Reconhecimento pontifício da Comunidade Católica «Shalom»Desde agora Associação Privada Internacional de Fiéis de Direito Pontifício

Reconhecimento pontifício da Comunidade Católica «Shalom»Desde agora Associação Privada Internacional de Fiéis de Direito Pontifício

CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 14 de março de 2007 (ZENIT.org).- Nesta terça-feira, a Comunidade Católica «Shalom», nova realidade eclesial, recebeu o reconhecimento pontifício no Vaticano.

Mais de quinhentos peregrinos, a maior parte do Brasil, chegaram a Roma para celebrar este acontecimento da Comunidade, nascida no país sul-americano há 25 anos, segundo difundiu a «Rádio Vaticano».

O decreto de aprovação dos Estatutos da Comunidade foi assinado na sede do Conselho Pontifício para os Leigos, em presença do presidente do dicastério -- o arcebispo Stanislaw Rylko -- e do cardeal brasileiro Cláudio Hummes -- novo prefeito da Congregação vaticana para o Clero.

Nascida para evangelizar os jovens, a Comunidade Católica «Shalom» se converte agora em Associação Privada Internacional de Fiéis de Direito Pontifício.

Na cerimônia da terça-feira, estiveram presentes membros e amigos da Comunidade, procedentes inclusive de Israel, Canadá ou França, assim como de várias cidades do Brasil, onde está presente em mais de cinqüenta dioceses.

Pela tarde, o programa de celebrações incluiu a Santa Missa de ação de graças na Basílica de São João de Latrão, presidida pelo cardeal Hummes. «Resposta» foi o título do musical internacional que no Teatro Orione uniu-se aos festejos.

Nesta quarta-feira, os peregrinos da Comunidade Católica «Shalom» se uniram a 40 mil fiéis na praça de São Pedro, no Vaticano, para participar da audiência geral com o Papa.

Ao término da mesma, Bento XVI dirigiu sua saudação de boas-vindas aos «amados peregrinos de língua portuguesa», «de modo particular aos grupos de portugueses e de brasileiros, inclusive a Comunidade ‘Shalom’ de Fortaleza», expressando-lhes o desejo de que avivem a consciência de ser Igreja missionária, «desejosa de contribuir para a unidade de todos os homens na verdade e no amor».

Segundo explica o Conselho Pontifício para os Leigos em seu «Repertório» de Associações Internacionais de Fiéis, a Comunidade Católica «Shalom» nasceu por iniciativa de jovens universitários que, sob a orientação de Moysés Louro de Azevedo Filho e o apoio do arcebispo de Fortaleza (Brasil), abriram um café unido a uma livraria para a acolhida e a evangelização dos jovens: foi o primeiro Centro «Shalom» [«paz», em hebreu].

A obra se difundiu rapidamente também entre famílias, crianças e pessoas de diferente procedência sócio-cultural. Em 1985, o primeiro grupo de jovens se constituiu em comunidade de vida, e em 1986 nasceu a primeira comunidade de Aliança formada por jovens e adultos.

Em 1998, a Comunidade obteve o reconhecimento canônico do arcebispo de Fortaleza. A Associação, como se apontou, é membro da «Fraternidade Internacional de Comunidades e Associações Carismáticas de Aliança» (http://www.catholicfraternity.net) - Federação Mundial formada pelas principais comunidades históricas da Renovação Carismática Católica .

A Comunidade Católica «Shalom» está formada por casais, homens e mulheres consagrados, jovens e adultos em busca da própria vocação, sacerdotes, unidos pelo chamado a viver o carisma de «Shalom», caracterizado pela contemplação, pela unidade e pela evangelização.

O compromisso evangelizador e formativo da Comunidade privilegia o mundo da escola, da cultura e das artes, os ambientes científicos, as comunicações sociais e a promoção humana.

A formação dos membros, baseada no encontro pessoal com Jesus Cristo, está alimentada pelo estudo da Palavra de Deus e do magistério da Igreja, pela oração, pela participação na liturgia e nos sacramentos, pela vida fraterna e missionária, pelo amor filial a Nossa Senhora, pela união com o Senhor segundo o modelo de vida de São Francisco de Assis, pelo modelo de oração de Santa Teresa de Ávila, pelo espírito da Renovação Carismática Católica e pelo exercício dos carismas do Espírito Santo ao serviço da Igreja.

Atualmente conta com aproximadamente 2.300 membros e está presente em cerca de dez países. Outras 30 mil pessoas têm relação com esta nova comunidade.

Por iniciativa da Comunidade «Shalom», além de numerosos grupos de oração, nasceram centros de evangelização e de formação catequética para jovens, famílias e crianças, casas de retiro espiritual, centros de arte ao serviço da evangelização, uma escola, uma associação de promoção humana, casas de acolhida para idosos e serviço aos doentes e aos presos, projetos para a recuperação de dependentes químicos e crianças de rua, projetos de prevenção do aborto e de acolhida a pessoas sem teto.

A Comunidade deu vida a quatro emissoras de rádio, a uma casa editorial e ao Instituto «Gaudium et spes» para a formação e o compromisso sócio-político segundo os princípios da Doutrina Social da Igreja.

Mais informação em http://www.comunidadeshalom.org.br.