ENTRE VERSÍCULOS - Romanos - 12: 9 a 21

ENTRE VERSÍCULOS - Romanos - 12: 9 a 21

9 O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.

Queridos Irmãos, nesses tempos atuais roguem para que o amor seja verdadeiro, não apenas fachada de rostos sorridentes que muitas vezes criam ilusões de comportamentos. Que as pessoas realmente se afastem de fazer o mal e apeguem se verdadeiramente ao amor ao próximo. (Guilhermino)

10Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.

Tenham amor de irmão, honrando ao próximo com palavras e atitudes fraternas.(Guilhermino)

11Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;

Quanto aos cuidados com as coisas de Deus, não sejais lerdos, mas tenham todos um espírito de fé, servindo aos humides, servindo aos pequenos pois dessa forma estará também servindo ao Senhor.(Guilhermino)

12Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;

Quando o lume da esperança se fizer na sua estrada, alegrem-se, e quando a dor e o peso dos dias estejam te sufocando por intermináveis problemas, tenham paciencia e elevem orações ao Senhor pois é a forma de estarmos conversando com Ele. O Pai vai ouvir e atender. O Senhor não olvida de seus filhos.( Guilhermino)

13Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade;

Exponham suas reais necessidades ao Pai, não sejais de forma alguma ingratos com os forateiros e muito menos com o próximo, praticai pois a hospitalidade. Não se esqueçam que segundo a bíblia, muito sem o saberem hosperam anjos.(Guilhermino)

14Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis.

Para os que te perseguem não trameis em pensamentos formas de ferí-los, antes orem para esses, muitos persseguidores não sabem onde pisam e não conhecem os caminhos do bem.( Guilhermino)

15Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;

Muitos, por inveja esquecem de se alegrar e rir com a felicidade e a conquista de outros, fecham o cenho e se afastam. Que não seja dessa forma, mas que a alegria do próximo seja contagiante como um evento feliz em família. De outra forma, não contente-se com as lágrimas de seu irmão, mas chorem com eles a tristeza que vai pelos seus contristados corações.(Guilhermino)

16Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos;

Que não haja dissensão entre os congregados e não desejais coisas grandes demais, mas sossegai com as que tem que, embora sejam humildes é o suficiente para provê-los. Não busquem sabedoria com o pouco que conhecem , mas buscai a sabedoria que vem do Senhor.(Guilhermino)

17A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.

Não paguem o mal com o mal, não é justificável perante o Senhor. Não se enveredem por assuntos escusos e tramas desonestas, o preço ainda na terra pode ser por demais caro. Fazei as coisas dos homens e, principalmente as de Deus com Honestidade.(Guilhermino)

18Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.

Tenham paz com todos os homens. Um espírito de contenda é perturbado e a paz não reside nos corações. A paz de espírito é um tesouro imensurável. (Guilhermino)

19Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.

Não se martirizem pelas culpas que a consciencia insiste em lembrar. Não busquem vingança contra seus inimigos tramando em pensamentos estratagemas para derrotar o desafetos. Deixem por conta do Senhor e viva em paz. (Guilhermino)

20Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.

Alimente seu inimigo e mate a sua sede, é inimaginável o que o Senhor reservará para cada um que assim proceder. O espírito de luz habitará seu coração e serás recompensado pelo Pai Eterno que a tudo assiste. (Guilhermino)

21Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.

Fazei o bem sempre, ainda que muitas vezes não seja dessa forma a sua paga. Existe um único Deus que está observando e certamente serás justificado perante Ele. (Guilhermino)

A paz seja com todos em Nome do Senhor Jesus.

Guilhermino - conforme Romanos 12:9 a 21.