TEMOR DO SENHOR NÃO É MEDO

Sabemos, pela Palavra de Deus, que “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria”. Mas quando lemos “temor” não significa que devamos ter medo, mas respeito. É o mesmo que dizer “reverência” e “adoração”. Se amarmos a Deus, naturalmente, reverenciamos o seu nome e, quando na Sua presença, O adoramos com respeito e contrição. Prov.9:10.

Por falta desse temor, a vida do ímpio é abreviada, pois, os que transgridem os estatutos e as ordenanças divinas, por escolha, naturalmente não terão confiança e nem contarão com Seu amparo, pois se sentirão abandonados no momentos de perigo e nas fortes tentações e atribulações. Também é no temor do Senhor que nos aperfeiçoamos em santidade.

Detestar o mal e evitar a sua prática é uma forma de reverenciar, respeitar e temer ao Senhor, e isso é possível, quando abrimos nosso coração e mente à intervenção do Espírito Santo que nos dirige em nossas ações: todos os heróis e os santos da Bíblia demonstraram grande temor e tremor diante de Deus, por isso foram bem-sucedidos, conquistando, ao final, a salvação eterna.

Sem uma vida de separação e santidade, não podemos reivindicar de Deus as maravilhosas promessas, por isso, muitos perdem a alegria cristã, se sentem abandonados e desprotegidos do Pai, sentem que suas orações não são ouvidas, pois não conseguem perceber a presença do Senhor. Por isso devemos evitar fazer uma parceria com o mundo, buscando através dela, a inimizade com tudo que vem do alto.

Materialismo e doutrinas inventadas, fora da Palavra diminuem a importância divina para o crente e reduzem, também, de maneira proporcional sua reverência perante o Pai e, muitas vezes, isso acontece gradativamente, não tendo como refrear seus efeitos na vida desse crente:

“Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus.

II Coríntios 7.1.”.