A grande pesca.

“ Feito isto, apanharam uma grande quantidade de peixes, de modo que as redes se rompiam.”

( Lc 5.6)

A GRANDE PESCA.

__ Essa será uma noite excelente__ Disse Pedro.

Tinha tudo para ser uma ótima noite de pescaria, Pedro colocou todos os seus apetrechos de pesca dentro do velho barco, e no iniciozinho da noite lançou-se ao mar com grande expectativa de uma boa pescaria. As horas se avançavam rapidamente, e a cada nova tentativa de Pedro, uma nova decepção, nada de peixes nem se quer um; assim foi no decurso daquela noite trágica, o dia raiou no horizonte e o experiente pescador retornou para a praia vencido pelo cansaço, a única coisa em que ele pensava era descansar um pouco na praia, para mais tarde tentar novamente.

De repente, enquanto Pedro conversava com outros pescadores que na verdade eram seus sócios, notou uma grande multidão que se aglomerou na beira do lago de Genezare, um dos amigos lhe disse:

__ Melhor irmos até lá e ver que bagunça é aquela, nossos barcos estão ancorados bem ali.

Ao ouvir isso, que os barcos estavam ali, Pedro imediatamente se levantou de onde estava e adentrou no meio da multidão, com muito esforço chegou onde os barcos estavam, para sua surpresa, no seu barco estava aquele que eles chamavam de Jesus, ensinando a palavra de Deus, o rude pescador não o conhecia ainda, mas aquelas palavras, pareciam penetrar em seu coração, Pedro sentou-se e começou a escutar o ensino do mestre. Terminada a pregação da palavra Jesus se dirigiu a Pedro e disse:

__ Vamos ao mar Pedro, laçai as vossas redes.

Pedro não compreendeu, contudo, mesmo protestando obedeceu. No barco Pedro disse a Jesus:

__ Pescamos a noite toda, e nada apanhamos, agora vens a mim e pedes para ir ao mar lançar redes, tudo bem, eu vou, mas só porque pedistes, lançarei a rede.

Assim o velho pescador e seu velho barco rumavam ao mar, a certo ponto Jesus disse:

__ Lance sua rede bem aqui.

Meio desconfiado o pescador assim fez, quando puxou a rede quase não acreditou, a quantidade de peixes era tão grande que as redes quase se romperam; tendo ele que solicitar ajuda de outros barcos, os olhos assustados de Pedro estavam fixos em Jesus.

__Retira-te de mim, porque sou um pecador__ disse Pedro.

Jesus lhe respondeu:

__ Siga-me Pedro, e farei de você um pescador de homens.

Pedro e seus amigos estavam espantados com o que tinha acabado de acontecer, assim como Tiago e João, filhos de Zebedeu, que também estavam ali. Depois desse episodio, os três deixaram tudo e seguiram a Jesus.

Quantas vezes o nosso conhecimento humano quer resolver nossos problemas, e quando não são resolvidos, nos decepcionamos; e a angustia vem ao coração. Parece até que Deus não está disposto a nos ajudar, mas isso não é verdade, Deus é o mais interessado em nos ajudar, basta seguirmos o exemplo desse pescador que foi Pedro, contrariando seu conhecimento resolveu obedecer a Jesus, o resultado não foi só uma grande pescaria, mas foi o seu encontro com Jesus e sua transformação em apostolo, e em um grande ganhador de almas.

Tiago Pena
Enviado por Tiago Pena em 04/01/2016
Código do texto: T5500494
Classificação de conteúdo: seguro