O que significa ser uma nova criatura?

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5:17.

A vida do homem na Terra é muito limitada. Lendo os primeiros livros da Bíblia, observamos que os homens daquele tempo viviam muitos, muitos anos. Só para citar alguns exemplos: Adão – 930 anos; Sete – 912 anos; Enos – 905 anos; Cainã – 910 anos; Jarede – 962 anos; Matusalém – 969 anos; Conferir Gn. 5:5, 8, 11, 14, 20, 27. Depois, passaram a viver bem menos. De Matusalém a Abraão, a idade das pessoas variou entre 600 e 180 anos e de Abraão até Josué, o período de vida variou entre 180 e 110 anos; Conferir Gn. 35:28 (Isaque, 180 anos); 50:26 (José, 110 anos); Js. 24:29 (Josué, 110 anos)). O salmo 90, atribuído a Moisés, que teria morrido com 120 anos (Dt. 34:7), diz o seguinte:

Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando. Salmos 90:10.

Atualmente, verifica-se um aumento na longevidade das pessoas. Segundo pesquisa que realizamos, o Japão, por exemplo, possui mais de 50 mil pessoas com mais de 100 anos de idade. E o IBGE, através do último censo demográfico, revelou que no Brasil existiam em 2010 o total de 23.760 brasileiros centenários, sendo 3.525 só na Bahia; 3.146, em São Paulo; 2.597, em Minas Gerais e assim por diante.

Mas, seja o que for, novecentos ou cem anos, o que significam esses números diante da eternidade? Nada, não é verdade? Apesar disso, a gente valoriza bastante os nossos anos de vida. Fazemos festa, cantamos parabéns uns para os outros para festejar a vida. E é claro que devemos fazer isso. Devemos “viver e não ter a vergonha de ser feliz”, como diz o cantor Gonzaguinha em sua música “O que é, o que é?”.

A vida é um dom de Deus. Nós vivemos porque Deus quis que nós vivêssemos. Foi ele que nos concedeu essa dádiva, quando soprou nas narinas de Adão o fôlego da vida, Gn. 2:7. E quando Ele fez isso, o desejo de Deus não era que Adão vivesse 930 anos. Seu desejo era que ele vivesse eternamente. Para isso, Deus plantara no Jardim do Éden “a árvore da vida”, símbolo de Jesus, à qual Adão teve acesso até sua expulsão daquele lugar, Gn. 3:22.

Foi ali que o homem perdeu o direito à vida eterna, recebendo o peso que a sentença divina lhe ditara: “Certamente morrerás”, Gn. 2:17.

E, por sucessão hereditária, a finitude da vida humana passou a todos os homens. Assim diz a Bíblia: “como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram”, Romanos 5:12.

Esse legado de morte é muito triste. Viver é maravilhoso, morrer é terrível, principalmente para aqueles que não têm esperança de vida após a morte, o que não é o nosso caso, em particular.

Eu sou cristão. Creio em Jesus Cristo. Creio que ele veio ao mundo para me dar vida e vida com abundância. Eu creio que a Bíblia é a palavra inspirada de Deus. É a verdade! E ela me diz as promissoras palavras de Jesus: “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância”, João 10:10.

Eis aqui outra vez a oportunidade para o homem reconquistar a vida eterna perdida lá no Jardim do Éden. Jesus é a vida eterna. Ele disse de si mesmo: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”, João 14:6.

Jesus nos dá uma nova oportunidade para termos a vida eterna. E o que Ele diz sobre a vida eterna, foi registrado em Jo. 17:3. “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”.

Hoje, como homens terrenos, nós somos mortais. Nossa vida aqui na Terra vai acabar um dia. Assim está escrito que “aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo”, Hb. 9:27.

É muito triste saber disso. Dentre todas as criaturas, o homem é o único que vive, sabendo que um dia vai morrer; vai parar de respirar e vai morrer. Mas que ninguém fique desesperado, porque o Senhor da vida nunca quis nos legar a morte. O seu legado é de vida; de longevidade; de vida abundante; de vida eterna. Deus quer nos dar a vida eterna. “E o testemunho é esse: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho”, 1 Jo. 5:11.

A vida eterna está em Jesus. Nós recebemos esse dom divino quando recebemos a Jesus como Senhor. Nesse exato momento, além de recebermos de Deus a adoção de filhos, o direito de ser chamado filho de Deus, recebemos também a vida eterna. Ela é um presente de Deus por nós termos reconhecido e crido que Jesus era o Deus Unigênito que viera ao mundo para salvar a humanidade; ela é um presente de Deus por nossa fé em seu filho; ela é um presente por nós nos tornarmos servos de Jesus.

Aleluia! Todos podem ter a vida eterna. Assim diz o Senhor: “Não tenho prazer na morte do que morre, diz o Senhor DEUS; convertei-vos, pois, e vivei”, Ezequiel 18:32.

Deus quer nos dar a vida eterna! Ele quer reverter a situação do homem ao que era antes de conhecer o pecado. Deus quer nos tornar imortais outra vez. Para tanto, basta-nos ter fé, crer em Deus, crer em Seu Filho Jesus, arrepender-se de não ter dado a Ele até o hoje o lugar de honra em nossa vida, pedir-lhe o perdão de nossos pecados e recebê-lo como o Senhor de nossas vidas, dando-lhe o lugar de comando sobre nós, dando-lhe o direito de dirigir nossas vidas... E então tudo acontece! Sem milagres, sem nenhum acontecimento extraordinário, mas simplesmente pela Palavra de um Deus que não pode mentir, pela Sua vontade e decisão... É assim, meus queridos que nós podemos nos tornar novas criaturas, eternas, imortais, filhas e filhos de um Deus que nos amou de uma forma incomparável... Diz a Escritura que Ele, Ele mesmo prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.

Aleluia, irmãos! Eis que tudo se fez novo! As coisas antigas já passaram. A morte ainda poderá vir, mas também pode não vir, visto que muitos dos que viverem até o dia do arrebatamento da Igreja pelo seu Senhor Jesus Cristo, não passarão pela morte, ainda que sejam transformados. É o apóstolo Paulo quem revela: “Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados”, 1 Co 15:51.

Você tem fome de justiça? Você tem fome de vida? Você tem fome de paz? Você tem sede de Deus? Jesus é o pão que nos dá a vida eterna. Ele é a água que nos faz saltar para a vida. Ele disse isso.

“Eu sou o pão da vida”, João 6:48;

“Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”, João 6:33;

“Qualquer que beber desta água tornará a ter sede;

Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna”, João 4:13-14.

Meus queridos. Naquele dia foi a vez da mulher samaritana pedir a Jesus a água da vida Agora é a nossa vez, é a sua e a minha vez de pedirmos juntos com a mulher de Samaria: “Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede”. João 4:15.

Jesus quer nos dar da água da vida. Quando ele pede de beber à mulher samaritana e ela questiona-lhe o fato de ser judeu e estar pedindo água para ela, uma mulher samaritana, Jesus lhe diz essas palavras que também ele diz a todos nós nesse momento: “Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva”, João 4:10.

Jesus quer nos dar a água da vida eterna. Ele só espera o nosso pedido. Não sejamos orgulhosos, não sejamos descrentes; sejamos humildes, sejamos crentes. Creiamos em Deus, creiamos em Jesus e Ele promete que a nossa morte não será a morte, mas será a passagem direta para a vida eterna.

Que você diga a Deus com a sua boca que você deseja Jesus, que você quer Jesus como Senhor de sua vida e que você precisa dele como a terra seca precisa da água. E Ele te ouvirá e te dará a bênção da salvação em Jesus Cristo. E isso pode acontecer agora! Nesse momento! Já!

É assim que você se tornará uma nova criatura, onde a morte já não tem mais poder. Deus, por meio de Jesus te devolve novamente a vida eterna perdida pelos nossos ancestrais. Em Jesus Cristo e pela Palavra de Deus, você nascerá de novo, para uma nova vida sob o reinado do Filho de Deus. É isso que significa ser nova criatura. É isso o que desejamos e pedimos para você.

Que assim seja!