Ageu

O livro de Ageu apresenta uma quadro especifico para o povo de D´us, o povo estava sem prosperidade em suas ações, a produção de tudo estava aquém de toda expectativa, tudo o que se fazia era muito para resultados assustadores, a economia a família, tudo estava comprometido sem frutificar, do primeiro verso até o décimo segundo o Criador deixa claro as razoes de toda essa falta de sorte que acompanhava o povo.

“Esperastes o muito, mas eis que veio a ser pouco; e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu o dissipei com um assopro. Por que causa? diz o Senhor dos exércitos. Por causa da minha casa, que está em ruínas, enquanto correis, cada um de vós, à sua própria casa.” (verso 9).

D´us apresenta como causa de toda a infrutividade e ruína uma coisa simples, egoísmo, o individualismo governava entre o povo, não havia união suficiente para que todos olhassem primeiro para o S´nhor, esqueciam-se do principio de toda a aliança, onde o Criador vem em primeiro, estavam cada um cuidando de suas próprias vaidades.

“Acaso é tempo de habitardes nas vossas casas forradas, enquanto esta casa fica desolada?” (verso 4)

Um quadro comum na vida religiosa, no principio tudo é para a vida espiritual, o reino celeste é o alvo, porem aos poucos a lembrança sobre o que esta a sua volta chega, o conforto, os carros e coisas do dia a dia tomam o tempo da espiritualidade, “vamos prosperar”, não que eu seja *franciscano, vejo que em muitos casos, pessoas ligadas a crença no Criador se assemelham a esses que estão descritos no livro de Ageu.

Elas acreditam estar fazendo tudo o que devem, elas tem uma vida religiosa cheia e regrada a compromissos e pactos, fazem seus votos cumprem eles, vão a igreja e fazem o que devem fazer em suas delegações de comando interno, tudo parece perfeito; segundo suas crenças tudo esta no centro do coração do Criador afinal são bons em tudo o que fazem, já tem suas casas confortáveis, seus carros ou carro, tudo corre perfeito, afinal o S´enhor os esta abençoado.

“Tendes semeado muito, e recolhido pouco; comeis, mas não vos fartais; bebeis, mas não vos saciais; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o para o meter num saco furado.” (verso 6)

Ali estava o povo sem perceber que suas vidas e seu trabalho não tinha resultado, estavam cegas pela individualidade e pela vida levada para a própria subsistência.

Hoje esse verso serve para tudo o que é feito dentro de vidas levadas como “espirituais”, fazem, fazem e fazem e oq colhem?

“Comeis, mas não vos fartais”, a leitura de Bíblia não esclarece, cada um entende o que deseja mas não tem praticidade pois é inaplicável em seu cotidiano, é sempre como se não tivesse diferença, existe um circulo de ações limitadas por vários fatores onde há uma dependência constante de explicações de seu lideres religiosos e sempre há necessidade de mais, cursos, palestras, seminários e seminários, nunca é o suficiente para compreensão da palavra do Criador, vendo nunca vêem e não se convertem de seus erros (Mateus 15:13).

“Bebeis, mas não vos saciais”, tantas experiências, e fatos ocorrem em suas buscas pelo ‘poder”, vêem, sentem, participam e o que tem sido construído de tantas experiências que acreditam ser com D´us? Quantas vezes pode-se ver por ai pessoas dizendo caírem pelo “poder de D´us? Que tiveram uma experiência inexplicável nesse momento único? Pessoas que presenciam milagres como curas e coisas parecidas? Pessoas cheias de si pois vivem de forma espiritual pois são testemunhas de tantos fatos sobrenaturais, e acreditam piamente (e não estou duvidando que tenha vivido esses momentos) que tudo isso faz parte de seus degraus na evolução com o S´enhor. E o que se pode dizer de pessoas assim? Sempre estão a procura de novos milagres, novas experiências, se nada acontece dizem que a reunião estava fria, não houve demonstrações sobrenaturais, por vezes ate o “líder” desse comunidade se vê em uma situação aquém do esperado por não acontecerem fenômenos ai se volta contra a congregação e os culpa pela frivolidade e inicia-se uma sessão em busca dos fenômenos, profecias e coisas sem fim que deixem a evidencia da presença Divina. E depois? E no outro dia? É como se tudo aquilo não tivesse acontecido, há sempre uma necessidade de mais...

“Vestis-vos mas ninguém se aquece”, tantas praticas religiosas que não trás santidade; o jejum é uma dessas vestimentas de santidade que toda essa geração acredita evoluir com essa pratica, jejuns, campanhas de; unção disso, unção daquilo, semana da... semana de...roupagens novas para ilusões antigas, praticas sem fim para darem o devido conforto ao ego religioso de cada um.

Ai esta o salário de todos, a sensação de vazio a cada vez que não tomam a ‘santa ceia”, o medo a cada vez q cometem erros, a necessidade de constantes “revelações”, uma completa dependência de homens que dizem ser enviados por D´us para auxilio desses pobres negligentes acomodados que esperam por um D´us em tudo mas tudo que sabem fazer é choramingar para alguns e se sobressair sobre outros.

Acreditam estar tudo bem, assim como o povo descrito no livro de Ageu, porem tudo o que tem é uma vida farta de religiosidade e por que? Por que sua vida é a coisa mais importante que eles tem.

Por duas vezes em dois capítulos o S´nhor todo Poderoso manda que seja reconstruído o Templo.

A reconstrução exatamente como era antes (verso 3, cap 2), e por que?

“O edifício bem ajustado cresce para templo santo no Senhor (Efe 2:21)

O templo o corpo, você, tem que adquirir a primeira forma, qual? A da primeira fé, a do renascer, o principio da fé genuína, aquela que se assemelha ao amor ágape (1 Co 13), uma fé que tem em primeiro plano o Pai Criador e em segundo o próximo, esse é o primeiro templo do Espírito, o coração puro e que tem o entendimento de sua constante necessidade de renovação para com as pessoas e não para com os membros de seu clã religioso.

Reavaliar as ações para com todos e a evolução geral de estatura diante de todos é um bom principio de como deixar de ser como essa nação descrita no Texto de Ageu, egoísta.

E assim poder retornar ao verdadeiro crescimento, não religioso, mas, sim espiritual e isso exige renuncia de suas crenças e praticas todos os dias para ser renovado na fé legitima, Cristo é o espelho, quando refletimos Ele em nosso coração estamos na direção correta.

Shalon Adonai.