Zaqueu.

ZAQUEU.

" Lc. 19.4."

" Então, correndo adiante subiu em uma figueira para vê-lo, já que havia de passar por ali. "

A passos curtos Jesus ia atravessando a cidade de Jericó, junto a ele estava os seus discípulos e uma numerosa multidão, Jesus era acompanhado por todo tipo de pessoas, homens, mulheres, crianças, velhos, jovens, doentes, em fim, todos sequiosos pelas suas palavras e por seus milagres.

Na cidade de Jericó, da qual Jesus passava naquele momento, havia um morador muito conhecido, seu nome era Zaqueu, o cobrador de impostos, aquela era uma profissão pouco querida na cidade, e quem a exercia era na maioria das vezes, e por que não dizer todas, mal visto; muitos evitavam proximidades com os cobradores de impostos, por considera-los pecadores e desonestos.

Mas Zaqueu era um homem diferente, o seu coração era bom, quanto a indiferença das pessoas, ele já estava acostumado, apenas exercia o seu trabalho da forma mais digna possível.

Certo dia enquanto estava trabalhando viu uma numerosa multidão passar perto de onde estava, assustado perguntou a seu companheiro de trabalho:

_ Mais que multidão é essa, pelo que sei não está acontecendo nenhum casamento ou festas na proximidade, ou está.

_ Ouvi dizer que Jesus o nazareno passaria por aqui hoje, vai ver e ele. _ Disse o amigo sem dar muita importância.

_ Eu sempre quis conhece-lo, vou lá vê-lo, você quer vir junto._ Perguntou Zaqueu ao amigo.

_ Não mesmo, não vê o tamanho da multidão, e alem do mais você é muito baixinho, não vai conseguir ver nada.

_ Fique ai então, eu vou lá, vou achar um jeito de vê-lo.

Zaqueu saiu apressado, rapidamente estava entre a multidão sendo espremido e empurrado, até que viu uma grande figueira mais a frente, não perdeu tempo, subiu o mais alto que pode, quase a ponto de cair lá de cima, o seu olhar atento logo viu Jesus, e o olhar amoroso de Jesus quase ao mesmo instante encontrou o de Zaqueu.

O imaginável então aconteceu, Jesus olhando-o fixamente fala:

_ Zaqueu, desce depressa; hoje me convêm ficar em tua casa.

Com grande alegria, Zaqueu desceu da figueira e pós a seguir Jesus, sabendo que ao final daquela jornada o mestre pousaria em sua casa.

Muitas vezes somos como Zaqueu, nos sentimos desprezados e pequenos, quase imperceptíveis, ridicularizados e incompreendidos, numa sociedade cada vez mais egoísta e autoritária. Mas saiba que jesus está perto de você, está esperando a sua atitude de chamar a sua atenção de alguma forma, assim como fez Zaqueu, basta uma pequena atitude da sua parte, e o olhar amoroso do mestre vai estar a sua espera.

Faça como Zaqueu, chame a atenção de Jesus, clame por ele, faça do seu clamor a figueira, e veja o milagre acontecer, Jesus quer passar não só um dia mais a eternidade inteira contigo.

Tiago Pena
Enviado por Tiago Pena em 29/06/2015
Código do texto: T5293833
Classificação de conteúdo: seguro