VERDADEIROS DESEJOS DE CRISTO

É certo que Jesus não alimentou nenhum desejo carnal ao ponto de produzir sonhos eróticos, pois Seus interesses orbitavam muito mais em torno da filosofia de Deus e as práticas espirituais (as coisas do Pai, como Ele dizia), produtoras de equilíbrio e continuidade, do que na esfera pessoal, relacionada com a satisfação imediata e passageira. É certo que jamais cogitou qualquer coisa desse tipo, assim como conseguiu vencer o egoísmo e auto piedade nas tentações que o assediaram no deserto logo após o batismo, voltadas justamente para as fraquezas humanas e necessidades pessoais da pessoa humana. Do contrário, não seria digno para morrer em nosso lugar, como preço por nossos pecados, e não teria se tornado tão importante quanto é hoje.

A razão de Cristo ter-se feito carne como nós e sujeitar-se às nossas fraquezas é justamente expor-se e vencer às sensações e interesses pessoais e passageiros, dando prova de que os interesses humanos podem ser mais elevados, que seres humanos podem viver buscando a harmonia e continuidade. Provando isto pela prática, Ele teria, não só dignidade, que ao obedecer Ele adquiria, mas também capacidade para morrer em nosso lugar pagando por nossa transgressão. Se pensasse somente em si, como pensamos, vivendo a vida egoísta imediata, como vivemos, jamais se sujeitaria a morrer no lugar uma pessoa boa, quanto menos em substituição a pessoas maldosas e ingratas, como nós.

Sem mostrar a capacidade humana de obedecer em bem da harmonia e equilíbrio, Deus jamais poderia produzir um Universo coerente, imune a degeneração, declínio e abismo, povoado de seres inteligentes com pensamentos autônomos, pois para tal é preciso que cada um dos os seres inteligentes criados normatizem sua liberdade e bem-estar individuais pelos princípios da Lei de Deus, para uns não obstruírem os direitos ao bem-estar e satisfação dos outros.

Wilson Amaral

Wilson do Amaral
Enviado por Wilson do Amaral em 07/02/2007
Reeditado em 15/02/2007
Código do texto: T373036