EVANGELHO SEGUNDO S. JOÃO CAPÍTULO 11. 7-10
 
MENSAGEM   IMPFAV-PE
 
 
11  Estava então enfermo um certo Lázaro de Betânia, aldeia de Maria e de sua irmã Marta.
2  E Maria era aquela que tinha ungido o Senhor com unguento, e lhe tinha enxugado os pés com os seus cabelos; cujo irmão Lázaro estava enfermo.
3   Mandaram-lhe pois suas irmãs dizer: Senhor, eis que está enfermo aquele a quem tu amas.
4   Jesus, ouvindo isto, disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para a glória de Deus; para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.
5    Ora, Jesus amava a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro.
6    Ouvindo pois que estava enfermo ficou ainda dois dias no lugar onde estava.
7    Depois disto, disse aos seus discípulos: Vamos outra vez para a Judéia.
8    Disseram-lhe os discípulos: Rabi, ainda agora os judeus procuravam apedrejar-te, e tornas para lá?
9    Jesus respondeu: Não há doze horas no dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo,
10  Mas, se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz.
 
 
A partir do versículo 2 constata-se a dedicação da serva do Senhor: Maria, à pessoa do Senhor Jesus. A família era profundamente dedicada e amorosa ao Filho de Deus. Porém, mesmo sendo fiéis e amorosos, se depararam com o infortúnio da enfermidade de Lázaro.

No versículo 3,   as irmãs de Lázaro sabendo do amor que o Senhor Jesus nutria pelo enfermo, polidamente, apelam para que o mestre apresse o seu  retorno. Usam o termo: “aquele a quem tu amas”... O Senhor, porém, demorou-se por dois dias, para retornar à Judéia.

Difícil entender o trabalhar de Deus. Os nossos pensamentos não são os seus pensamentos, tampouco a contagem dos nossos dias são a contagem dos seus dias; a forma que amamos difere do amor que  Deus nutre por cada um de nós. O amor do Senhor tem por fundamento à sua justiça, norteada por seus planos e propósitos, para cada uma das nossas vidas. O que Ele decide está decidido, não há quem apague, ou reformule o seu decreto. A sua soberania prevalece e quanto ao tempo... pertence a Ele!

No versículo 7, Ele dá mostra de que é dono do tempo  e que opera segundo a sua vontade, por assim ser diz aos seus discípulos: “Vamos outra vez para à Judéia”.
Comumente, vemos os seus discípulos querendo persuadi-lo, ao não cumprimento de suas decisões.
Perguntaram-lhe: “Rabi, ainda agora os judeus procuravam apedrejar-te, e tornas para lá”?

A resposta do Mestre, metafórica, porém clara como o sol do meio dia, os convenceu:
Jesus respondeu: Não há doze horas no dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo,
10  .Mas, se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz.

Parafraseando os versículos 9-10, Disse Jesus: Eu sou a luz do mundo, a minha direção vem do alto e nela não há tropeço, porque obedecer ao Pai é andar na luz; é andar em retidão, mesmo que os que não vejam a LUZ pensem o contrário. A minha LUZ não se apaga,  tampouco se quebra, com as pedradas que me são lançadas  continuamente.

O povo judeu  quis apedrejar o Mestre, porém, Ele partiu com os seus discípulos, deixando a Judéia para trás... Mas, era  mister que voltasse à terra dos seus perseguidores, dos que desejavam matá-lo,  e por obediência ao Pai e amor à família que o amava...  Voltou!

Há uma imensurável distância entre ser filho de Deus e ser servo. O filho nem sempre serve ao Pai, porém o SERVO renuncia a própria vida para servir. Enfrenta perigos, escárnio, segue adiante, por amor AO AMOR.  
 

MISSõES É PRECISO!
PROJETO COLMEIA DE EVANGELIZAÇÃO NOS LARES. UMA OBRA DO CORAÇÃO DE DEUS, PARA O IMPFAV- PE


Bpª  Rogessi de A. Mendes
18/01/2015.
EstherRogessi
Enviado por EstherRogessi em 18/01/2015
Reeditado em 02/04/2017
Código do texto: T5105794
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.