UMA EXPERIÊNCIA COM DEUS

NEEMIAS 1 (26/11/14)

Para sua reflexão.

1 Palavras de Neemias, filho de Hacalias. Ora, sucedeu no mês de quisleu, no ano vigésimo, estando eu em Susã, a capital,

2 que veio Hanâni, um de meus irmãos, com alguns de Judá; e perguntei-lhes pelos judeus que tinham escapado e que restaram do cativeiro, e acerca de Jerusalém.

3 Eles me responderam: Os restantes que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande aflição e opróbrio; também está derribado o muro de Jerusalém, e as suas portas queimadas a fogo.

Esse verso (3) mostra a condição do povo judeu na época de Neemias num primeiro momento, contudo, o texto pode ser aplicado à realidade da Igreja de Cristo, ou da Espiritualidade, de uma forma geral. Os enunciados “Estão em grande aflição e opróbrio”, “também está derribado o muro de Jerusalém, e as suas portas queimadas a fogo”, podem servir de metáforas explicativas da condição atual da Igreja de Cristo. O sofrimento do povo judeu pode ser entendido como a necessidade que tem o cristão de uma experiência objetiva e pessoal com Deus.

4 Tendo eu ouvido estas palavras, sentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e continuei a jejuar e orar perante o Deus do céu,

Como resolver esse problema?

As palavras de Neemias no verso (4) são muito elucidativas para nós no momento. “... sentei-me e chorei”. “e lamentei por alguns dias” “e continuei a jejuar e orar perante o Deus dos céus”. Sentei-me e chorei significa a necessidade de arrependimento; é a visão plena da realidade pessoal do cristão, e isso nos é dado tanto pela racionalização da fé como pela ação mística do Espírito Santo. A consequência disso está na posterior atitude de Neemias: "Lamentei por alguns dias, e continuei a jejuar e orar perante o Deus do Céu". O que está implícito nesse verso é o enfrentamento necessário para a modificação da realidade pessoal do Cristão. Neemias, creu e buscou a Deus.

5 E disse: Ó Senhor, Deus do céu, Deus grande e temível, que guardas o pacto e usas de misericórdia para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos:

Chegamos agora a uma parte muito importante do texto “Ó Senhor, Deus do céu, Deus grande e temível,...” O conteúdo da oração citada a pouco é o que precisamos dizer a Deus e uma das formas mentais que devemos fazer Dele.

- Ter em mente na oração, que Deus é senhor sobre tudo e de todos em sua criação. E isso é o mesmo que dizer que somente Ele refaz a história do homem. Contudo, essa postura não significa uma atitude passiva diante da vida e dos fatos. A racionalização da existência, a fé pura e sincera, e a atitude de enfrentamento são os ingredientes para tornar a realidade 'plástica' numa nova realidade. Essa é a magia de Deus!

6 Estejam atentos os teus ouvidos e abertos os teus olhos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos, confessando eu os pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; sim, eu e a casa de meu pai pecamos;

7 na verdade temos procedido perversamente contra ti, e não temos guardado os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos, que ordenaste a teu servo Moisés.

“confessando eu os pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; sim, eu e a casa de meu pai pecamos;” Essa visão de si e não apenas a mesquinha visão dos erros alheios é o passo fundamental para mover a ação misericordiosa de Deus.

8 Lembra-te, pois, da palavra que ordenaste a teu servo Moisés, dizendo: Se vós transgredirdes, eu vos espalharei por entre os povos;

9 mas se vos converterdes a mim, e guardardes os meus mandamentos e os cumprirdes, ainda que os vossos rejeitados estejam na extremidade do céu, de lá os ajuntarei e os trarei para o lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome.

Essa é a promessa de Deus: A restauração, o recomeço, a nova vida ficam claras como possibilidades reais para todos os seres humanos. Pois todos podem melhorar basta apenas que:

- O indivíduo se converta a Deus;

- E a obediência aos princípios morais e espirituais de Deus. Devemos não confundir isso com o puritanismo, o legalismo e o moralismo Protestante. Obedecer a Deus é, sobretudo, alinhar-se com Ele. Como Ele disse a Abraão. “Anda na minha presença”. Isso é o mesmo que dizer: “Anda lado a lado comigo”. É uma atitude mental e espiritual. A religiosidade não é um fenômeno humano capaz de coloca-lo frente com seu criador. A religião, seja ela qual for, é uma teoria humana, pois, considerando a imensidão de Deus, quem está, realmente, apto, a dizer plenamente sobre Ele? A leitura dos textos sagrados deve ter a vigilância do leitor, pois, lendo a Palavra de Deus a partir da leitura de uma determinada crença, fará essa segunda leitura uma leitura tendenciosa e com isso o amago, ou, espírito do texto não é percebido.

10 Eles são os teus servos e o teu povo, que resgataste com o teu grande poder e com a tua mão poderosa.

11 Ó Senhor, que estejam atentos os teus ouvidos à oração do teu servo, e à oração dos teus servos que se deleitam em temer o teu nome; e faze prosperar hoje o teu servo, e dá-lhe graça perante este homem. (Era eu então copeiro do rei.)

Infelizmente, Neemias tinha a visão etnocêntrica dos judeus. As expressões: “teus servos, teu povo” deixam claro isso. No entanto, aplicando o texto a realidade espiritual, o mesmo ganha um novo sentido: “É Deus quem tira o ser humano das trevas da ignorância e das trevas espirituais”. Hoje, nos dias atuais, a mão resgatadora de Deus é Cristo Jesus. Se queres enfrentar o mundo, e conhecer a ti mesmo, e encontrar-se com a luz divina, agora mesmo, busque a graça de Deus em Cristo Jesus. É essa a salvação prometida!

Tenha um bom dia.

Curtir

Roosevelt leite
Enviado por Roosevelt leite em 26/11/2014
Código do texto: T5049244
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.