O lado negativo da raiva

UM HOMEM PEDE UM SANDUÍCHE DO DRIVE-THRU DE UMA LANCHONETE. FURIOSO COM A DEMORA, ELE ENTRA NO ESTABELECIMENTO AMEAÇANDO UM FUNCIONÁRIO, EMPURRA-O CONTRA O BALÇÃO E O AGRIDE. DAÍ, AINDA CHEIO DE RAIVA, AGARRA SEU SANDUÍCHE E VAI EMBORA.

TODO MUNDO SENTE RAIVA UMA VEZ OU OUTRA. AFINAL, ELA É UM SENTIMENTO QUE FAZ PARTE DA NATUREZA HUMANA, ASSIM COMO O AMOR, A ESPERANÇA, A ANSIEDADE, A TRISTEZA E O MEDO. QUANDO CONTROLADA, A RAIVA PODE SER EXPRESSA DE MANEIRA APROPRIADA E TEM SEU LADO POSITIVO. POR EXEMPLO, PODE SER VANTAJOSA QUANDO AUMENTA A DETERMINAÇÃO DE ALGUÉM PARA SUPERAR CERTOS OBSTÁCULOS OU PROBLEMAS.

COMO O CASO ACIMA MOSTROU, A RAIVA TAMBÉM TEM SEU LADO NEGATIVO. ALGUMAS PESSOAS FICAM IRADAS COM MAIS FACILIDADE, FREQUÊNCIA E INTENSIDADE QUE OUTRAS. QUANDO PROVOCADAS, CHEGAM A EXTRAVASSAR SUA RAIVA NA FORMA DE AGRESSÕES VERBAIS OU FÍSICAS. PESSOAS ASSIM SÃO CONTROLADAS PELA RAIVA, QUANDO DEVERIA OCORRER O CONTRÁRIO. ESSA RAIVA DESCONTROLADA É PERIGOSA E PODE TER UM PÉSSIMO EFEITO SOBRE O RACIOCÍNIO DA PESSOA, BEM COMO SOBRE SEUS SENTIMENTOS, COMPORTAMENTO E RELACIONAMENTOS.

PESSOAS QUE NÃO CONSEGUEM CONTROLAR A RAIVA PREJUDICAM NÃO APENAS A SI MESMAS, MAS TAMBÉM TODOS AO SEU REDOR. PARA ALGUÉM NESSA SITUAÇÃO, ATÉ MESMO COISAS PEQUENAS PODEM PROVOCAR UM ACESSO VIOLENTO, O QUE PODE RESULTAR EM CONSEQUÊNCIAS TRÁGICAS. VEJA OS EXEMPLOS A SEGUIR.

UM HOMEM QUE CAMINHADA POR UMA RUA MOVIMENTADA COM UM GRUPO DE AMIGOS FOI BALEADO NO PESCOÇO. O MOTIVO? A BOLSA DE ACADEMIA DE UM DE SEUS AMIGOS TINHA ESBARRADO DE LEVE NO HOMEM ARMADO.

UM JOVEM DE 19 ANOS ESPANCOU ATÉ A MORTE O BEBÊ DE 11 MESES DE SUA NOIVA. ELE ESTAVA JOGANDO UM VIDEOGAME VIOLENTO E FICOU FURIOSO QUANDO PERDEU O JOGO PORQUE O BEBÊ ENCOSTOU NO CONTROLE DO VIDEOGAME.

CASOS SIMILARES NO MUNDO TODO INDICAM QUE CADA VEZ MAIS PESSOAS ESTÃO SENDO DOMINADAS PELA RAIVA. POR QUE ISSO ESTÁ ACONTECENDO ?

A RAIVA FAZ PARTE DA NATUREZA HUMANA. ASSIM, HÁ OCASIÕES EM QUE EXPRESSÁ-LA DE MODO CONTROLADO PODE SER APROPRIADO.JA A RAIVA PREJUDICIAL, QUE PODE CAUSAR DANOS EMOCIONAIS, FÍSICOS E ESPIRITUAIS A NÓS MESMOS E A OUTRAS PESSOAS...........

DESPERTAI !

seravat
Enviado por seravat em 10/05/2012
Reeditado em 10/05/2012
Código do texto: T3660129