"DIGNIDADE"

"Mas João Batista disse a todos: - Eu batizo vocês com água, mas está chegando alguém que é mais importante do que eu, e não mereço a honra de desamarrar as correias das sandálias dele. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo." (Lucas 3:16)

João disse às pessoas que era indigno de desamarrar as sandálias de Jesus, mas, esse sentimento de "não ser digno" estava errado. A visão que João Batista tinha de si, não era a mesma que Deus tinha, antes mesmo dele ser concebido, e também não era a visão que Jesus possuía sobre ele. E a visão verdadeira sempre é a visão de Deus!

A visão de Deus sobre João está em Lucas 1:14-17: que seu nascimento traria prazer e alegria, que muitos se regozijariam com seu nascimento, que ele seria grande diante do Senhor, que seria cheio do Espírito Santo, já do ventre, que converteria muitos ao Senhor, que João iria a frente de Jesus, habilitando e preparando o povo para o Senhor.

A visão de Jesus sobre João está em Lucas 7:28a: "Eu digo a vocês que de todos os homens que já nasceram João é o maior." O Senhor afirma que profeta algum nascido até então, foi maior que João Batista... E João, erroneamente, afirmando-se indigno de tocar os pés de Jesus, desamarrando-lhe as sandálias; porém, do próprio Senhor, recebeu a imensa e singular honra de batizá-lo nas águas, aleluia!

Será que Jesus convidaria alguém indigno de tocar-lhe os pés, para batizá-lo?

Outra grande honra concedida por Deus a João foi a de iniciar a pregação do reino de Deus no Testamento da Nova Aliança. Ele foi separado por Deus desde o ventre, para o ministério de anteceder a Jesus na divulgação do Reino, mas, em nenhuma das profecias sobre João há a revelação de que ele seria o homem que batizaria nas águas o Salvador da humanidade. O pedido de Jesus surpreendeu João! Tanto, que tentou convencer, dissuadir Jesus a mudar de idéia... "- Eu é que preciso ser batizado por você, e você está querendo que eu o batize?" (Mateus 3: 14)

Batizar Jesus foi o "mais de Deus" no ministério de João Batista. Foi a abundância do Senhor na vida de um servo que cumpriu cada palavra dita por Deus, a seu respeito, antes mesmo dele vir a existir naturalmente. Todo o propósito de Deus em conceder um filho na velhice de Zacarias e Isabel, foi cumprido plenamente por João.

Voltando a Lucas 7:28: "Eu digo a vocês que de todos os homens que já nasceram João é o maior. Porém, quem é o menor no Reino de Deus é maior do que ele." Aleluia! Jesus revela que todos nós, participantes da Nova Aliança, somos maiores do que João, no Reino de Deus, aleluia! Somos filhos, e não servos, e como filhos temos uma herança, firmada no Novo Testamento, documento que o Pai nos deixou.

Isaías 55:9 afirma que os caminhos e os pensamentos de Deus são mais altos que os nossos! Não importam as circunstâncias a nossa volta, não importa o que nossa alma pensa e fala, não importa o que as pessoas pensam e falam, e nada vale o que o mentiroso diabo fale a nosso respeito!

A verdade absoluta, e que se cumprirá em nossas vidas, é cada palavra que nosso Deus e Pai falou a nosso respeito, quando nascemos espiritualmente no coração dEle. "Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos os dias, sim, todos os dias que foram ordenados para mim, quando ainda não havia nem um deles." (Salmo 139:16)

Pretha, socióloga cristã.