"UMA NOVA PERSPECTIVA DE VIDA"

..."DEUS é grande de coração e A NINGUÉM DESPREZA." (Jó 36.5)

A Palavra de Deus nos ensina a sermos seus imitadores. (Ef 5:1) Muitos cristãos estão congregando, ouvindo a Palavra, mas sob o jugo emocional da desvalorização pessoal, do menosprezo (prezar-se menos), do desprezo de si e/ou dos outros... Jesus carregou naquela cruz todas doenças, dores e enfermidades (Mateus 8:17), não somente do corpo físico, mas também todas doenças da alma humana. Tudo que é nomeado está abaixo do nome de Jesus, incluindo-se traumas, frustrações, fracassos, rejeição, ansiedade, fobias, estresse, depressão, e qualquer outro tipo de jugo que o enganador lance sobre a mente do Corpo Espiritual de Cristo, a Igreja.

Nosso Criador, Deus e Pai nos valoriza infinitamente! O imenso valor que Ele nos dá foi provado pelo alto preço que pagou para nos libertar e resgatar do império das trevas: a vida e o sangue preciosos de Seu (então) único Filho, Jesus. E toda nossa dívida foi paga por Ele quando ainda éramos pecadores. Após nos submetermos ao senhorio de Cristo, passamos a ter Outro Dono. Não devemos nada ao diabo, mas ele é ladrão. Desde o princípio veio senão para enganar, mentir, roubar, matar e destruir. O diabo é persistente, precisamos nos fortalecer pela Palavra. Ela nos livra de toda vil sutileza dele. Através da Palavra, resistimos e ele foge de nós! (Tiago 4:7)

Pelas feridas de Jesus na cruz somos livres (Isaías 53:4). Jesus também foi ferido na alma. Ficou nú, foi desprezado, abandonado, escarnecido, cuspido, rejeitado, preterido por um assassino (Barrabás) e humilhado em público, mas afirmou: "Pai, perdoa-lhes..." Devemos imitar Jesus, e firmar nossa fé na Palavra (que é a verdade absoluta sobre nós e sobre tudo o que nos diz respeito), não nos sintomas e circunstâncias mentirosos contrários a ela. Devemos andar com nossos corpos e almas em saúde divina. Declare a Palavra com sua boca, e liberte-se do peso! O mesmo poder (Espírito Santo) que ressuscitou Jesus, habita em você, e despedaçará todo jugo! Somos um corpo espiritual com Cristo, que está assentado a direita de nosso Pai! O diabo e suas artimanhas mentirosas estão debaixo de nossos pés, não permita ser enganado e roubado por ele: você é muito valoroso para Deus.

Há coisas que, unido com Cristo, somente você poderá realizar. Não permita que o inimigo te roube, te pare e impeça que o propósito de Deus em criar tua vida seja impedido. Antes de formar-se no ventre da tua mãe, primeiro você nasceu espiritualmente do coração de Deus! (Salmos 139:14)

Você pode estar pensando: "Ah, mas você não sabe o que passei em minha infância, ou em meu casamento, ou em meu trabalho... Você não tem idéia do que aquela pessoa me fez: me desprezou, humilhou, abandonou, abusou de mim..."

Amado, a Palavra nos garante que "se alguém está em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas já passaram, tudo se fez novo." (II Coríntios 5:17) Essa Palavra nos liberta do passado! Nos garante que 'coisas velhas' devem permanecer no passado. Tudo permanecerá antigo, velho, feio, triste e sem perspectiva apenas se permitirmos que assim seja. Jesus nos fornece a perspectiva de 'zerar' a alma, nosso 'contador' de emoções, sentimentos, desejos e vontades. Ele nos possibilita superar coisas velhas, que nos paralisavam e impediam de crescer espiritualmente, e de fazermos tudo novo.

Como?

Mediante a renovação de nossa mente, pelo poder da Palavra de Deus. (Romanos 12:2) Busque e medite na Palavra. A verdade te libertará.

Zere seu contador de emoções perdoando. O perdão é o unguento da alma humana. Liberar perdão sobre a vida daqueles que nos feriram, inicia o processo de cura da alma. Perdão não é um sentimento, é uma decisão. Você não precisa sentir que perdoou. Decida perdoar, e declare em alto e bom som para todo o inferno ouvir: Pai, em nome do Senhor Jesus eu libero perdão agora sobre a vida de ... Quase tudo o que Deus criou foi mediante a declaração da Palavra, chamando à existência o que não existia. Declare perdão com sua boca, e o fardo se suavizará, a paz virá, suas forças serão renovadas e seu vigor espiritual se firmará.

Não temos direito algum de desprezar os filhos (incluindo-nos) e criaturas de Deus. A Palavra afirma que Cristo morreu por todos. Deus não faz acepção de pessoas. Não permita que o diabo te engane, roubando tua alegria. Você é liberto! Você é livre! (João 8:32 e 36) Creia na Palavra de Deus, e tome posse do que você é, tem e pode, através dela! A Palavra afirma que se O Filho nos libertar, ver-da-de-i-ra-men-te seremos livres!

Somos advertidos pela Palavra a não pensarmos de nós mesmos além do que convém. (Romanos 12:3) “... Antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.”

Há um segredo espiritual na moderação. Em não pensarmos de nós mesmos, nem dos outros além ou aquém do que devemos. Não superestimar nem subestimar a nós e/ou aos outros, nascidos em espírito ou não. Todo extremo e excesso são perigosos. Equilíbrio é vital em nossa vida espiritual e secular. Deus ama a ordem e a decência. Fomos selados por Deus com o Seu Espírito. Temos o fruto do amor e domínio-próprio atuantes em nosso espírito. O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo. (Romanos 5:5).

Busquemos imitar nosso Pai, em ser grandes de coração!

Pretha, socióloga cristã.