O BOM PASTOR

"ENTÃO, LHES DISSE JESUS: JÁ VOS DECLAREI QUE SOU EU; SE É A MIM,POIS, QUE BUSCAIS, DEIXAI IR ESTES"

(João, 18:8)

-------------------------------------------------------------------

Quando os homens procuravam a JESUS a fim de fazê-lo rei, Ele fugiu, mas agora, que o procuravam para matá-lo, Ele se adiantou ao encontro deles. Assim sendo e depois de JESUS ter esclarecido seus carrascos o quanto impotentes eram perante Ele, pergunta-lhes pela segunda vez, "JÁ VOS DECLAREI QUE SOU EU; SE A MIM, POIS, QUE BUSCAIS, DEIXAI IR ESTES". A referida indagação torna a evidenciar antes de tudo como a paixão de JESUS segundo João ocorreu em ordem e sem nenhum pânico. Nada se nos diz sobre a fuga dos discípulos. Antes é JESUS mesmo que providencia que não ocorra nenhuma confusão. Além disso, JESUS se mostra como o

bom pastor que até o final se preocupa com a vida e segurança dos seus. Mas, cada indivíduo tem um destino a cumprir, e os discípulos devem ser liberados para levarem avante a obra de JESUS. O tempo deles está nas mãos de DEUS.

"NAS TUAS MÃOS, ESTÃO OS MEUS DIAS..."(Salmos, 31:15). D

JESUS mostra aqui, novamente, o seu altruísmo espiritual. Não podemos desprezar a simples compaixão humana envolvida nestas suas palavras. Ele se dispunha a enfrentar seus próprios sofrimentos, mas queria que seus discípulos fossem poupados. Amanhã, sofreriam, e isso era o bastante.

O futuro da igreja, bem como da história da humanidade, dependia da liberdade dos discípulos. Não podiam morrer por enquanto, pois o evangelho teria de ser propalado pelo mundo todo.

"MAS RECEBEREIS PODER, AO DESCER SOBRE VÓS O ESPÍRITO SANTO, E SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS TANTO EM JERUSALÉM COMO EM TODA A JUDÉIA E SAMARIA E ATÉ AOS CONFINS DA TERRA"(Atos, 1:8)

O caráter sem-par do destino de cada indivíduo - Ap. 2:17, garante quando e como ele viverá, e quando e como ele morrerá.

Foi uma salvação preliminar conferida a outros, ao passo que ele mesmo não se salvou, prefigurando assim a sua morte expiatória na cruz do Calvário. É como se ele houvesse dito." Deixai que este vão livres", ao mesmo tempo em que ele se oferecia voluntariamente às algemas de seus captores. E posto que o ponto central do cristianismo visa capacitar-nos a nos elevarmos à sua semelhança e a nos revestirmos de suas maneiras, se proventura não estamos adquirindo a sua atitude mental e o seu espírito de auto-sacrifício, então é porque o plano divino está se desmoronando em nós, e fracassando.

A afirmativa de JESUS declara diretamente a segurança dos discípulos, em parte na forma de dedução lógica, e em parte como uma ordem baixada. Ao mesmo tempo, foi a soltura indireta, dada aos discípulos, para que ficassm libertos da aliança externa nos sofrimentos, o qual prossegue a fim de indicar um possível cumprimento da profecia de Isaías, 53:3 onde se lê;

"...COMO UM DE QUEM OS HOMENS ESCONDEM O ROSTO..."

O Bom Pastor , Ele mesmo se adiantou ao encontro do perigo, escudando do mesmo todo o rebanho.

Observamos que alguns têm procurado espiritualizar essa liberdade concedida aos discípulos do Senhor, o que foi conseguido pela ação ousada de JESUS, como se fosse incidente que simbolizasse o livramento de todos os homnes do pecado, da enfermidade, do sofrimento e da escravidão, por meio dos sofrimentos e da morte de CRISTO.

Isso é um tanto exagerado, mas pelo menos é verdade que a atitude do Senhor JESUS, que provocou esse livramento temporal para os seus seguidores, é a mesma atitude que finalmente liberta os homens de Satanás, do mundo e do pecado, em seus resultados deletérios para a alma, livramento espiritual esse que só se concretizou em face do sacrifício do próprio CRISTO.

"QUANDO EU ESTAVA COM ELES, GUARDAVA-OS NO TEU NOME, QUE ME DESTE, E PROTEGI-OS, E NENHUM DELES SE PERDEU, EXCETO O FILHO DA PERDIÇÃO, PARA QUE SE CUMPRISSE A ESCRITURA"

(Jo. 17:12)

FONTES

Bíblia Sagrada

LIVROS

N.T. Introdução e Comentário, Evangelho de S.João - Mensagens e

Comentários - e N.T. Mensagens e Comentários.

"O poder pessoal é o poder com outrtas pessoas e não sobre elas."

(Grea test Psychologist Who Lived: Jesus and the isdom of the soul)

Mark W. Baker

Wil
Enviado por Wil em 15/06/2007
Código do texto: T527559