TRANSFORMAÇÃO RADICAL

“Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. E tais fostes alguns de vós; mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus”. I Coríntios 6.9-11

INTRODUÇÃO

A Bíblia é enfática em afirmar que Deus ama incondicionalmente o pecador, porém abomina o pecado. Embora o pecador seja alvo da misericórdia de Deus, é necessário que ele se arrependa dos seus pecados para obter o perdão. Certamente alguns aqui no passado tiveram um ou mais dos comportamentos aqui descritos. O que importa é que em Jesus Cristo fomos perdoados. O apóstolo Paulo faz uma solene advertência: “Não vos enganeis”. O texto original pode ser traduzido como “não se deixem enganar”. É possível o crente estar na igreja e ser enganado, como alguns dos crentes de Corinto.

1. Por ter uma vida moral exemplar.

2. Por acreditar que crer em Deus é suficiente para a salvação.

3. Por acreditar que Deus por sua misericórdia releva nossas falhas.

4. Por incorporar doutrinas estranhas ao cristianismo.

5. Por acreditar que podemos pecar, pois já fomos salvos, etc. etc.

Só possível herdar a vida eterna (O Reino dos Céus) por que...

I – FOMOS LAVADOS

Pensemos em algo muito sujo, imundo. Assim éramos nós sem Jesus. Para limpar a sujeira de nossas roupas usamos um bom sabão ou detergente. Porém a sujeira da alma só pode ser limpa com um único ingrediente: O SANGUE DO CORDEIRO IMACULADO, JESUS CRISTO.

Apocalipse 7.13-14

Esse lavar produz em nós a regeneração, isto é, uma recriação.

Tito 3.5

Quando o homem aceita Jesus como seu Salvador ele é recriado à Imagem e semelhança de Deus.

II – FOMOS SANTIFICADOS

Ser santo é ser separado das coisas do mundo para servir a Deus. Santificação não é viver sem pecado, mas procurar afastar-se dele. Viver para Deus embora ainda sujeito às tentações e quedas. Ninguém poderá herdar a vida eterna sem uma vida de santificação.

Hebreus 12.14

A santificação abrange três aspectos:

1. Santificação posicional. É adquirida no ato da conversão. Quer dizer que o convertido toma uma posição diante de Deus de viver uma vida de santidade.

2. Santificação progressiva. É o crescimento diário do crente na Graça de Cristo

3. Santificação plena ou definitiva. Possível somente quando estivermos para sempre com o Senhor, nos céus.

III – FOMOS JUSTIFICADOS

Ser justificado é ser declarado justo por Deus, quando nos arrependemos dos nossos pecados. Não é mérito nosso e sim de Deus. A justificação vem por meio da fé no sacrifício remidor de Cristo efetuado na cruz – Romanos 5.1. Nossa justiça diante de Deus não tem nenhum valor para a salvação. O profeta Isaias diz que nossos atos de justiça diante de Deus não passam de trapos imundos. Isaias 64.6

São três aspectos de uma mesma e gloriosa experiência.

Em Cristo fomos LAVADOS, SANTIFICADOS E JUSTIFICADOS.

CONCLUSÃO

Destacar:

1. O Espírito Santo não pode habitar em um corpo impuro.

2. Pelo sangue de Jesus fomos comprados, isto é, resgatados da nossa condição anterior que era de escravo do pecado. Os ricos compravam pessoas por grandes somas de dinheiro para escravizá-los. Jesus nos comprou com algo muito superior a dinheiro, o seu próprio sangue para nos tornar livres.