O amor é a base da Vida!

Evangelho (Mateus 25,31-46)

Naquele tempo, disse Jesus: “Quando o Filho do Homem voltar na sua glória e todos os anjos com ele, sentar-se-á no seu trono glorioso.

32 Todas as nações se reunirão diante dele e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos.

33 Colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda.

34 Então o Rei dirá aos que estão à direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo,

35 porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era peregrino e me acolhestes;

36 nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim’.

37 Perguntar-lhe-ão os justos: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber?

38 Quando foi que te vimos peregrino e te acolhemos, nu e te vestimos?

39 Quando foi que te vimos enfermo ou na prisão e te fomos visitar?’

40 Responderá o Rei: ‘Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes’.

41 Voltar-se-á em seguida para os da sua esquerda e lhes dirá: ‘Retirai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno destinado ao demônio e aos seus anjos.

42 Porque tive fome e não me destes de comer; tive sede e não me destes de beber;

43 era peregrino e não me acolhestes; nu e não me vestistes; enfermo e na prisão e não me visitastes’.

44 Também estes lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, peregrino, nu, enfermo, ou na prisão e não te socorremos?’

45 E ele responderá: ‘Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que deixastes de fazer isso a um destes pequeninos, foi a mim que o deixastes de fazer.

46 E estes irão para o castigo eterno, e os justos, para a vida eterna’.

Palavra da Salvação.

Ouso refletir o Evangelho (Mateus 25,31-46) nestes termos:

Quando Jesus nos diz que é a Luz, o Caminho, a Verdade e a Vida, Ele nos revela como podemos chegar ao Reino de Deus. Para isso, é necessário escutarmos a sua Palavra, guardá-la no coração e a colocarmos em prática. Segundo suas Palavras, devemos fazer a vontade do Pai e se O escutarmos atentamente, guardarmos sua Palavra no coração e a colocarmos em prática, estaremos fazendo a vontade do Pai.

No Evangelho de São Mateus, Cap. 9, 35 está escrito: “Este é o meu Filho, o escolhido. Escutai o que Ele diz!”

Jesus nos aponta nos Evangelhos quais os critérios que balizarão seu Julgamento. O que podemos apreender é que o Senhor será Misericordioso para conosco, uma vez que sua justiça é diferente da nossa justiça.

Pelo que podemos perceber, nós prestaremos conta de nossas atitudes. E uma pergunta chave implícita neste processo é: “O que fizemos com o Amor que foi semeado em nosso coração?” Será que regamos e deixamos a semente do Amor germinar em nós? Ou será que sufocamos a semente do Amor com nosso egoísmo e indiferença e não a deixamos germinar e produzir os frutos do Amor?

O Evangelho deixa claro como será o julgamento da humanidade e nos ensina como proceder para que sejamos considerados dignos de participar da vida eterna. Ainda há tempo para mudar e o Amor muda nossas atitudes.

Jesus nos fala de um Amor que transcende a compreensão humana! O Amor incondicional e libertador que se doa em função do outro. É esse Amor que nos levará à Vida eterna.

Jesus deixa claro que usará critério do Amor para julgar a humanidade. Esse critério nos dá a esperança de alcançar graça diante Dele, no dia do Juízo. Tudo depende do nosso comportamento, tal como Ele nos alerta neste Evangelho. Que o Espírito Santo possa agir em nosso coração e nos molde para o Amor que Jesus nos ensina diariamente!