O CAOS DE BARTIMEU.

TEXTOS DE BASE: Mc. 10:46-52; Mt. 20:29-34.

TEXTO REFLEXIVO: (Is. 60:1), “Levanta-te, resplandece, porque já vem a tua luz, e a gloria do Senhor vai nascendo sobre ti”.

1. INTRODUÇÃO AO EVANGELHO:

1.1. DEFINIÇÃO ETIMOLOGICA DO TERMO: EVANGELHO

Segundo Aurélio (2001, p. 301), “Evangelho é doutrina de Cristo, coisa tida por verdade; norma; regra”. A palavra evangelho é a transliteração do termo grego “EUANGELION”, que significa BOA NOTICIA (FONSATTI, 2004, p. 7). O prefixo grego “EU” indica algo bom. Exemplo a palavra “EUTANASIA” significa BOA MORTE. E a palavra “ANGELION” significa MENSAGEIRO. Portanto o sentido definido da palavra “EUANGELION” significa “BOA MENSAGEM” ou “BOA NOTICIA”.

1.1.1. Utilidade do termo Evangelho no mundo antigo:

No mundo grego “EUANGELION” tinha seu uso no tocante à recompensa (gorjeta) dada a um mensageiro trazedor de uma boa noticia. Nos tempos de Jesus era utilizada para manifestar noticias referentes ao Imperador, tais como: a noticia do seu nascimento, casamento ou coroação... Ate mesmo suas conquistas militares, isto é uma BOA NOTICIA ou BOA NOVA.

1.1.2. Evidencia Bíblica da palavra Evangelho:

No Novo Testamento, aproximadamente no evangelho de Mateus, esta palavra “EVANGELHO” foi aplicada ao anuncio feito por Jesus. OBSERVE: (Mt. 24:14), “E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo...”

1.1.3. Evidencia histórica da palavra Evangelho:

Segundo Fonsatti (2004, p. 8), “no século II, a palavra EVANGELHO começou a ser aplicada aos livros que continham a mensagem de Jesus pregada pelos apóstolos”. “São Justino falecido no ano 165 d. C., quem fez uso pela primeira vez, a palavra evangelhos no plural indicando as MENSAGENS EM MEMORIA DOS APOSTOLOS”.

1.1.4. A unicidade do Evangelho:

Sobre a unicidade desta boa noticia o escritor Orígenes falecido no ano 253 d. C., acrescenta: “embora escrito por quatro, o evangelho é único” (FONSATTI, 2004, p. 8).

2. A QUESTÃO SINÓTICA

Os três evangelhos, Mateus, Marcos e Lucas são identificados e denominados EVANGELHOS SINOTICOS, pela extrema semelhança entre ambos.

2.1. DEFINIÇÃO ETIMOLOGICA DO TERMO: SINÓTICO

O termo sinótico é uma palavra de origem grega, segundo Fonsatti (2004, p. 13), “Syn-otico que significa visão de conjunto”. Neste aspec o termo sinótico tem sua aplicação nos evangelhos por apresentar semelhanças entre eles.

3. AUTORIA DO EVANGELHO SEGUNDO MARCOS:

Com base nos relatos históricos eclesiásticos, os pais da Igreja atribuíram coerentemente esse evangelho a Marcos, como seu autor.

4. DATA, LOCAL E DESTINO DA ESCRITA:

Segundo os dados da tradição, Marcos teria escrito seu evangelho na Itália, mais precisamente em Roma. (FONSATTI, 2004, p. 24). A composição deste evangelho pela maioria dos autores é após a morte de Pedro no ano 64 d. C., segundo Fonsatti (2004, p. 26), “a data mais provável seria no ano de 67 ou 68 d. C.).

5. A MENSAGEM CENTRAL DO EVANGELHO DE SEGUNDO MARCOS:

O objetivo de Marcos é criptológico, e já no inicio do seu livro ele faz a declaração precisa dizendo: “Inicio do evangelho de Jesus Cristo, filho de Deus” (Mc. 1:1). A identificação do filho de Deus neste evangelho é assunto prioritário pelo evangelista.

6. DEFINIÇÃO ETIMOLOGICA DO TERMO: CAOS

Segundo Aurélio (2001, p. 128), “Caos é vazio obscuro e ilimitado, confusão ou desordem, comportamento imprevisível”.

7. IDENTIFICAÇÃO DE BARTIMEU:

As escrituras, precisamente os evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas... Identificam o “CEGO DE JERICO” com o nome de BARTIMEU.

7.1. DEFINIÇÃO DO NOME BARTIMEU:

BARTIMEU é uma conjunção do sufixo “BAR” que indica “FILHO DE” e “TIMEU” que era de fato o nome do pai. Portanto a narrativa dos evangelhos o identifica pelo nome de expressão “FILHO DE TIMEU” como de fato era conhecido.

7.2. A IDENTIFICAÇÃO DO ESTADO CAOTICO DE BARTIMEU:

7.2.1. Era cego (Mc. 10:46), “... bartimeu, cego...” – Bartimeu sofria da “CEGUEIRA”, ele era privado de vista.

7.2.2. Era mendigo (Mc. 10:46), “... bartimeu... mendigo...” – Bartimeu vivia de pedir esmolas para sobreviver, era medigante um pedinte.

7.2.3. Estava assentado (Mc. 10:46), “bartimeu... estava assentado a beira do caminho”. – Bartimeu, estava assentado, quem esta assentado tem fixação ou estabelecimento de residência em determinado lugar.

7.3. AS TRES CASAS DE BARTIMEU E SUAS LIÇÕES:

7.3.1. A CASA FÍSICA DE BARTIMEU:

ASPECTO NEGATIVO: Morava no relento: Bartimeu ficava a maior parte do tempo na beira do caminho e por certo a noite deitava-se em qualquer lugar.

ASPECTO NEGATIVO: Na casa de Bartimeu não havia família: Bartimeu embora fosse chamado por filho de Timeu, o seu pai por certo havia morrido e ele era um órfão sem pai e irmãos.

ASPECTO POSSITIVO: Bartimeu passou a residir com Jesus: Onde Jesus foi Bartimeu o seguio em uma nova mudança de vida.

7.3.2. A CASA ABSTRATA DE BARTIMEU:

ASPECTO NEGATIVO: Morava na escuridão: Bartimeu era cego.

ASPECTO POSSITIVO: Saiu da escuridão e passou a morar na luz: Bartimeu viu a luz do filho de Deus e foi curado e salvo da sua cegueira física e espiritual.

7.3.3. A CASA ESPIRITUAL DE BARTIMEU:

ASPECTO NEGATIVO: Morava dentro das impossibilidades: Bartimeu vivia rodeado de dificuldades.

ASPECTO POSSITIVO: Foi morar nas possibilidades com Cristo: Bartimeu rompeu com fé e viu as impossibilidades destruídas em nome de Jesus.

ASPECTO NEGATIVO: Seus familiares eram as CRITICAS, CALE A BOCA, SAI FORA CEGO, VOCÊ NÃO PRESTA, VOCÊ NÃO MORRE NUNCA, VOCÊ É UM PEDINTE ENJUADO.

ASPECTO POSSITIVO: Seus familiares agora eram: CRISTO, OS DISCIPULOS, OS IRMÃOS, A IGREJA DE DEUS.

7.4. A QUEDA DA CAPA DE BARTIMEU:

7.4.1. CAIU A CAPA DA ESCURIDÃO: Quando o cego viu a luz caiu à capa da escuridão, Jesus destrói a capa da escuridão do pecado com a luz do evangelho.

7.4.2. CAIU A CAPA DO PRECONCEITO: Bartimeu, agora não era mais o famoso “cego de Jericó”, agora ele tem um novo “nome”, uma nova identidade.

7.4.3. CAIU A CAPA DA MISERIA: Bartimeu, agora não era mais o “mendigo cego”, que ficava a beira do caminho... Agora ele é um cara bem sucedido, ele tem a função de “MINISTRO DO EVANGELHO”.

7.4.4. CAIU A CAPA DO COMODISMO: Bartimeu, agora já não era mais um “acomodado”, agora ele da um salto, deixa o comodismo e vai ter com Jesus.

7.5. A ORAÇÃO DE BARTIMEU, A ORAÇÃO QUE CRISTO AGRADA:

7.5.1. ORAÇÃO PERSISTENTE E OBJETIVA: Bertimeu clamou e não desistiu de pedir a Deus o seu milagre. (Mc. 10:48), “Filho de Davi, tem misericórdia de mim”.

• Oração persistente gera conquistas impossíveis: Bartimeu gritava! Gritava! Gritava! E Jesus respondeu lhe dando a cura, a luz que o conduziu a salvação. (Mc. 10:52), “... Vai a tua fé te salvou, e imediatamente tornou a ver...”.

CONCLUSÃO:

A cura de Bartimeu foi o maior milagre conhecido naquela região de Jericó, algo que o império romano depois trouxe gravíssimos problemas a Jesus. Tudo pelo fato de te-lo curado a Bartimeu, este milagre aumentou a fama de Jesus por todas as regiões e o governo romano não gostou de tal resultado. Esta oposição sempre vai existir... Pois sempre quando realizamos coisas grandes em nome de Jesus, somos vitimas de toda sorte de perseguição. Devemos continuar a resgatar da miséria do pecado, novos Bartimeus, e trazê-los ao reino de luz, ao pleno conhecimento da verdade.

REFERÊNCIAS:

BÍBLIA DE ESTUDO PLENITUDE. Barueri (SP): Sociedade Bíblica do Brasil, 2001.

BÍBLIA DE REFERENCIA THOMPSON. São Paulo (SP): Editora Vida, 1999, 11ª Ed.

BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL. Barueri (SP): Sociedade Bíblica do Brasil, 1997, 4ª.

BÍBLIA DE JERUSALÉM - Nova Edição, São Paulo (SP): Revista e Ampliada. Paulus Editora, 2002.

FILHO, Tácito da Gama, Antigo Testamento: Formação e Mensagem, Goiânia (GO): Editora e Gráfica Kerigma, 2002.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda, minidicionário Aurélio do Século XXI. Escolar: O minidicionário da língua portuguesa, Rio de Janeiro (RJ): Nova fronteira, 2001.

FONSATTI, José Carlos. Introdução a Bíblia/ Cadernos Temáticos para Evangelização. 3ª Ed. Petrópolis (RJ): Editora Vozes ltda., 2003.

Joás Araújo Silva Escritor Profissional
Enviado por Joás Araújo Silva Escritor Profissional em 09/08/2012
Código do texto: T3822563
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.