MULHER SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS

MULHER SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS

Texto: I Samuel 25

Contexto de ABIGAIL (v.2 e 3)

Nabal marido de ABIGAIL

Nabal significa insensato ou tolo

Nabal homem rico, rude e mal

Nabal gostava de dar festas e se embriagava constantemente (v.36)

ABIGAIL: inteligente e bonita ou formosa e sensata

ABIGAIL: discreta, sábia, prudente, com auto controle, polida, de fino trato, pacificadora, atraente, sabia de portar...bonita por fora e por dentro.

(Versículos 4 a 12) DAVI entra na história de ABIGAIL

Davi estava fugindo de Saul.

Davi com seu bando de homens valentes fugindo de Saul (Saul comportava-se como bipolar).

O bando de Davi protegiam os fazendeiros de roubos, de serem atacados por homens maus.

Um dia os homens de Davi pediram comida a NABAL durante uma festa, mas esse homem insensato insultou a Davi, o desprezou e o ridicularizou.

Nabal não reconheceu a Davi como futuro rei de Israel, ungido por Deus.

Davi se enfureceu e pretendia matar Nabal.

ABIGAIL entra na vida de Davi neste momento em que foi ao encontro de Davi na defesa de seu marido Nabal.

ABIGAIL uma pacificadora, uma mulher que não expunha seu marido, mas cuidava da reputação dele.

ABIGAIL não reclamava do marido para os outros.

Obs: Minha irmã cuidado com o que você fala do seu marido, cuidado em não difamar seu marido para seus filhos, seus pais, sua sogra, suas amigas.

A mulher sábia cuida da reputação do marido em qualquer circunstancia.

Quanto aos filhos é preciso preservar a figura paterna para as crianças.

Criança não tem maturidade para entender problema de adulto.

Não traumatize seu filho.

As divorciadas devem ter muito cuidado ao falar sobre o pai com o filho. Não ridicularize ou fale mal do pai do seu filho.

Se esse pai estiver em falta com o filho, diga: Meu filho/a vamos orar pelo papai.

Nós mulheres somos responsáveis pela reputação dos nossos maridos.

A figura paterna é extremamente importante na identidade de seu filho.

Cubra as falhas do seu marido, não o exponha ainda que ele tenha pecado.

A mulher não é só o termômetro da família, mas é também o termostato.

A mulher determina a temperatura.

Se está esquentando a temperatura, aumentando os conflitos, os problemas, se há sinal de fumaça, abaixamos a temperatura.

Se está tudo muito para baixo.

Ajudamos a levantar o astral.

Vamos sair e fazer algo, vamos fazer uma comidinha diferente, vamos dar uma volta... mulher termostato, pacificadora... Abigail.

ABIGAIL levou sobre si a culpa.

Não ridicularize sua família, assuma a culpa.

ABIGAIL disse a DAVI: eu que não vi os seus homens chegando...

ABIGAIL esperou em DEUS pela vitória

ABIGAIL soube se expressar diante de um rei

Davi aceitou seus argumentos. Ficou completamente atraído por Abigail.

ABIGAIL volta para casa.

v.36 diz que Nabal estava bêbado.

ABIGAIL poderia dizer: sabe Nabal o que acabou de acontecer? Eu acabei de livrar você da morte seu insensato.

Mas essa mulher sensata sabia que seu marido estava debaixo de efeito de droga, e não se fala com a droga, mas espera voltar a sanidade.

v.37 De manha ela conversou com ele.

Nabal sofreu um ataque e ficou paralisado. Como uma pedra (AVC/derrame) ficou num semi coma. Cerca de dez dias depois o Senhor feriu Nabal e ele morreu.

ABIGAIL teve uma grande vitória.

(Não foi ela quem matou o marido rsrs)

Deus quem fez isso por ela.

Deus cuida de tudo para nós.

DAVI viu a fidelidade, lealdade e a fineza dessa mulher.

Quando Davi ficou sabendo que ABIGAIL ficou viúva, ele a pediu em casamento.

Davi viu em Abigail as qualidades necessárias para se ter uma boa esposa

Abigail é recompensada por sua prudência e sabedoria: Ganhou um novo marido, que era um homem segundo o coração de Deus e "bem bonitão", bem diferente de Nabal que era um homem, insensato, duro e maligno.

Abigail tornou-se inseparável companheira de Davi em todas as coisas boas e más - ISm. 27:3, 30:5, II Sm. 2:2, assim como o foi para Nabal até sua morte. Esta admirável mulher trabalhou arduamente para que estes homens não agissem de forma impulsiva e imprudente.

No tempo de Abigail e Nabal, os casamentos eram pré-arranjados, e então, Abigail certamente não teve escolha a esse respeito. As circunstâncias pareciam falar contra ela em um casamento como esse. As condições não eram favoráveis, mas, no vislumbre que temos da vida de Abigail, somos encorajados a não nos tornar vítimas das circunstâncias.

Se você é solteira diferente de Abigail você tem como escolher o seu marido. Faça a escolha certa. Evite a ruína, o choro amargo, não pague um preço alto demais. Faça a escolha certa.

A escolha certa é aquele que Deus escolheu para você.

Deus quer te mostrar seu marido nesta noite!

Pode não ser do jeito que você pensou, mas certamente será melhor. Será de excelência. Será um rei, um homem segundo o coração de Deus.

DAVI e ABIGAIL tiveram um filho: QUILEABE que significa DEUS é o meu JUIZ.

DEUS julgou a causa de ABIGAIL.

Deus deu uma segunda chance a Abigail pela sua fidelidade, submissão, sensatez, prudência.

Deus foi leal com Abigail, dando a ela um lugar de honra, esposa de um rei.

Deus é quem julga a sua causa.

Só você e Deus sabem como está o seu casamento.

Deus quer te ajudar nesta noite.

Deus é quem vai agir por você.

Deus quer cancelar obra maligna no seu casamento.

Deus quer restaurar seu filho nesta noite.

Deus é quem age por nós!

Temos que ser leal, fiel até o fim.

Para casar com um rei, temos que ser princesa!

Temos que ter as qualidades de ABIGAIL

Oremos:

Amado Deus e Eterno Pai...

Estamos aqui diante do Teu altar que é santo, justo e leal.

Tomamos posse dessa palavra.

Tomamos posse das qualidades de Abigail.

Que todo pensamento, prática e atitude de uma mulher insensata possam cair por terra neste momento.

Renunciamos toda insensatez, tolice, imprudência, intolerância, preconceito, racismo, no nome de Jesus!

Obrigada meu Deus por nos ensinar tantas coisas.

Obrigada meu Deus por sermos um bom exemplo para nossos filhos;

Obrigada meu Deus por nos ensinar a ser e a agir como princesas.

Obrigada meu Deus pelo meu marido que é um rei.

Princesas se casam com o rei.

Amém!!!

Deboraperes
Enviado por Deboraperes em 21/03/2013
Reeditado em 19/01/2015
Código do texto: T4200171
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.