O QUE IMPEDE AS PESSOAS DE CONHECEREM JESUS

O QUE IMPEDE AS PESSOAS DE CONHECEREM JESUS

Texto: Lucas 24.13-16

"E eis que no mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús.

E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido.

E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles.

Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem".

Introdução

O evangelista Lucas relata que à tarde do dia da ressurreição de Cristo dois de seus discípulos caminhavam ao seu lado para a aldeia de Emaús, porém “seus olhos estavam como que fechados para não o reconhecerem”. Os evangelhos relatam que em outras ocasiões algumas pessoas também tiveram dificuldades em reconhecerem Jesus.

Porque isso acontece?

1. – DESESPERO

À beira do sepulcro Madalena se desespera e chora por não ter encontrado corpo de Jesus. O desespero a impede de reconhecer a doce voz do Senhor. Ela o confunde com o jardineiro (João 20.14-15)

Muitas pessoas vivem sem esperança, e não conseguem reconhecer em Jesus a solução para as suas mágoas e dores.

O desespero tem levado muitos ao abismo

2. – MEDO

Naquela tarde os discípulos estavam reunidos, porém com as portas trancadas por medo (João 20.19-20).

O Mestre se apresentou a eles ressurreto, porem alguns duvidaram. Foi preciso mostra-los os sinais dos cravos para que todos pudessem crer.

Muitas pessoas tem medo de Jesus. Não querem compromisso com Ele. Por isso não o reconhecem com Senhor e Salvador.

3. – DESCONHECIMENTO DA PALAVRA

Os discípulos do caminho de Emaús não conheciam perfeitamente as Escrituras. Jesus os chamou de “néscios e tardos para compreenderem as Escrituras”.

Há muitos que desconhecem Jesus, por que desconhecem a Bíblia, a Palavra de Deus.

4. – DÚVIDAS

Tomé duvidou quando os seus companheiros de apostolado lhes contaram as boas novas da ressurreição. Ele precisou ver para crer (João 20.25). Jesus o ensinou que o correto é CRER PARA VER. Jesus disse a Jairo quando este ouviu que sua filha já havia morrido, portanto não deveria mais incomodar o mestre: “não temas, crer somente” (Lucas 8.50). Próximo ao túmulo de Lázaro Jesus disse a Marta, a irmã desesperançada: “se creres verás a glória de Deus” (João 11.39).

A fé não está fundamentada no que se vê e sim no que se espera (Hebreus 11.1).

CONCLUSÃO

Amigo abra seus olhos espirituais para que você possa ver e reconhecer Jesus. Deus te abençoe.