UMA LIÇÃO SOBRE A PAZ

Conta-se que uma professora pediu a seus alunos que fizessem uma redação, cujo tema fosse Paz. Seriam selecionadas as três melhores, as quais receberiam, além da nota, uma menção especial. Falou umas rápidas palavras sobre as guerras e suas consequências, e de outras circunstâncias que impedem a tranquilidade das pessoas. Pediu, ainda, que ilustrassem sua redação e que o desenho deveria estar em sintonia com o texto apresentado, senão, seria desclassificada.

Recolheu os trabalhos e, analisando cada uma, selecionou as três melhores, julgando ter sido imparcial nas escolhas, pois, realmente, as escolhidas pareciam ter retratado o tema da melhor maneira possível.

A que recebeu o terceiro lugar, desenhou um horizonte lindo, o sol se escondendo e um mar de ondas avermelhadas, demonstrando certa tranquilidade, combinando com um texto que falava de beleza e calmaria. A que recebeu o segundo lugar desenhou um lago azul, em calma, patinhos que nadavam no silêncio da tarde, também de acordo com sua exposição. O primeiro lugar muito impressionou a professora, pois desenhou uma cascata, com águas abundantes e em movimento, nada demonstrando paz. Do centro da queda, saia um galho seco, em forquilha, que abrigava na extremidade um ninho, onde três filhotes de passarinhos eram alimentados pela mãe que ignorava o perigo, devido que a proximidade da água trazia, apenas cumprindo sua missão.

A explicação da aluna para seu desenho vai de encontro ao que o crente, cristão, conhece sobre a paz que Jesus oferece, que é a verdadeira paz, distante do conceito que o mundo conhece. Assim como aquela mãe-passarinho, em meio a tamanha exuberância de água, não se inquietou, se manteve tranquila, como se soubesse, que há um ser superior que os mantém em perfeita harmonia e segurança.

Embora o mundo não busque por Jesus, Ele anseia pela paz e tenta encontrá-la em muitas coisas que, na verdade acabam afastando o ser humana da verdadeira tranquiliadade oferecida por Jesus. O mundo anseia por paz, e só poderemos alcançar a paz em Jesus Cristo, Nele encontramos sentimentos que nos proporcionam paz, amor, misericórdia, solidariedade, felicidade... Podemos achar essa paz, quando cremos em Jesus Cristo, pois a Bíblia nos diz em João 14:27 “Deixo-vos a paz, a minha paz eu vos dou; não como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.”

Que sejamos como a mãe-pássaro que, mesmo em meio a circunstâncias aparentemente desanimadoras, perigosas, possamos confiar que o Deus Todo Poderoso cuida de seus filhos, protegendo-os, livrando-os das setas inflamadas do maligno, dando a eles forças para resistir aos apelos do inimigo, contra sua integridade espiritual.

“Os dias que me deste para viver foram todos escritos no teu livro quando ainda nenhum deles existia.” (Salmo 139.16).