ESCLARECIDO PELA LUZ DA GRAÇA DE CRISTO

"POIS NÓS TAMBÉM, OUTRORA, ÉRAMOS NÉSCIOS,DESOBEDIENTES,DESGARRADOS,ESCRAVOS DE TODA SORTE DE PAIXÕES E PRAZERES,VIVENDO EM MALÍCIA E INVEJA,ODIOSOS E ODIANDO-NOS UNS AOS OUTROS" (Títo, 3:3)

-----------------------------------------------------------

No versículo anterior (3:2), o apóstolo Paulo exigiu dos cristãos que tivessem, com seus concidadãos gentios, paciência indulgente e caridade prestativa. A fonte dessa tolerância e dessa mentalidade afável em relação aos pagãos, não obstante as injustiças destes, deve situar-se numa humilde conhecimento de si próprio. Os cristão não devem olvidar jamais que, não faz tanto tempo, eram iguais e seus concidadãos. Em poucas pinceladas, Paulo desenha o estado de irredenção, existente antes da conversão a CRISTO.

De forma análoga há inúmeras outras passagens de suas epístolas, partindo de sua própria experiência e do seu conhecimento de CRISTO, ele descreve a vida dos gentios daquele tempo tipificando-a numa aguda confrontação. Antes de sua conversão, os cristãos eram néscio e não tinham então a mínima noção de DEUS e das coisas divinas.

"E, POR HAVEREM DESPREZADO O CONHECIMENTO DE DEUS, O PRÓPRIO DEUS OS ENTREGOU A UMA DISPOSIÇÃO MENTAL REPROVÁVEL, PARA PRATICAREM COISAS INCONVENIENTES".

(Rm. 1:28)

Eram desobedientes, resistindo violentamente à vontade e às ordens de DEUS, de modo que, cada vez mais, se afastavam da verdade divina e se enredavam no erro. Tornaram-se escravos de seus vícios, pois " "ENTREGOU DEUS A PAIXÕES INFAMES". (Rm. 1:26).

Além disso, a vida dos mencionados cristãos era marcada pelo egoísmo mais grosseiro, expandindo-se na maldade e na inveja e caracterizando-se pelas desavenças, pelos choques e ódios cotidianos. Esclarecidos pela luz da graça de CRISTO, o apóstolo vê as trevas, profundas e terríveis, a envolverem a vida, antes de redimida por JESUS.

Os vícios que aqui aparecem(Tito 3:3), aludem àquele tipo de vida anticristã, que caracterizava o paganismo. Mas a regeneração em CRISTO, que envolve também o processo de santificação, é o poder que confere aos cristãos a vitória sobre os vícios. O capítulo 5:3-7 da Epístola de Paulo aos Efésios, mostra-nos claramente que nenhuma pessoa, vencida por qualquer vício, é realmente um cristão. Sua conversão é espúria, da boca para fora; ou então essa conversão foi destruída, se é que foi real. Nenhum indivíduo ímpio poderá jamais entrar no reino de DEUS; e é exatamente por causa dos vícios aqui alistados, além de outros que a ira de DEUS recai sobre os filhos da desobediência.

Se somos participantes dos vícios típicos dos pagãos, também seremos participantes dos julgamentos que lhes sobrevirão. Esse é o ensinamento do N.T., embora tal ensinamento não seja claramente ensinado nas igrejas que dão apoio à errônea idéia da crença fácil, isto é, que basta crer para que haja a salvação, sem mais necessidade de santificação autêntica.

Deveríamos lembrar-nos que a salvação nada será, não passando de um sonho vazio, destituído de qualquer poder, se não nos tiver libertado de nossa antiga maneira de viver . CRISTO nos salvou do pecado e não no pecado.

Não existe tal coisa como salvação ou conversão no pecado. Nenhuma pessoa tem a JESUS como seu Salvador, se também não o tem como seu Senhor. As pessoas que possuem uma atitude mental viciada e odiosa geralmente se opõem aos sentimentos de humanidade, de equidade, de serviço beneficente para com os outros. Assim sucede porque já foram vencidas pela sua própria degradação, são pessoas destruídoras, e não construtoras. O ódio é a epítome do egoísmo, e fere àquele que odeia ainda muito mais que à pessoa odiada. Porquanto é qual chaga que contamina seus sentidos espirituais, destruindo qualquer espiritualidade que porventura tivesse ainda.

Os homens depravados geralmente se odeiam mutuamente provocando como consequência natural, o ódio. Já os regenerados supostamente recebem a infusão do amor de DEUS em seus seres. (Gal. 5:22). E o amor é a principal e mais excelente de todas as virtudes. O amor elimina completamente o ódio, criando uma atmosfera de amor frternal. O amor é o princípio normativo da família de DEUS.

"AQUELE QUE TEM OS MEUS MANDAMENTOS E OS GUARDA, ESSE É O QUE ME AMA; E AQUELE QUE ME AMA SERÁ AMADO POR MEU PAI, E EU TAMBÉM O AMAREI E ME MANIFESTAREI A ELE". Jo. 14:21).

FONTES

Bíblia Sagrada

Livros

Epístola a Tito - Introdução e Comentários

Novo Testamento - Comentário e Mensagem

N.T. Interpretado.

A formação do caráter é mais do que um processo;

é um relacionamento.

The Grea test Psychologist Who Lived: Jesus and the isdom of the soul

Mark W. Baker

Wil
Enviado por Wil em 28/02/2007
Código do texto: T396573