O TEMOR DO SENHOR É O PRINCÍPIO DA SABEDORIA

Muitas pessoas imaginam que, após se converterem, sua vida se tornará um mar de rosas, sem problemas e lutas. Muitas vezes, até se decepcionam quando, após a conversão e batismo, começam a enfrentar dificuldades. Isso porque ignoramos que Deus não nos promete nada disso, senão seria um deus de mentira.

Deus não é homem para mentir, nem filho do homem para que se arrependa, Ele se mantém imutável, de eternidade a eternidade, por isso, a sua misericórdia dura para sempre, e é fiel a nós, se a Ele dermos provas de nossa fidelidade, amor e temor.

Mostramos a Deus nossa fidelidade, quando obedecemos aos seus mandamentos e estatutos, pois, para Deus a obediência do homem vale mais do que qualquer tipo de sacrifício, pois Deus não se satisfaz com esse oferecimento vazio, sem sentido; ao passo que o filho que O ama e O coloca acima de todos os interesses pessoais, agrada-lhe sobremaneira.

Demonstramos amor a Deus, verdadeiramente, quando também amamos e respeitamos nosso próximo, quando abandonamos o egoísmo e levamos uma vida a serviço do outro, sem buscarmos reconhecimento e recompensa. Jesus, na sua passagem pela terra, deu exemplo desse amor desinteressado, sem segundas intenções. Amou o mundo e se entregou, não para beneficiar pessoas “justas”, mas pecadores de todas as espécies e continua nos justificando pela sua morte de cruz. A reverência e santo temor explicam exatamente o que temer a Deus significa para os crentes. Esse é o fator que deve nos estimular a nos entregar totalmente ao Criador do Universo. Provérbios 1-7 declara que “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria...” Temer a Deus significa reconhecer a sua onipotência e sua supremacia em face de nossa pequenez. Nada somos sem Ele e nada podemos sem que sua força nos sustente. Hebreus 12:28-29 descreve muito bem: "Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor; porque o nosso Deus é fogo consumidor.”

O que Deus verdadeiramente nos diz em João 16:33 é que, “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”, e a promessa real é que Cristo nos dá o suporte para que atravessemos os vales da sombra, sem temer mal algum, bem como a cura interior de nosso coração. Mesmo que venham tempestades, elas serão vencidas; mesmo que haja choro, a alegria brotará pela manhã.

O salmo 46:1, nos diz que “Deus é o nosso refúgio e a nossa força, socorro bem presente em tempos de aflição”. Não há nada que se iguale a essa certeza, pois, se cremos, confiamos e entregamos nossa vida a Jesus, temos como nos refugiar nos braços do Pai, como um filho escolhido, querido pelo seu amável coração. Aquele que busca ao Senhor, que vai até Jesus, levando seu coração quebrantado e sofrido, Ele o acolhe, pois jamais lançará fora os que nEle confiam e nEle descansam.