Potes de Pecado

Não sei quantas vezes você possa ter passado por uma situação de constrangimento, daquelas que deixam uma sensação horrível e fica difícil olhar nos olhos de quem presenciou seu erro e viu de perto sua falha. A vontade é de sumir ou de voltar no tempo, só assim não veria o olhar de quem sabe o que você fez ou aconteceu com você.

O que acontece é que não é possível voltar no tempo, ou tele transportar-se kilometros em um minuto. Outra coisa que tira o sono de muitos é a consciência, e saber que certos acontecimentos estão presentes, mesmo muito tempo depois.

Viver situações de desconforto ocasionadas por você mesmo, não é nada fácil, e isto tira a paz tão rara em dias como os nossos dias.

Quero te propor a uma experiência, para juntos tentarmos entender o que deveria nos deixar constrangidos. Para ver se na próxima vez nossa atitude seja diferente.

Vivemos em um mundo cheio de pecados e toda vez que alguém peca, esse alguém necessita de perdão, isto é uma verdade presente. Não pense em um mundo de pessoas pecadoras, pense que você pecou, porque o pecado mesmo feito por mais de uma pessoa é uma ação individual. Após você pecar e se arrepender acontece algo muito importante, nasce em você uma vontade de buscar o perdão e seu desejo é de não cometer mais o mesmo erro.

O perdão é tudo que você quer, tudo que você precisa para se libertar do peso da culpa. Então você procura ficar na presença de Deus e se humilha como sinal de arrependimento. Em seguida sua cabeça se inclina para o chão, não tem coragem de olhar para cima, porque você sente que Deus está olhando para você, e isto te deixa constrangido. Com a voz baixinha e envergonhado você pede perdão. Sabe o que acontece neste momento? Deus concede algo imerecido, Ele dá a você o perdão.

Quero que você visualize seu pedido de perdão de outra forma. Pense que quando você pede perdão a Deus, tenha que entregar nas mãos dEle o pote do pecado.

Deixa eu explicar o que é o pote do pecado. Imagine que os pecados sejam guardados em potes e toda vez que você pede a Deus perdão, Ele precisa que você estenda a mão e entregue a Ele o pote com o seu pecado, assim você não cometerá mais aquele pecado, porque não está mais com você.

Sempre que você clama por perdão, Deus pede a entrega de tudo a Ele, para que você possa ser fiel. Mas Deus é infinitamente amor, e por isso permite que você faça suas próprias escolhas, Ele mostra a você o melhor caminho, mas jamais tirará de você o direito de escolha, mesmo que sua decisão seja se revoltar contra Ele.

Indo mais a fundo no problema, lembre-se que falei do pote de pecado, sempre que você pede perdão, ele não fica mais em seu poder. Mostrar a Deus as mãos sujas de pecado e ter que entregar o pote cheio de pecado, causa um constrangimento muito grande. Deus com toda a compaixão pega o pote do pecado e passa ao Anjo-Despachante, que encaminha ao Office-Angel para que leve mais uma remessa com potes de pecados para o abismo. Enquanto seus potes de pecados estão sendo levados seu pedido já foi atendido, os braços de Deus estão a sua volta, e em meio a este abraço você pode novamente se sentir leve e aquecido pelo amor de um pai tão carinhoso.

Ufa! Você suspira aliviado em sentir o perdão. Saborear a paz e respirar o benefício do perdão faz com que seu ser se revigore por completo, dá uma vontade de saltar e gritar de alegria, brota uma força com energia suficiente para correr um dia inteiro. Como é bom notar as reações causadas pelo perdão.

Em meio a tanta correria vivida em dias intensos de tarefas, você acaba por se distanciar de Deus. E cada dia parece ser menor que fica difícil ter encontros com Deus. O tempo vai como um relâmpago, e logo o tempo se fecha, e fica tudo turvo, não dá mais para nem lembrar do amor de Deus.

Não sei quanto tempo se passou do dia do perdão, surge as tentações quase insuportáveis, mas parece que foi ontem que o perdão foi concedido. De repente é decidido pecar novamente.

– Espera um pouco! Sua consciência pede para que você reconsidere e não escolha pecar. Mas a decisão de pecar está firme. E muitos voltam para a lama e se jogam novamente no pecado.

Já se decidiu e vai passar por um constrangimento que antes nunca passou. Você vai a Deus. –Espere um pouco! – Se vou a Deus, como poderei passar por um constrangimento? – E mais, não vou me encontrar com Deus, me decidi a pecar.

Existe um detalhe que esquecemos quando nos decidimos a pecar. Teremos que pegar novamente o pote do pecado. Outra coisa que precisa ser lembrada é a localidade do pote com os pecados, ele não está em nosso armário, já não está mais em nosso poder. Se vamos mesmo pecar precisamos do pote com os pecados.

Você consegue se imaginar chegando a Deus, olhar nos olhos dEle, e dizer: – Vim buscar meu pote com pecados. Como seria constrangedor ter que ver Deus sofrer e derramar lágrimas na sua frente, o Pai amoroso balançará lentamente a cabeça em sinal negativo e com olhos cheios de lágrimas, transbordando de amor, falará com a voz mais suave e serena que você jamais ouviu, – “Filho meu, não faças mal a você, Eu o amo tanto que um dia entreguei meu único filho para que hoje você pudesse ter acesso à vida eterna”. – Mas eu... Você pensa em dizer que tem o direito de escolher. Deus lê seu coração tão cheio de revolta e mansamente diz: – “Filho da-me seu coração, quero transformá-lo e fazer da sua vida um exemplo de vitória”.

Agora com o coração menos acelerado e a respiração mais calma, sua decisão é tomada. – Poderia eu causar tanta dor a mim mesmo, e fazer o Senhor sofrer dor maior de ver-me cair na lama novamente? – Eu escolho continuar com o perdão e viver ao seu lado Senhor.

Na próxima vez que você se decidir em pecar, ou seja, pegar o pote do pecado, lembre-se você precisará ver Deus chorar, e terá coragem para fazer o Office-Angel ir no mais profundo abismo buscar o pote com os pecados?

Na verdade quando decidimos pecar não temos que pedir permissão a Deus, isto é uma pequena ilustração, mas de uma coisa podemos ter certeza, Deus sofre muito com nossa decisão.

Não passe mais pelo constrangimento de ver sofrer o Deus do universo. Deixe no abismo todos os potes de pecado e permaneça com o perdão.

Uma observação importante a ser feita é que sempre que você decidir por entregar os potes com os pecados, sempre voltará com o perdão.