Coisas que só Deus é

“Conheçamos e prossigamos em conhecer ao senhor”. Oséias 6.3a

Gostaria de propor uma pequena dinâmica a você leitor. Essa dinâmica se divide em duas etapas simples; uma pergunta e um exercício.

Primeiro; eis a pergunta:

Quem é Deus?

É importante que você seja muito sincero ao responder essa pergunta, porque sua reposta vai lhe mostrar que visão você tem de Deus. Algumas pessoas responderão dizendo que Deus é o Senhor, outros dirão que ele é o Criador.

Depois de responder a esta pergunta você já tem uma noção melhor de como ou quem Deus é para você. Então é hora de alargar sua percepção a respeito Dele com um pequeno exercício.

Numa folha de papel escreva coisas que só Deus é; ex: Onipotente, onisciente e onipresente.

Já citei três coisas que só Deus é; agora procure ao menos mais quatro para a sua lista; se você encontrar mais do que quatro será ainda melhor porque há uma infinidade de coisas que só Deus é e quanto mais nós conseguirmos ver essas coisas, mais nossa percepção da grandeza e da grandiosidade de Deus se alargará.

Eu apliquei esta mesma dinâmica comigo mesmo e a conclusão foi a seguinte:

Deus é o único ser:

1: Eterno. Deus é o único ser que sempre existiu; abaixo Dele todos passaram a existir em algum momento.

2: Criador. Deus é o único ser capaz de criar. Ele, do nada, criou todas as coisas e todos os seres foram criados por ele, mas ninguém o criou. (Gênesis capítulo 1 e 2).

3: Soberano. Deus é o único senhor de toda a criação; todas as coisas que foram criadas reconhecem o senhorio de Deus e o obedecem; o céu, o universo, a natureza e tudo o que há neles. Mas a palavra soberano tem o sentido de “O que prevalece”; um exemplo bem simples do que estou dizendo está nas leis do nosso país; a constituição federal do Brasil é o conjunto máximo de leis de nosso país, ela é soberana, ou seja, qualquer lei quando colocada contra a constituição não terá valor, será inconstitucional e portanto ficará sem efeito. A constituição é soberana porque sempre prevalece e sempre prevalece porque é dela que emana o poder das leis que regem nossa vida.

Dessa mesma forma Deus é o único que prevalece contra tudo o que se coloca contra Ele, porque é Dele que emana todo o poder que rege toda a criação. Qualquer palavra colocada contra a palavra de Deus não terá efeito, qualquer força contrária a força de Deus não terá efeito e qualquer vontade contrária a vontade de Deus não terá efeito. Ou seja, qualquer coisa contrária a Deus não terá efeito.

4: Onipotente. Deus possui todos os poderes da criação em suas mãos.

5: Onisciente. Deus conhece todas as coisas. O que já foi revelado, o que será revelado e o que nunca será revelado.

6: Onipresente. Deus está em todos os lugares e vive fora do tempo.

7: Divino. Essa á a natureza de Deus. Ele é o único ser divino. A palavra divino tem o sentido de “O mais alto” e não há nada nem ninguém mais alto em glória, poder, majestade ou qualquer outra coisa, do que Ele; na bíblia Ele é chamado de altíssimo. Todos os seres da criação são inferiores; os anjos são celestiais, pois são seres dos céus, os homens são terrenos porque são seres da terra, mas Deus é superior à terra e até mesmo ao próprio céu porque foi Ele quem os criou. No livro dos salmos capitulo 121, versículo 2, o cantor diz que Deus fez o céu e a terra; “O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra”. Neemias vai mais longe quando diz que: “...Tu (Deus) Fizeste o céu, o céu dos céus, e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há...” Neemias 9.6.

8: Inefável. “...mas o Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis”. A palavra inefável significa: O que não se pode exprimir por palavras. A mente humana, com toda a sua capacidade, é pequena demais para alcançar a grandeza e a grandiosidade de Deus. Eis aqui um dos motivos dos gemidos inexprimíveis do Espírito em nosso favor. (Romanos 8. 26-27)

9: Santo. Deus é a fonte de toda santidade. O único ser santo o suficiente para santificar outros. No livro de Apocalipse 15.4b diz que só Deus é santo. O home se santifica à medida que se separa das coisas do mundo e se aproxima de Deus, mas a Ele não há quem santifique porque é Ele quem santifica todas as coisas.

10: Bom. Jesus disse: “...Só há um bom que é Deus...”. Mateus 19.17. O homem deixou de ser bom quando o pecado o dominou. A queda de Adão foi também a queda de toda a humanidade; naquele momento o mal entrou no homem e permanece até os dias de hoje, mas Deus é eternamente bom; ele não peca e não pode ser alcançado pelo pecado. Deus é a única fonte de toda bondade.

11: Perfeito. “Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso pai que está nos céus”.Mateus 5.48. Deus é o único ser plenamente perfeito, na verdade, Ele é a perfeição absoluta e isso é algo tão grande que nossas mentes mal podem vislumbrar. Enquanto o Homem (A humanidade) estiver no caminho da vida terrena jamais alcançará a perfeição; O máximo que cada um de nós pode fazer é procurar melhorar a cada dia, nos afastando de tudo aquilo o que é reprovado por Deus e usando a palavra Dele como padrão para nossa vida; padrão moral, ético, social e espiritual; desta forma estaremos procurando nos assemelhar a Ele.

12: Imutável. “Porque eu, o Senhor, não mudo...”. Nós, seres humanos, estamos em constante mudança de todos os tipos e metade de todas as nossas mudanças se dá pelo simples fato de que estamos constantemente buscando melhorar e nos desenvolver; queremos coisas melhores, pensamos em coisas melhores e fazemos coisas melhores para que nossa vida seja um pouco melhor. A outra metade de todas as nossas mudanças se dá por causa de nossos erros, numa espécie de movimento circular; erramos, aprendemos e mudamos; é um processo contínuo de aprimoramento. Mas Deus, que é perfeito, não necessita se aprimorar em nada, Ele é a perfeição absoluta e por isso não precisa mudar. Se o homem fosse perfeito não necessitaria mudar, pois sempre acertaria em todas as suas escolhas e faria tudo da forma correta com perfeição, mas como o homem é falho a mudança o acompanhará durante a vida toda. Já Deus é Imutável porque é Perfeito. “Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente.” Hebreus 13.8

***

Outros textos em:

http://pergaminhoseventuais.blogspot.com.br/

Luiz Cézar da Silva
Enviado por Luiz Cézar da Silva em 11/02/2013
Código do texto: T4134700
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.