PALAVRA DE HOJE- QUINTA-FEIRA -29-AGOSTO-2013

O PERIGO DA BAJULAÇÃO

Por Anderson Cassio Oliveira

Socorro, Senhor! Porque já não há homens piedosos, desaparecem os fiéis entre os filhos dos homens, falam com falsidade uns aos outros. Falam com lábios bajuladores e coração fingido. Corte o Senhor todos os lábios bajuladores, a língua que fala soberbamente (Salmos 12:1-3).

Por muito tempo o Senhor tem colocado em meu coração para compartilhar com os irmãos e amigos sobre este tema: a bajulação.

Estive por um bom tempo protelando em falar sobre isso, mas toda vez que abria as Escrituras Sagradas o Senhor ministrava comigo algo sobre isso, ressaltando versículos e me mostrando o que tem ocorrido tanto na sociedade como na Sua Igreja.

Segundo o dicionário bajular significa lisonjear, adular servilmente ou elogiar com interesse. Bajulação é aquilo que louva e exagera os méritos de alguém com fins interesseiros. Aquele que bajula é adulador e lisonjeador, conhecido também como "puxa-saco".

No Brasil Império por exemplo o ato de beijar a mão de autoridades reais e eclesiática era um prática.

Como foi outrora nos tempos antigo a bajulação hoje, tem tomado espaço na sociedade em que vivemos devido a superficialidade das relações humanas, o egocentrismo e a hipocrisia de muitos que vivem numa vida de falsidade.

Vivemos num mundo egoísta e corrupto onde o que importa é tudo aquilo que traz vantagem para si.

Vivemos numa sociedade onde o que predomina é a lei de Gerson, onde o importante é levar vantagem tudo, certo !

Errado !!!

Maquiavel diz que o fim justifica os meios e são muitos que acreditam nessa teoria. Mas no caso da bajulação é algo que Deus não se agrada. O Senhor se agrada de um coração sincero , pois ao homem sincero , Ele mostrará sinceridade e o futuro desse será de paz (Salmo 18:25 ;37:37).

Porém esta sinceridade deve ser algo benéfico e proveitoso para o outro. Existem pessoas que são tão sinceras no falar que acabam exagerando. Se não for para o bem esta sinceridade torna-se nociva, sendo o que muitos chamam de sincericídio, ou seja, o suicídio moral pela sinceridade exacerbada. Em ambos os casos, tanto na bajulação, quanto no exagero de sinceridade o desequilíbrio no temperamento se torna evidente. Eu não preciso dizer o que não penso para receber algo (bajulação), nem falar o que penso só para me mostrar autêntico e “super sincero”. A franqueza no momento errado é tão prejudicial quanto a bajulação. Devemos aprender a falar no tempo certo e com sinceridade. Devemos aprender a ter a virtude de ser sinceros e não usar de bajulação . Devemos aprender a acima de tudo ter domínio próprio no nosso falar(2º Pedro 1:6)

Pois assim diz a palavra de Deus:

Como cidade derribada que não tem muros, assim é homem que não tem domínio próprio(Provérbios 25:28)

Como maças de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.(proverbios 25:11)

Na bajulação não há verdade, seu objetivo é interesseiro, não é algo autêntico e propaga a falsidade.(Salmo:25:2) A bajuçaão enconra-se em todos as áreas da nossa vida como no nosso trabalho, na faculdade e até mesmo na igreja. Na sociedade vemos muitos usando da bajulação para crescer profissionalmente. E na igreja para dar e receber a glória humana.

O apóstolo Paulo disse que não usava de bajulação:

Porque, como bem sabeis, nunca usamos de palavras lisonjeiras, nem houve um pretexto de avareza; Deus é testemunha (1º Tessalonicenses 2:5)

Também disse que quem se utilizavam disso eram os falsos cristãos:

Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos simples. Romanos 16:18

O justo Jó também disse a mesma coisa:

"Que não faça eu acepção de pessoas, nem use de palavras lisonjeiras com o homem! " Jó 32:21

"Porque não sei usar de lisonjas; em breve me levaria o meu Criador". Jó 32:22

A bajulação é algo nocivo em qualquer lugar, pois desde os tempos se antigos muitos se utilizam dessa prática.

_______________________________________________________

CONHEÇA NOSSO SITE CRISTÃO ,ABRA O LINK http://www.ramanauskas.adv.br/ -LEIA UM DEVOCIONAL DIÁRIO,UM PENSAMENTO CRISTÃO E UMA ORAÇÃO EM NOME DE JESUS.

NECESSITANDO DE UMA ORAÇÃO INTERCESSÓRIA ,SOLICITE-NOS.

CADASTRE-SE COM SEU EMAIL PELO SITE ACIMA,OU ENVIE SEU NOME E SEU EMAIL PARA EMAIL palavrasdoceu@ramanauskas.adv.br

------t u d o g r á t i s ----------

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++