READQUIRINDO FORÇAS

ESTAMOS DIANTE DE UM TEXTO RIQUISSIMO EM DESPERTAMENTO, A PERSONAGEM É DÉBORA, O SIGNIFICADO DESSE NOME É ABELHA.

ABELHA TEM UMA CARACTERÍSTICA MARCANTE QUE É ORGANIZAÇÃO SOCIAL. VIVE EM SOCIEDADE E É IMPOSSIVEL SEU ISOLAMENTO. VIVEM EM COLONIAS, AS “COLMÉIAS” QUE TÊM CERCA DE 80.000 ABELHAS, TODAS ELAS GUIADAS POR UMA ÚNICA RAINHA QUE É A ABELHA FÊMEA COM CAPACIDADE DE REPRODUÇÃO. NÃO É POSSÍVEL MAIS DE UMA ABELHA RAINHA EM UMA COLMÉIA, E SE POR VENTURA NASCE MAIS DE UMA AO MESMO TEMPO, ELAS LUTAM ENTRE SI ATÉ QUE UMA MORRA. A UNIDADE É O ELEMENTO QUE AS ESCRITURAS MAIS RESSALTAM NAS ABELHAS (DT 1:44, SL 118:12).

ESSA UNIDADE DE COLMÉIA NOS ENSINA MUITO NO MUNDO ESPIRITUAL. DÉBORA, A ABELHA QUE DEUS LEVANTOU EM ISRAEL, FEZ O POVO ENTENDER QUE DEVERIA SERVIR ÚNICA E VERDADEIRAMENTE AO SENHOR.

ALÉM DA UNIDADE A ABELHA NOS ENSINA SOBRE TER DISPOSIÇÃO PARA O TRABALHO, PROTEÇÃO DA COLMÉIA E DEFESA DAS ABELHAS.

ABELHA PRODUZ MEL E VIVE SOB O COMANDO DE UMA RAINHA.

DÉBORA ERA UMA VERDADEIRA “ABELHA RAINHA”.

DUAS MULHERES COM O NOME DE DÉBORA (ABELHA) APARECEM NA BÍBLIA.

DÉBORA AMA DE REBECA (GN 35:8)

DÉBORA JUÍZA (JUÍZES 4 E 5)

O LIVRO DE JUÍZES PROVAVELMENTE FOI ESCRITO PELO PROFETA SAMUEL.

RETRATA O PERÍODO DE 1200 A 1020 a.C

ERA UM TEMPO DE DEMOCRACIA TRIBAL, CHEIO DE DIFICULDADES E AS TRIBOS ERAM GOVERNADAS POR JUÍZES.

NOS DIAS DE DÉBORA OS ISRAELITAS SOFRIAM A 20 ANOS DE UMA FORTE OPRESSÃO NAS MÃOS DE JABIM, REI DE CANAÃ.

COM O ARREPENDIMENTO E PEDIDO DE PERDÃO A DEUS, SURGIAM LÍDERES ENVIADOS POR DEUS PARA RESGATAR O POVO DE ISRAEL .

O PRIMEIRO JUIZ FOI OTONIEL. OS QUE MAIS SE DESTACARAM FORAM DÉBORA, GIDEÃO, JEFLÉ E SANSÃO.

DÉBORA APRESENTAVA CARACTERÍSTICAS MARCANTES E AO MESMO TEMPO COMUM; MÃE DE FAMÍLIA, ESPOSA DE LAPIDOTE. GOSTARIA DE ENALTECER ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DE LAPIDOTE UM MARIDO DE EXCELÊNCIA, UM SACERDOTE DO LAR.

FOI UM HOMEM DE VISÃO, QUEBROU PARADIGMAS DENTRO DE UMA SOCIEDADE QUE NÃO VALORIZAVA A MULHER E ELE NÃO CRIOU OBJEÇÕES.

UM HOMEM QUE PROJETOU SUA MULHER, DEIXANDO LIVRE PARA CUMPRIR A MISSÃO QUE DEUS HAVIA LHE CONFIADO.

UM HOMEM AUTOCONFIANTE, AO QUE PARECE ELE NÃO SE SENTIA INFERIORIZADO EM RELAÇÃO AO PAPEL RELEVANTE DE SUA ESPOSA, MULHER FIRME E DETERMINADA.

UM HOMEM CURADO. SOMENTE UM HOMEM CURADO PODERIA DEIXAR NAQUELA ÉPOCA SUA MULHER SER LÍDER COM TANTA LIBERDADE.

SIGNIFICADO DO NOME LAPIDOTE:

1º CORDA DE CAMELOS OU CORDA DE NAVIOS: É A SUSTENTAÇÃO DE UM GRANDE NAVIO PARA SEGURAR A ÂNCORA. NAVIO NA BÍBLIA REPRESENTA MINISTÉRIO

2º TOCHA ACESA: TOCHA É SINAL DE AVIVAMENTO.

LAPIDOTE É AQUELE QUE FACILITA CAMINHOS PARA A ESPOSA GALGAR CONQUISTAS MAIORES. MERECE HONRA.

LAPIDOTE ERA A CORDA VIVA QUE SUSTENTAVA O MINISTERIO DE DÉBORA.

A ESPOSA SÁBIA DEIXA A CASA ORGANIZADA, DÁ ORDEM AOS EMPREGADOS, VERIFICA SE ESTÁ TUDO EM ORDEM COM OS FILHOS, COMIDA PRONTA ANTES DE SAIR PARA O TRABALHO PARA DAR SEGURANÇA AO MARIDO. LAPIDOTE ERA UM MARIDO APOIADOR, MAS COM CERTEZA TINHA UMA ESPOSA QUE SE PREOCUPAVA COM O BEM ESTAR DA FAMÍLIA.

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DE DÉBORA:

1) PROFETIZA: ALGUÉM QUE ERA PORTA VOZ DE DEUS EM MEIO A UM POVO PECADOR E IDÓLATRA. DEMONSTROU FIRMEZA DE CARÁTER POR NÃO SE CORROMPER COM O POVO ESPIRITUALMENTE FRACO.

2) TEMENTE A DEUS: NÃO TINHA SEGREDO ENTRE DÉBORA E DEUS. TINHA UMA CUMPLICIDADE, UMA AMIZADE COM O PAI.

3) LÍDER MILITAR: ELA NÃO SE INTIMIDOU POR SER MULHER E GANHOU O RESPEITO DOS LÍDERES DE ISRAEL.

4) ESTRATEGISTA: TRAÇOU ESTRATÉGIAS DE BATALHA E CONQUISTOU MUITAS VITÓRIAS PARA ISRAEL NA ÉPOCA DOS JUIZES. FOI A LIBERTADORA DO POVO HEBREU EM TEMPOS DE GUERRA CONTRA OS CANANEUS (CANAÃ) GARANTINDO QUARENTA ANOS DE PAZ PARA ISRAEL. ELA COMBINAVA AUTORIDADE DE UMA JUIZA COM DOM PROFÉTICO.

5) CONSELHEIRA: FICOU CONHECIDA COMO “MÃE” DO POVO DE ISRAEL.

6) JUIZA: FOI ELEITA PELO POVO DE ISRAEL PARA SER JUIZA, JULGAVA AS CAUSAS DO POVO. SEU TRIBUNAL FICAVA EMBAIXO DE UMA PALMEIRA, ENTRE RAMA E BETEL NO TERRITÓRIO DE EFRAIM.

7) POETISA: ESCREVEU UM CÂNTICO INSPIRADO PELO ESPÍRITO SANTO ONDE LOUVA A DEUS PELA VITÓRIA.

DÉBORA SAÍA DE CASA E IA TRABALHAR EM BAIXO DE UMA PALMEIRA, JULGAVA E ACONSELHAVA AS QUESTÕES DO POVO DE ISRAEL, CONQUISTANDO RESPEITO E ADMIRAÇÃO DE TODOS.

ERA MULHER CORAJOSA, OUSADA, GUERREIRA, À FRENTE DE SEU TEMPO. CULTURALMENTE DESAFIAVA AS MULHERES DA SUA ÉPOCA. ESPIRITUALMENTE TINHA UMA FÉ AVIVADA.

NA ADVERSIDADE NÃO TEMEU O INIMIGO E ENFRENTOU CONFIANDO QUE DEUS ESTAVA NO CONTROLE DE TUDO. OUVIU A VOZ DE DEUS, OBEDECEU, CONFIOU E SEGUIU EM FRENTE.

FEZ EXATAMENTE COMO FOI INSTRUÍDA POR DEUS, CHAMOU BARAC PARA SER COMANDANTE DE UM EXÉRCITO QUE LUTARIAM CONTRA O INIMIGO, DISSE QUE ELE REUNISSE DEZ MIL HOMENS E QUE VENCERIAM O EXERCITO DO REI JABIM COMANDADO POR SÍSERA. BARAC DISSE QUE SÓ IRIA SE DÉBORA FOSSE COM ELE, ELA FALOU ENTAO QUE A HONRA DA VITÓRIA SERIA DE UMA MULHER. DÉBORA SABIA QUE DEUS LIVRARIA SEU POVO DAS MAOS DOS CANANEUS PORQUE SE ARREPENDERAM DOS SEUS PECADOS, DA IDOLATRIA, ADORAÇÃO A OUTROS DEUSES, E POR TER SE DESVIADO DOS MANDAMENTOS DADO A MOISÉS.

NÃO TEVE HOMEM EM ISRAEL COM CORAGEM PARA TOMAR DECISÕES E LIDERAR UM EXÉRCITO COMO DÉBORA ENFRENTANDO O INIMIGO COM CARROS DE FERRO.

ORIGINARIAMENTE: O HOMEM FOI POSTO COMO CABEÇA DA MULHER (I CO 11:3) MAS SE NINGUÉM SE PUSER NA BRECHA (EZ 22:30) DEUS LEVANTARÁ MULHERES, POIS A SUA OBRA TEM DE SER REALIZADA.

DÉBORA CONSEGUIU ALGO INÉDITO, NUMA SOCIEDADE MACHISTA.

BARAC ERA O COMANDANTE, MAS POR TRAZ DE SEU COMANDO TINHA UMA MULHER.

A AUTORIDADE DE DÉBORA ERA CONFIADA NO SENHOR.

DEUS TEM COMPROMISSO COM SEU POVO E COM A SUA PALAVRA. DEUS NÃO ABANDONA NINGUÉM QUE SE ARREPENDE, CLAMA POR AJUDA E PEDE ESTRATÉGIA PARA VENCER.

AQUILO QUE DEUS PROMETEU A DÉBORA ELE CUMPRIU.

O EXÉRCITO INIMIGO SE CONFUNDIU, MATARAM-SE UNS AOS OUTROS.

SÍSERA FUGIU A PÉ SE ESCONDEU NUMA TENDA ONDE FOI RECEBIDO POR JAEL QUE LHE SERVIU LEITE NA TAÇA E DEPOIS O MATOU COM UMA MARRETA NA TESTA ENQUANTO DORMIA NA REDE.

DÉBORA E JAEL FORAM AS GRANDES VITORIOSAS NESSA GUERRA.

DÉBORA FOI DUPLAMENTE HONRADA POR SUA AÇÃO DE OUSADIA.

DUPLA HONRA É O QUE DEUS TEM PARA MULHERES DE UMA FÉ OUSADA.

APÓS UMA BATALHA, O DESCANDO MERECIDO. ISRAEL VIVEU UM TEMPO DE TRANQUILIDADE. POR QUARENTA ANOS HOUVE PAZ EM ISRAEL.

DÉBORA NOS ENSINA QUE DEVEMOS DESPERTAR DO SONO DA INDOLÊNCIA E DO CONFORMISMO.

“DESPERTA, DESPERTA, DÉBORA, DESPERTA, DESPERTA, ENTOA UM CÃNTICO, LEVANTA-TE BARAC, E LEVA PRESOS OS TEUS CATIVOS, TU, FILHO DE ABINOÃO” (JZ 5:12)

PRECISAMOS SAIR DO ESTADO DE INÉRCIA, APATIA, INDIFERENÇA, INATIVIDADE, MEDO PARA COMEÇARMOS A AGIR. O DESPERTAR NA BÍBLIA TEM O SENTIDO DE READQUIRIR FORÇA.

DESPERTAR É AGIR NA FORÇA DO SENHOR.

SER CORAJOSO É MANTER-SE FIRME AOS PÉS DO SENHOR. JAMAIS DEVEMOS LUTAR SEM A DEVIDA DIREÇÃO DE DEUS. NAS NOSSAS LUTAS DO DIA A DIA SÓ PODEMOS ATACAR SE O SENHOR MANDAR. RESISTIR AO DIABO PARA QUE ELE FUJA DE NÓS EXIGE, ANTES, QUE NOS SUJEITEMOS A DEUS, QUE SIGAMOS A SUA ORIENTAÇÃO (TG 4:7). JESUS QUANDO ENFRENTOU O DIABO, FOI PORQUE ESTAVA CONDUZIDO PELO ESPÍRITO SANTO.

A VITÓRIA DE BARAC ESTAVA VINCULADA À OBEDIENCIA COM RELAÇÃO AO MOMENTO E AO LOCAL INDICADOS PELO SENHOR PARA A BATALHA. BARAC SOMENTE DESCEU AO MONTE TABOR COM SEUS HOMENS QUANDO DÉBORA LHE DISSE QUE ERA AQUELE O DIA EM QUE O SENHOR HAVIA DETERMINADO A VITÓRIA SOBRE O INIMIGO. (JZ 4:14).

BARAC FOI UM HOMEM CORAJOSO E OBEDIENTE ACREDITOU EM DÉBORA, CONFIOU QUE AQUELA MULHER ESTAVA SENDO GUIADA POR DEUS, ENQUANTO MUITOS NÃO ACREDITARAM. OUTROS LÍDERES DE TRIBOS FICARAM EM DÚVIDA DISCUTINDO SE IAM JUNTO NA BATALHA OU NÃO, PERDERAM TEMPO E NÃO FORAM.

HOJE É A MESMA COISA, MUITOS LÍDERES ESTAO OBSERVANDO OUTROS LÍDERES MAS NÃO ACOMPANHAM A VISÃO. NÃO CREEM O SUFICIENTE. SÃO FRACOS, TÍMIDOS, INDECISOS. E AINDA OUTROS QUE PREFEREM MANTER-SE SOB O DOMÍNIO DO MAL E DO PECADO A SE DISPOR VOLUNTARIAMENTE A LUTAR CONTRA O INIMIGO. JESUS REPREENDEU ESSE TIPO DE GENTE, PORQUE NÃO TEM FÉ (MC 4:40) E SEM FÉ, É IMPOSSIVEL AGRADAR A DEUS (HB 11:6) E OS TÍMIDOS FICARÃO DO LADO DE FORA DA CIDADE CELESTIAL (AP 21:8).

O SENHOR NOS ENSINA A ORAR EM MT 6 E PEDE QUE A VONTADE DELE SEJA FEITA NA TERRA E NO CÉU.

PRECISAMOS DE UM TEMPO A SÓS COM DEUS, DE CONHECIMENTO, TROCA DE SEGREDOS. ISSO SÓ É POSSIVEL COM ORAÇÃO, JEJUM E MEDITAÇÃO DA SUA PALAVRA.

DÉBORA TINHA ESSA RELAÇÃO PESSOAL COM DEUS.

O MESMO DEUS DE DÉBORA É O MEU DEUS E O SEU DEUS.

QUE O EXEMPLO DE DÉBORA SEJA SEGUIDO POR MIM E POR VOCÊ.

COMO DÉBORA SOMOS ESPOSA, MÃE, PROFISSIONAL, TEMENTE A DEUS, LÍDER.

COMO LÍDER TEMOS FILHOS GERADO POR NÓS E FILHOS ESPIRITUAIS.

COMO LÍDER SOMOS INTERCESSORAS DE ORAÇÃO.

NOSSOS FILHOS PRECISAM DE NÓS PORQUE MÃES DE JOELHOS – FILHOS DE PÉ.

“LEVANTAI-VOS E ANDAI PORQUE NÃO SERÁ AQUI O VOSSO DESCANSO, POR CAUSA DA CORRUPÇÃO QUE DESTRÓI” (MIQUÉIAS 2:10).

NÃO É HORA DE DESCANSAR, AINDA NÁO É A HORA. TEMOS QUE LUTAR, INTERCEDER, REAGIR. AQUI NÃO É A NOSSA CASA. ENQUANTO ESTIVERMOS AQUI É PARA SERMOS COMO ABELHA RAINHA SERVINDO A UM SÓ SENHOR, BUSCANDO SANTIDADE, AVIVAMENTO, RETORNO A UMA FÉ NO DEUS VERDADEIRO, TRABALHANDO PARA O CRESCIMENTO E UNIDADE DO REINO, ORANDO E INTERCEDENDO PELOS NOSSOS FILHOS PARA QUE DEUS REVERTA SITUAÇÕES MALIGNAS E MUDE OS ACONTECIMENTOS DE MALDIÇÃO PARA BÊNÇÃO. NÃO HÁ SITUAÇÃO RUIM QUE NÃO POSSA SER REVERTIDA. DEUS DÁ LIVRAMENTO DE MORTE, DE VÍCIOS, DE ACIDENTE, DE ENFERMIDADE, DE ROUBO, VIOLENCIA, MISERIA, DESEMPREGO. DEPENDE DE NÓS.

QUE DEUS NOS DÊ RENOVO, OUSADIA, VISÃO, ESTRATÉGIA, VITÓRIA. QUE NOSSAS FORÇAS SEJAM RESTAURADAS, REANIMADAS, REJUVENESCIDAS.

Deboraperes
Enviado por Deboraperes em 13/06/2012
Reeditado em 20/01/2015
Código do texto: T3721897
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.