"SOMOS TODOS BARRABÁS!"

“Disse-lhe Pilatos: Que é a verdade? E, dizendo isto, tornou a ir ter com os judeus, e disse-lhes: Não acho nele crime algum.

Mas vós tendes por costume que eu vos solte alguém pela páscoa. Quereis, pois, que vos solte o Rei dos Judeus?

Então todos tornaram a clamar, dizendo: Este não, mas Barrabás. E Barrabás era um salteador.” (João 18:38-40)

Quando lemos essa passagem, na bíblia sagrada, na qual relata que a mesma multidão que um dia atrás colocou ramos para que Jesus entrasse em Jerusalém, que o receberam como celebridade, era a mesma que estava ali pedindo para que soltassem Barrabás e crucificassem Jesus, então nos perguntamos:

- Como é que as pessoas podem mudar de opinião tão rapidamente?

- Como pode num dia aquela multidão o acolher com grande alegria e no outro estar com os olhos injetados de ódio pedindo para que o matassem?

- Como podem não perceber que estão trocando a benção pela maldição?

Isso nos leva a pensar o quanto somos ingratos, perversos, odiosos, fracos e facilmente manipuláveis, e que para nos tornarmos semelhante àquela multidão basta que tiremos os olhos de Cristo e assim seremos facilmente dominados pelo inimigo.

Seremos presas fáceis, enquanto pensarmos que somos donos de nós mesmos e que temos o domínio da situação e não nos achegarmos ao Pai com humildade reconhecendo que Ele é Soberano, entregando tudo em Suas mãos.

Infelizmente é isso que a maioria de nós, sem se dar conta, pois estamos cegos espiritualmente, faz todos os dias, com nossa falta de amor ao próximo, ingratidão, pecados, calúnias, maledicências, murmurações, traições e tantos outros delitos que cometemos; trocamos Cristo por Barrabás, trocamos o santo pelo profano, a benção pela maldição, o certo pelo errado e quando começamos a receber os frutos das sementes dos pecados que praticamos, ainda nos perguntamos: Por que Senhor isso está acontecendo comigo?

Mas na realidade o que eu quero falar mesmo é sobre Barrabás, que representa neste contexto, cada um de nós.

Ele era um homem que já estava condenado à morte por sua rebelião contra o sistema da época, não aceitava as leis, não respeitava as autoridades, era um malfeitor, um amotinador, um assassino. Ele estava ali prestes a ser morto por seus erros e sabia que, naquela época, era a pena justa.

Nós somos semelhantes à Barrabás, pois cometemos os mesmos erros que ele, pois não aceitamos a autoridade de Deus sobre nossas vidas, não nos submetemos aos seus mandamentos, não obedecemos aos seus preceitos e ainda nos julgamos bons e achamo-nos merecedores de bênçãos, porém se não fosse pela misericórdia de Deus, já estaríamos todos condenados a morte espiritual e consequentemente ao inferno.

Obrigada Senhor por ter morrido naquela cruz não só no lugar de Barrabás levando sobre Si toda culpa que estava sobre ele, mas por ter Se entregue no lugar de toda humanidade, pois todo aquele que reconhece o Teu sacrifício, é lavado pelo teu sangue e assim tem seus pecados apagados e seu nome é escrito no livro da vida, onde no último dia será chamado para permanecer contigo por toda a eternidade.

VANUSA PAIXÃO
Enviado por VANUSA PAIXÃO em 23/01/2015
Código do texto: T5111570
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.