O livro de Jó. capítulo um.

CAPÍTULO 1.

Havia um homem na terra de Uz cujo nome era Jó, ele era integro e reto, temia a Deus e desviava-se do mal, nasceram-lhe sete filhas. Ele possuía sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de boi e quinhentas jumentas, tendo também muitíssimas pessoas a seu serviço; de forma que este homem era o maior de todos os do oriente. Iam os seus filhos à casa uns dos outros e faziam banquetes cada um por sua vez; e mandavam convidar suas três irmãs para comerem e beberem com eles.

E sucedia que tendo decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó e os sacrificava; e, levantando-se de madrugada, oferecia holocaustos segundo o numero de seus filhos; pois dizia Jó:

_ Talvez meus filhos tenham pecado, e blasfemado no seu coração_ Assim fazia Jó continuamente.

Ora, certo dia os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o senhor, veio também satanás perante eles. O senhor perguntou a Satanás:

_ De onde vens.

Satanás respondeu ao senhor dizendo:

_ De rodear a terra e passear por ela.

_ Notastes porventura o meu servo Jó, não há ninguém na terra que se assemelhe a ele, homem integro e reto, que teme a Deus e se desvia do mal.

_Por ventura Jó teme a Deus o tempo todo. Não tens o protegido de todos os lados, a sua casa como a tudo o que ele tem, tens abençoado a obra de suas mãos de modo que seus bens se multiplicam na face da terra. Mas estende agora a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem ele blasfemara de ti na tua face.

Ao que disse o senhor a satanás:

_ Eis que tudo o que ele tem está no teu poder; somente contra a vida dele não estendas as tuas mãos. _ E Satanás saiu da presença do senhor.

Certo dia, quando os filhos de Jó, comiam e bebiam na casa do irmão mais velho, veio um mensageiro a Jó e disse:

_ Os bois lavravam, e as jumentas pasciam junto a eles; e deram sobre eles os Sabeus, e os tomaram; mataram os seus filhos a fio de espada, somente eu escapei para trazer-lhe a noticia.

Enquanto este ainda falava veio outro e disse:

_ Os Caldeus, dividiram-se em três bandos, roubaram os camelos; e mataram os moços a fio de espada; e só eu escapei para trazer a noticia.

Enquanto este ainda falava, veio outro e disse:

_ Teus filhos e tuas filhas estavam comendo e bebendo vinho na casa do irmão mais velho; eis que sobrevindo um grande vento do deserto, deu nos quatro cantos da casa, e ela caiu sobre eles, morreram todos, somente eu escapei para trazer a noticia.

Então Jó se levantou, rasgou o seu manto, raspou a sua cabeça, e lançando-se por terra adorou a Deus e disse.

_ Nu sai do ventre da minha mãe, e nu tornarei para lá. O senhor deu, e o senhor tirou; bendito seja o nome do senhor.

Em tudo isso Jó não pecou, nem atribuiu Deus falta alguma.

Tiago Pena
Enviado por Tiago Pena em 16/08/2015
Código do texto: T5348420
Classificação de conteúdo: seguro