"RESTAURANDO RELACIONAMENTOS"

Um dos problemas mais frequentes e que afetam a humanidade desde a criação do mundo é o problema de quebra de relacionamentos; em (Gênesis 3:6) vemos a primeira quebra de relacionamento " E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela." Vemos a falta de confiança no Senhor, o homem preferiu dar ouvidos a uma criatura do que ao seu Criador e a aliança de confiança foi rompida.

A quebra dos relacionamentos sejam familiares, no trabalho, na escola, na vizinhança ou até mesmo na casa do Senhor é cada vez maior e cada um de nós somos responsáveis por isso, em (Romanos 12:18) lemos o seguinte: "Se for possível, no que depender de vós, tende paz com todos os homens." Então não espere pelo outro, mas busque a paz com teu irmão.

Muitas vezes essa quebra de relacionamentos é causada por uma pequena parte do nosso corpo a qual não aprendemos a controlar, tropeçamos nela e causamos dor e feridas profundas nos outros; em (Tiago 3:5-10) lemos um bom exemplo disso.

"Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.

A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.

Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana;

Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.

Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.

De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim."

Devemos pedir a Deus sabedoria para sabermos agir e reagir de acordo com as situações que nos vão sendo impostas pela vida, pois a Sabedoria é a capacidade de aplicar um conhecimento de maneira adequada e a palavra nos diz em (Provérbios 15:33) "O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e precedendo a honra vai a humildade." A sabedoria vinda do alto provem de Deus e nos ensina a sermos humildes, mansos e puros de coração.

COMPARAÇÃO: Nunca devemos ficar comparando uma pessoa com outra, pois nosso Deus é um Deus de multiplicidade e nos fez todos diferentes uns dos outros. A comparação gera conflito, pois ninguém gosta de ser comparado, isso agride e machuca.

CONDENAÇÃO: Não podemos nem devemos julgar o outro em (Lucas 6:37) diz: "Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados." Por isso temos que nos abster de julgar e condenar nossos irmãos pois com o mesmo peso e medida que julgamos o outro seremos julgados também e assim fazendo, nossa sentença de condenação pode sair da nossa própria boca.

CONCLUSÃO: Nunca devemos tirar conclusões precipitadas ou fazer pré julgamentos sem antes conhecermos os dois lados da moeda, se ficarmos sabendo de algum conflito e formos chamados para sermos mediadores, devemos agir com imparcialidade dando razão a quem tem; e se o conflito for conosco temos que reconhecer nosso erro e "dar a Cesar o que é de Cesar", ou seja, dar razão a quem tem e se nós estivermos errados, devemos pedir perdão ao outro; se o outro estiver errado, devemos liberar perdão a ele.

MODERAÇÃO: Devemos ser moderados, atenciosos, tentar compreender os sentimentos do outro, pois todos temos o nosso dia mau, devemos ter tolerância e paciência com o outro e tratá-lo do mesmo modo que queremos ser tratados.

COMISERAÇÃO: Não devemos nem podemos criticar a opinião do outro, afinal se todos somos diferentes, é inevitável que tenhamos opiniões diferentes e gostos diferentes; uns gostam mais do dia, outros mais da noite; uns gostam mais de praia outros mais de sertão; uns de café, outros de leite e outros de café com leite e assim vai...

Já imaginaram como seria se todos nós gostássemos das mesmas coisas por exemplo se todos gostássemos de azul que triste que seria o mundo monocromático e sem graça. Por isso devemos respeitar a opinião do outro e nos dar o direito de mudar de opinião, pois o Senhor não nos fez com a cabeça engessada, pelo contrário, Ele nos deu inteligência para que pudéssemos pensar, aprender coisas novas e mudar para melhor e evoluir com a Sua ajuda.

Nunca devemos nos considerar velhos demais, nem jovens demais; sábios demais, nem burros demais e deixar passar as oportunidades que o Senhor nos dá para aprendermos coisas novas todos os dias, tanto com as pessoas quanto com a natureza que nos cerca, pois a natureza é sábia. "Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio." (Provérbios 6:6)

ENFATIZAÇÃO: Não devemos enfatizar e ficar apontando os erros dos outros e metendo o dedo nas feridas alheias, o que devemos fazer é agir com respeito pelas suas fraquezas tentando nos colocar no lugar do outro e sentir suas dores e assim fazendo ter a sensibilidade de tratar o outro como queremos ser tratados.

Devemos ser honestos, agir sem hipocrisia, ser transparentes e não tentarmos cobrir nossos defeitos para podermos parecer superiores, mais santos e mais puros aos olhos dos outros, pois o Senhor nosso Deus conhece o nosso coração e sabe qual é a nossa verdadeira essência e a nossa verdadeira motivação.

"Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno." (Salmos 139:23-24)

VANUSA PAIXÃO
Enviado por VANUSA PAIXÃO em 16/12/2014
Reeditado em 18/12/2014
Código do texto: T5071644
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.