tempo para que se arrependessem (1Pedro 3.20). No tempo de Neemias, o povo reconheceu que Deus teve paciência com seus antepassados (Neemias 9:29-30). Nós também reconhecemos a longanimidade do Pai celestial em nossas vidas.

Algo parecido acontece com o convite à conversão e, em contrapartida, não há como negar que os veículos de comunicação de massa, como rádio, televisão, internet e outros nos dão a oportunidade de ouvir pregações em vários horários, inclusive de madrugada, das mais diversas denominações, que apregoam a volta do Senhor Jesus. O mundo inteiro é servido pela evangelização, alguns ainda de maneira clandestina. O fato é que ninguém pode alegar desconhecimento ou falta de oportunidade.

Jesus voltará e, segundo a Bíblia, só ainda não veio, porque está sendo longânimo, ou seja, paciente: “ou desprezas a riqueza de sua bondade e tolerância e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento?” (Romanos 2:4).

Muitos pensam que a paciência de Deus é ilimitada, mas não o é. Como a porta da arca de Noé foi fechada num dado momento, a porta da graça também será fechada. Doutrinas que oferecem uma nova oportunidade de salvação após a morte são doutrinas que contradizem as Escrituras. Quando Jesus voltar, todas as pessoas serão chamadas ao julgamento, por ocasião da primeira ou da segunda ressurreição, para a vida, ou para a morte eterna.

Uma geração rebelde perdeu a oportunidade de entrar na terra prometida, hoje, se deixarmos passar mais essa oportunidade, poderemos ser surpreendidos pela morte física ou pela volta de Cristo, da qual não sabemos a hora. Por isso, “ Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o, enquanto está perto. Deixe o perverso o seu caminho; o iniquo, os seus pensamentos, converta-se ao Senhor que se compadecerá dele e volte-se para nosso Deus que é rico em perdoar.” Isaías 55: 6-7.