Diante dos inúmeros questionamentos que observei na postagem de "Alma Inquieta" e, por  entender que, outros podem ansiar, por resolver as mesmas dúvidas, resolvi repassar o pouco do  conhecimento que adquiri na minha vida eclesiástica. Que este texto seja esclarecedor.

Comentário de Alma Inquieta em 30 agosto 2012 às 11:28

Alma- Muitas religiões cristãs ensinam que Deus é uma Trindade. No entanto, veja o que a Encyclopædia Britannica diz: “Nem a palavra Trindade, nem a doutrina explícita ocorrem no Novo Testamento . . . A doutrina desenvolveu-se gradualmente com o decorrer dos séculos, enfrentando muitas controvérsias.” Na verdade, a Bíblia nunca fala de Deus como pertencendo a uma Trindade. Veja os seguintes textos bíblicos:

“Jeová, nosso Deus, é um só Jeová.” — Deuteronômio 6:4.

“Tu, cujo nome é Jeová, somente tu és o Altíssimo sobre toda a terra.” — Salmo 83:18.

R- Quando a Palavra de Deus diz: “Tu, cujo nome é Jeová, somente tu és o Altíssimo”, de forma alguma está negando a autoridade e/ou existência do Filho de Deus, tampouco do Espírito Santo. Seria como se Deus Pai negasse a Si mesmo.

Alma- “E digo-vos que todo aquele que me confessar diante dos homens, também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus; mas quem me negar diante dos homens, será negado diante dos anjos de Deus. E a todo aquele que proferir uma palavra contra o Filho do homem, isso lhe será perdoado; mas ao que blasfemar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado.”(Lc 12:8-10);

Alma- “Isto significa vida eterna, que absorvam conhecimento de ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo a quem enviaste.” ( João 17:3).

R- Único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo a quem enviaste: A Palavra nos exorta  a não praticarmos a idolatria. Toda honra e glória seja dada ao Senhor. Dessa forma,à Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.
A Palavra de Deus não se contradiz.Falta-nos entendimento.(Gálatas 3:20)Ora o medianeiro não o é de um só, mas Deus é um. 

“Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: "Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá.” (Mateus 12.25)

 R- A resposta anterior vem ao encontro desta. Pai, Filho, Espírito Santo em uma só pessoa. A Trindade: três pessoas distintas, em uma só.

Alma- Por que a maioria das religiões cristãs diz que Deus é uma Trindade?

R- Porque de fato É. Entende-se por TRINDADE a unidade de três pessoas, distintas, em uma só. Ou seja: cada uma, com um propósito; dotada de sentires que lhes são peculiares.

A Bíblia diz que O Pai é Deus; o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus. Portanto,três pessoas em uma só.

HÁ EM DEUS PAI TRIALIDADE

a) Primeira pessoa: Deus Pai - o Todo-Poderoso;

b) Segunda pessoa: O VERBO: A PALAVRA DE DEUS
( Inicialmente, só a Palavra vd. A.T; no N.T a Palavra ganhou forma corpórea – JESUS – "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus ... E o Verbo se fez carne" (João 1:1, 14);

Parafraseando: No princípio era a Palavra que, estava com Deus - o VERBO,Logos - em seguida, SE fez ouvir, através do Senhor ,O VERBO ENCARNOU, ou seja, tomou forma corpórea.  

c) Terceira pessoa: O Espírito Santo - O ESPÍRITO DE DEUS. O PODER DE DEUS em ação – no V.T o Espírito de Deus sobrevinha sobre três classes de pessoas: Profetas, reis e sacerdotes, não fazia morada nelas. Esse fato se deu, após cumprida a promessa do Filho de Deus no N.T em Atos dos Apóstolos capítulo 2. A DESCIDA DO ESPÍRITO SANTO.

No início de tudo, estavam: O Pai, A Sua Palavra, e o Seu Espírito – A TRINDADE. Três em uma Única Pessoa (Gn 1:26) “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme à nossa semelhança”. Deus Pai não estava só.

O PLANO DE DEUS PAI - A Sua Palavra teria que ser proferida, ministrada, espalhada por toda a terra – Plano de Salvação. Ele – Deus Pai – precisava preparar alguém para essa obra grandiosa. Um homem separado do pecado e dedicado a obra de Deus Pai. “Um homem comum;” de carne e osso. Com sentires peculiares a qualquer outro homem, e, com limites carnais – sentindo dores, sangrando, amando, afligindo-se, chorando, clamando; nascido de mulher – santa para gerar um santo – qualidades do que foge do pecado – ; fisicamente, um homem comum; dotado de caráter irrepreensível, incorruptível; determinado a cumprir na íntegra, o plano de Deus Pai concernente à Salvação.

Por seu caráter manso, retidão e obediência, Deus Pai, o escolheu e o ungiu profeta, entre todos os profetas; dotou-LHE de autoridade e dons, dentre eles: curas divinas, revelação, sabedoria,ciência, operação de milagres, etc. Através Dele, abriu a porta para a Salvação; fez Dele O CAMINHO, para tal.

JESUS, o homem nascido de mulher, o profeta maior, cheio do Espírito Santo de Deus – teria que ser, realmente, um homem cheio do Espírito, para suportar o martírio que Lhe sobreviria e poder vencer as tentações.

FILHO DE DEUS - A tantos quantos Deus chamou para a Sua maravilhosa Salvação deu-lhes o nome de Filhos de Deus – antes, filhos dos homens.A referência FILHOS DOS HOMENS CONCERNE AO HOMEM NATURAL, ÀQUELE QUE NÃO ESTÁ NA SALVAÇÃO.

 Não  temos conhecimento de tamanha obediência e santificação. Ele – o Cristo de Deus – não fugiu diante da missão maior que LHE fora confiada: A MORTE DE CRUZ POR AMOR AOS HOMENS –

Na época, a morte de cruz era comum e destinada aos maus feitores: ladrões, assassinos, etc.

Não foi a morte de cruz que o tornou verdadeiramente Filho de Deus,tampouco o glorificou como FILHO DE DEUS, mas o seu ato doador; a causa da sua doação –  Ofereceu a SI próprio, como "O CORDEIRO DE DEUS" PURO AMOR.

 

Comentário de Alma Inquieta em 30 agosto 2012 às 11:28

Alma- Desde pequena aprendi no colégio de freiras sobre o mistério da Santíssima Trindade e o que mais me apertava o juízo era entender como Jesus orava pedindo ajuda ao pai sendo que o pai era ele mesmo.

R- Jesus foi um homem separado para uma grande obra. Um profeta. Viveu como homem – com limitações humanas. Após a Sua morte, o seu “espírito glorificado”  sentou a destra de Deus Pai, para reinar eternamente – como o Filho de Deus. Em vida, na qualidade de Filho, ele orava ao Pai, pedia-LHE ajuda, como qualquer filho de Deus, nas horas de aflições. Vd. Jesus no Getsêmani ( Mt 26:36-42)

Alma- Jesus morreu e foi ressuscitado pela força de Deus o Pai

R- Exato, Ele é o PODER.

Alma- Então, como Ele poderia se ressuscitar se as Escrituras dizem que ele morreu como humano?

R- Em verdade a morte é peculiar ao ser vivo, em se tratando do ser humano,  ressurreição é o encontro do espírito do homem com Deus alcançando a VIDA ETERNA. Jesus não “si” ressuscitou. ELE FOI RESSUSCITADO PELO PODER DE DEUS PAI. Foi atraído para Deus. Está vivo, o espírito é imortal, reinando em glória.

Alma- Deus é eterno não pode morrer.Seendo jesus Deus como ele poderia morrer?

R- Jesus morreu como homem. O que precisamos entender é que, sendo Ele cheio do Espírito Santo,tinha Deus em si. Dessa forma, sendo homem, ele era Deus.

Ana-  Pesquiso sobre muita coisa, as religiões são várias, cada qual com suas crenças e a gente tem de respeitar todas, mas podemos pesquisar quando algo não bate bem.

R- A pesquisa nos leva ao conhecimento, desde que as Fontes sejam confiáveis e verdadeiramente esclarecedoras. A Bíblia é um livro espiritual, discernido pelo Espírito Santo – o Ajudador – através do dom de Revelação da PalavraOs estudiosos entendem a letra, lhes falta Revelação. O problema não está em não bater bem, mas em não haver entendimento e conhecimento da Palavra de Deus.

Jesus, porém, lhes respondeu: Errais, não compreendendo as Escrituras nem o poder de Deus; (Mateus 22:29)

Por isto me indignei contra essa geração, e disse: Estes sempre erram em seu coração, e não chegaram a conhecer os meus caminhos(Hebreus 3:10).

A tua habitação está no meio do engano; pelo engano recusam-se a conhecer-me, diz o Senhor.  (Jeremias 9:6)

Louvo a Deus, pela abertura que este site proporciona aos assuntos religiosos. Que Deus nos abençoe e nos dote cada vez mais de entendimento e discernimento de Sua Palavra, pelo poder do Espírito de Deus.

 

TEXTO IMPFAV Bpª Rogessi de A. Mendes
Recife, 11/09/12 às 04h59min 


Licença Creative Commons
O trabalho TEXTO IMPFAV -TIRANDO DÚVIDAS TEOLÓGICAS de EstherRogessi foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.

EstherRogessi
Enviado por EstherRogessi em 11/09/2012
Reeditado em 27/02/2013
Código do texto: T3876158
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.