Manual de instruções para uma vida espiritualizada

Dedicado a todos os heróis anônimos que com o seu esforço contribuem a cada dia para a construção de um mundo melhor

Manual de instruções para uma vida espiritualizada

'O verdadeiro cristão se revela nas menores coisas'

(André Luís)

1. O que é o ser humano ?

O ser humano é um ser eterno, perfectível e multidimensional.

Cada pessoa é eterna, porque a nossa essência permanente e indestrutível é o nosso espírito. O espírito existe há milhões de anos e continuará existindo para sempre. O nosso corpo material é somente uma roupa, um instrumento de trabalho que nosso espírito usa durante algum tempo para aprender e agir no mundo físico, assim como o estudante tem um uniforme para poder frequentar a escola. Do mesmo jeito que nós já usamos várias roupas ao longo da vida, temos várias encarnações, e em cada uma dessas vidas usamos um corpo diferente.

Cada um de nós é um ser perfectível, o que quer dizer que não somos perfeitos ainda mas temos a capacidade de evoluir, de nos transformarmos, de mudarmos para melhor com o nosso esforço. Todas as pessoas têm essa capacidade de se aperfeiçoar. Ninguém está perdido, mesmo as piores pessoas podem evoluir, a partir do momento que tiverem vontade de se melhorarem.

Somos seres multidimensionais porque existimos em várias dimensões ao mesmo tempo. Alguns dizem 'perdi meu pai', 'perdi meu irmão'. Na verdade perderam somente a presença física dessa pessoa durante algum tempo, apenas os indivíduos falecidos estão invisíveis por viverem agora no mundo espiritual, uma dimensão invisível para nós, mas continuam existindo e às vezes estão perto de nós, apenas não conseguimos vê-los com nossos olhos materiais.

As pessoas materialistas pensam que são apenas um corpo, que quando o corpo morrer desaparecerão para sempre. Dizem 'eu sou o meu corpo'. Devemos dizer 'eu não sou o meu corpo, eu estou no corpo, e nunca vou morrer porque apenas o corpo morre, mas o espírito vive eternamente'.

2. Quais as leis mais importantes do Universo que precisamos conhecer e obedecer ?

Jesus disse 'nem só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus'. Nessa frase, o pão representa as coisas materiais, significando que não devemos viver somente para as coisas materiais. Segundo Jesus, devemos conhecer as palavras que saem da boca de Deus. O que é a boca de Deus ? É a obra de Deus, é todo o Universo, tudo o que Deus criou. É através da sua Obra que Deus fala conosco e nos ensina. E quais são as palavras que saem da Obra Divina ? É tudo aquilo que o Universo pode nos ensinar. Observando o Universo, a forma como está organizado e o seu funcionamento, percebemos que tudo é comandado por leis. Existem leis materiais, que comandam o mundo material, e leis espirituais, que comandam o mundo espiritual.

Cada país tem a sua constituição, o seu conjunto de leis para organizar a vida das pessoas. O que acontece quando vamos viver em outro país, quando nos tornamos cidadãos de outra nação ? O indivíduo que passa a ter a cidadania em outro país recebe um documento de identidade que diz quem ele é, onde nasceu, quem são seus pais, etc., e recebe a constituição daquele país, para conhecer as leis daquela nação e aprender a viver de acordo com elas.

Quando nos tornamos pessoas espiritualmente esclarecidas aprendemos que a nossa verdadeira pátria é o Universo. Somos cidadãos de todo o Universo, habitantes de toda a Obra de Deus que é o Universo infinito. Qual a nossa carteira de identidade espiritual ? Como já vimos, somos seres eternos, que têm a capacidade de mudar para melhor, vivendo em várias dimensões. E qual a constituição que comanda o Universo ? Existem várias leis criadas por Deus que comandam tudo no Universo. Podemos destacar 3 dessas leis: a lei de causalidade, de evolução e de unidade.

A lei de causalidade diz que a cada um é dado segundo as suas obras, cada um colhe o que semeia. Deus não nos proíbe de fazer nada, somos livres para fazer o que quisermos, mas existem as consequências boas ou más das atitudes que praticamos. Se fizermos o bem vamos colher no futuro coisas positivas, paz, alegria, bem-estar. Se fizermos o mal, prejudicando aos outros ou a nós mesmos, vamos colher dores, desespero, dificuldades. Quem já viu um bumerangue sabe que quando jogamos esse brinquedo ele acaba voltando para nós. Assim também funciona a lei divina. Do mesmo jeito que se amarrarmos uma flor num bumerangue e o lançarmos receberemos de volta uma flor, e se amarrarmos uma banana de dinamite a receberemos de volta e ela poderá explodir em nós, tudo o que fizermos voltará para nós como felicidade ou infelicidade futura.

A lei da evolução diz que tudo está em movimento, tudo se transforma para melhor. Cada pessoa tem o poder de mudar, de desenvolver as capacidades que existem adormecidas em si mesmo, de se tornar um ser humano cada vez mais perfeito. Jesus disse 'vocês são deuses'; 'tudo isso que eu faço vocês um dia também farão'. Com isso ele queria dizer que todos nós podemos evoluir, que um dia, daqui a muitas vidas e depois de muito esforço seremos tão perfeitos quanto ele.

A lei da unidade diz que todas as pessoas têm a mesma origem e o mesmo destino, o mesmo ponto de partida e o mesmo ponto de chegada. Podemos imaginar a evolução espiritual como uma escada. Todos começam pelo primeiro degrau e todos, sem exceção, um dia chegarão ao topo da escada. A única coisa que muda é o ritmo de cada um, alguns sobem mais rápido e outros mais devagar. E o que acontece se alguém se sentar no meio da escada e não quiser mais subir ? Se vier um cachorro bravo correndo, essa pessoa é forçada a recomeçar a subida, não é ? Quando não queremos evoluir, quando paramos de seguir em frente, a dor e as dificuldades têm o papel desse cachorro, elas nos empurram, forçando-nos a mudar para melhor com o nosso esforço.

3. Quais as qualidades das leis de Deus ?

As leis divinas têm 4 qualidades principais: são eternas, imutáveis, equânimes e universais. A lei divina é eterna, porque sempre existiu e sempre existirá. É imutável, porque se ela já é perfeita não precisa se transformar para melhor nem para pior. É equânime, o que quer dizer que é igual para todo mundo; a lei divina trata todas as pessoas da mesma forma justa e correta, não ajuda uns prejudicando outros. É universal, porque funciona da mesma forma com todas as pessoas, em todos os lugares do Universo e em todas as épocas.

4. O que Deus espera de nós ?

O mais importante para Deus, o que Ele realmente espera de cada um de nós é que a gente saiba como administrar a nossa vida, que tenhamos um comportamento correto, atitudes de amor, de bondade, aproveitando bem todos os momentos, semeando coisas positivas em nossas vidas e nas vidas das outras pessoas. Jesus disse 'é por muito se amarem que vocês serão reconhecidos como meus discípulos'. Ele quis dizer que o amor é a marca básica, a impressão digital das pessoas que seguem a sua mensagem. E o que é o amor ? Se consultarmos um dicionário veremos que o amor é o sentimento que nos leva a desejar o bem dos outros, a querer o melhor para as outras pessoas e para nós mesmos, a querer a felicidade, o bem-estar e o progresso de cada um em todos os sentidos. O amor também é o sentimento de dedicação, significa nos dedicarmos a alguém ou a alguma coisa, fazendo tudo com o máximo de perfeição e de bondade que pudermos. Existe uma regra básica de devemos seguir, que serve para todos os momentos da nossa vida, em todos os lugares e situações: Tudo o que fizer, faça com o máximo possível de amor, de dedicação e de perfeição, pensando não somente em você mesmo, mas no bem de todos que estiverem à sua volta. Quando assumimos o compromisso de nos tornarmos pessoas melhores, existem duas bases que precisamos seguir, que nunca poderemos esquecer: planejamento e avaliação. Antes de fazer alguma coisa precisamos planejar, parar para pensar, organizar as coisas para alcançar o melhor resultado possível. Depois de feita a ação, devemos avaliar o resultado, pensar no que deu certo, no que deu errado, no que podemos melhorar da próxima vez para conseguir um resultado melhor.

5. Quais as qualidades que as nossas atitudes devem ter ?

Nossas atitudes precisam ter 3 qualidades básicas: precisam ser espontâneas, esclarecidas e úteis. Devemos aprender a fazer o bem, fazer somente o que é certo pelo prazer de ajudar, de ver as outras pessoas felizes, de forma espontânea, sem esperar nenhuma recompensa, sem pretender que Deus ou os outros nos dêem algum tipo de pagamento. Precisamos saber o que estamos fazendo, pensar antes de fazer, agir de forma esclarecida, planejando todos os detalhes do que vamos realizar, estudando, conversando, consultando outras pessoas mais esclarecidas quando for necessário para ter certeza de que não estaremos prejudicando em vez de ajudar. Devemos ter certeza de que o que faremos será útil, que trará consequências positivas para os outros.

Existe uma fórmula que devemos seguir em nossa vida para organizar o nosso comportamento. Devemos responder a 3 perguntas:

- o que vou fazer é uma coisa correta; é honesto; não é nada errado ou ilegal ?

- o que vou fazer prejudica alguém ?

- o que vou fazer é útil ?

Se as respostas forem 'sim, isso que vou fazer é correto', 'não, não prejudica ninguém', 'sim, é útil para mim e para os outros', somos livres para fazer o que quisermos dentro desses limites, porque estaremos fazendo somente coisas positivas que estarão preenchendo as nossas vidas de atitudes úteis para o nosso crescimento pessoal.

6. O que vamos levar conosco para a vida espiritual ?

Devemos entender que somos espíritos eternos. Nossa verdadeira casa é o mundo espiritual. O mundo material é simplesmente uma escola, um lugar para aprender e trabalhar. Devemos aprender a ver o mundo material como um grande colégio interno. Quando um estudante faz um curso num colégio interno usa recursos da escola, livros, mesas, cadeiras, etc. Quando ele termina o seu curso e volta para casa os materiais ficam na escola. Ele foi durante o tempo que permaneceu ali um usuário, mas não é dono daquele patrimônio que pertence à escola. Da mesma forma somos somente usuários ou administradores dos bens materiais, mas não donos. Devemos entender que somos donos legítimos e definitivos somente daquilo que construímos dentro de nós mesmos.

Levamos conosco para o mundo espiritual dois patrimônios, dois tipos de riqueza que podemos acumular com o nosso esforço: o patrimônio cognitivo e o patrimônio vivencial. Patrimônio cognitivo é o conhecimento, tudo aquilo que aprendemos, que acumulamos de conhecimento e experiência útil em nossas vidas. Patrimônio vivencial é o mais importante, tudo aquilo que vivemos, que praticamos realmente de positivo, tudo o que fazemos de amor, bondade, caridade pelas pessoas com quem convivemos ao longo de nossas vidas.

7. Qual a mensagem básica de todas as religiões ?

Todas as religiões do mundo nos ensinam a praticar o amor. Mas não basta ter um amor imenso e ficarmos parados, sem ajudar ninguém, sem fazer algo de útil. Então, devemos transformar o amor em trabalho, devemos materializar o nosso amor em atitudes corretas, positivas, que transformarão para melhor as vidas das outras pessoas. E não basta ter muito amor, estar sempre trabalhando e semeando alguma coisa nas vidas dos outros, mas agir de forma apressada, atrapalhada, fazendo tudo sem pensar, porque assim podemos estar até prejudicando em vez de ajudar. Precisamos trabalhar com disciplina, pensando, organizando tudo o que fizermos o melhor possível. Então podemos resumir a mensagem de todas as religiões em 3 pontos básicos: amor, trabalho e disciplina.

8. O que é a reforma íntima ?

Reformar o nosso mundo íntimo é assumir o compromisso de nos tornarmos pessoas melhores, melhorando nossos pensamentos, nossos sentimentos, nossas atitudes, construindo dentro de nós uma consciência nova, baseada no amor, no trabalho e na disciplina permanentes. Devemos observar sempre o nosso comportamento, observar como nós reagimos em todas as situações da vida, diante de tudo o que acontece de bom e diante das dificuldades do dia-a-dia. Devemos descobrir o que já temos de bom dentro de nós, quais os pontos positivos que temos para desenvolver, e o que ainda temos de negativo que precisamos superar. Devemos sempre fazer uma pergunta a nós mesmos: Hoje sou melhor do que ontem ? O que posso mudar em mim para ser melhor amanhã ?

Precisamos entender que tudo começa em nosso mundo interno. O mundo externo, material, é somente um espelho de nós mesmos. Se o mundo ainda está cheio de violência, maldade, egoísmo, é porque as pessoas têm esses defeitos dentro delas. O único jeito que existe de mudar o mundo externo é mudando o ser humano, e o único jeito de mudar o ser humano é educando as nossas forças íntimas. Martin Luther King, um grande apóstolo da paz, dizia: 'o mundo melhor que sonhamos começa a ser construído no interior de nossos corações e mentes, através da vivência constante do amor e da paz'.

9. Quais os instrumentos que nós temos para fazer a nossa reforma íntima ?

Todas as pessoas têm dentro de si 3 forças espirituais: vontade, inteligência e sentimento. A vontade é a capacidade de querer, de desejar alguma coisa, de lutar por um objetivo. A inteligência é a capacidade de entender as coisas, de aprender e pôr em prática aquilo que aprendemos. O sentimento é a capacidade de sentir, de ter emoções. Tudo o que o ser humano cria é feito a partir dessas 3 forças. Por exemplo: o que é preciso para fazermos uma faculdade de engenharia ? É preciso ter força de vontade para enfrentar as dificuldades, para não desistir. É preciso ter inteligência para aprender e pôr em prática o que aprendemos, e é preciso ter algum sentimento de amor ao estudo, desejo de aprender, ou pelo menos algum sentimento de ambição, um desejo de melhorar a nossa condição material. Da mesma forma, o que é preciso para roubar um banco ? Ter vontade, desejar o dinheiro, os bens materiais que se pode conquistar com o dinheiro roubado. Ter inteligência, porque é muito difícil realizar um roubo, enganar as autoridades, exige um grande planejamento. E ter sentimento de ambição, egoísmo, indiferença pelo que acontecerá com os outros, etc. Portanto, para fazer qualquer coisa, positiva ou negativa, o processo é sempre o mesmo, sempre envolve essas 3 forças. Devemos então aprender a conduzir as nossas forças íntimas somente para o bem, construindo em nós um mundo íntimo mais perfeito e equilibrado, e à medida que as pessoas tiverem um mundo íntimo mais perfeito, o mundo externo começará a refletir essa mudança interior de cada um de nós.

10. A longo prazo o que conquistaremos com a reforma íntima ?

A reforma íntima é um processo que se estende pela eternidade, um esforço de transformação que não termina jamais. Podemos chamar esse esforço de engenharia consciencial, o esforço de construir em nós uma consciência nova. Da mesma forma que a engenharia tradicional constrói prédios, estradas, pontes, etc. para durar 50, 100 ou 500 anos, a engenharia da consciência constrói um novo mundo interno em cada ser humano para durar para sempre, usando, em vez de materiais como pedra, cimento etc., nossas próprias forças íntimas, nossa vontade, nossa inteligência e nossos sentimentos.

Nossa auto-transformação ocorre em 4 etapas:

- fase 1: informação

- fase 2: conscientização e vivência

- fase 3: condicionamento

- fase 4: automatismo inconsciente

Primeiramente, recebemos a informação, o conhecimento espiritual. Mas não basta saber, conhecer. Precisamos meditar, pensar sobre o que aprendemos, para ter a consciência de que o conhecimento que recebemos é uma verdade que precisa ser praticada. Então, à medida que nos tornamos conscientes da verdade, começamos a praticar aquilo que sabemos, vivendo, vivenciando o que acreditamos. À medida que vamos vivendo, praticando o que aprendemos, nosso comportamento vai mudando e vai se tornando cada vez mais fácil e mais natural para nós agirmos dessa forma, vamos nos tornando pessoas condicionadas, treinadas para viver o amor, a bondade, preenchendo nosso tempo com o que existe de mais útil e correto. Com o tempo, com o esforço, aprendendo e nos modificando sempre, nosso condicionamento vai ficando cada vez mais forte, esse tipo de comportamento vai ficando gravado em nossa mente, em nossos sentimentos e pensamentos, até o momento que essa mudança se torna automática e inconsciente. Chega um momento em que não precisamos fazer mais nenhum esforço para vivermos o amor, o comportamento amoroso se torna um instinto positivo, uma coisa tão natural e automática quando o ato de respirar, uma conquista insconsciente das nossas almas. E quando conseguimos alcançar essa fase do automatismo insconsciente, levamos essa conquista gravada no íntimo de nossa alma para as vidas futuras, de forma que mesmo sem ter o conhecimento espiritual, mesmo vivendo em ambientes difíceis e sem estímulos para fazermos o bem, sempre teremos o impulso de viver de acordo com as leis de Deus, porque, independentemente do conhecimento que recebermos em nossas vidas, o comportamento espiritualizado será uma coisa natural para nós.

O filósofo Spinoza dizia que a grande missão do ser humano é aprendermos a sintonizar a nossa vontade com a vontade de Deus. Podemos resumir a nossa missão em 3 palavras: querer, saber e amar. Precisamos aprender a querer somente o que é correto e útil, estudar para conhecermos as leis divinas e sabermos como conduzir as nossas vidas de acordo com elas, e praticarmos o amor em todos os níveis possíveis, em pensamentos, sentimentos, palavras e atitudes.

masaharu emoto
Enviado por masaharu emoto em 03/12/2013
Código do texto: T4597221
Classificação de conteúdo: seguro