Vida Em comunhão Com Deus.

1 Crônicas 10.1-14 – Vida em comunhão com Deus.

São as novelas televisivas, talvez, os programas mais populares da TV brasileira. As pessoas acompanham como se fizessem parte da vida dos personagens. Nos últimos capítulos se forma verdadeiras torcidas organizadas. Todos ficam curiosos para saber quem vai ficar com quem; quem vai morrer; quem vai ser punido; etc. Os comentários são os mais diversos: “viu o que aconteceu com fulano?” “e fulana?” “bem que ela mereceu!” “ela era uma cobra!” “e ele? Fez por merecer! Sofreu a novela toda! Coitado!”

A história do rei Saul daria uma boa novela. Um jovem que teve uma trajetória muita rápida até chegar ao trono e se deixar levar pela vaidade, pela ganância e pela cobiça. Sua passagem meteórica está registrada no livro de 1 Samuel do capítulo 9 até o capítulo 31, ou seja, a. Filho de um bejaminta chamado Quis; b. Jovem e bonito teve um encontro com o profeta Samuel (1Sm.9.2), isso segundo a vontade de Deus; c. Foi ungido por Samuel; d. Profetizou com os profetas; e. Aclamado rei em Mispa (1Sm.10.17-27); f. Venceu os amonitas; g. Aclamado rei em Gilgal; h. Reprovado por Samuel (1Sm.13.8-15); i. Edificou um altar; j. Foi rejeitado por Deus (1Sm.15.1-23); k. Sentiu alivio ao som da harpa de Davi; l. Teve inveja de Davi; m. Desejou matar Davi; n. Matou os sacerdotes que protegeram Davi; o. Teve a vida poupada por Davi; p. Enlouquecido consultou uma necromante; q. Suicidou-se e seu corpo foi escarnecido pelos filisteus.

Saul criou inimigos dentro da sua própria casa. Desafiou os profetas e ao próprio Deus. Seu final foi triste. Ele deixou de dar atenção a Deus e passou a ouvir seu próprio coração. O profeta Jeremias escreve: “Enganoso é o coração, mais que todas as coisas e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações.” (Jr.17.9,10). Saul preferiu viver de acordo com as suas próprias regras, ignorando que Deus tinha para ele um projeto de vida próspera. Saul se deixou levar pela vaidade como muitas pessoas famosas dos nossos dias.

Olhar a história de Saul e principalmente o final dela é compreender o quanto vale ter uma vida sem comunhão com Deus, o final sempre é triste (v.13 e 14). Saul recebeu o julgamento divino, morreu por sua própria infidelidade a Deus.

É comum criarmos expectativas sobre o final das novelas e muitas vezes torcermos pelo fracasso do vilão. Tecemos julgamentos e somos induzidos a isto. Mas Deus é sábio e a Bíblia nos ensina que naquilo que julgamos, nisso somos julgados (Rom.2.1). Que final você está escrevendo para a história da sua vida? Um final feliz, de uma vida temente a Deus em fidelidade ou um final trágico de que o ignora? Pense nisso, nunca é tarde para mudar a história das nossas vidas, ou o final delas.

Que o senhor nos abençoe!