E Se não fosse verdade?
 
Se não fosse verdade, seria a história mais extraordinária deste mundo!Digna do Prêmio Nobel da Paz, Merecedora de todos os troféus e ainda assim atrairia multidões.
Multidões sedentas por sonhos, almas ressequidas, sem amor. Pessoas que desaprenderam a sorrir, a amar com intensidade, a compadecer-se dos aflitos. Se não fosse verdade, ainda assim comoveria os corações como nenhuma outra história jamais ousou nestes tempos de guerra moral e espiritual.Nestes tempos onde o homem recolhe-se sozinho à sua indignidade, Nestes tempos onde a vida não vale mais que uma folha seca levada pelo vento.Nestes tempos sombrios onde ovelhas erram pelos campos sedentas, cansadas, feridas, sem pastor. .
Jamais seria apenas uma História. Teria a força de fazer as pessoas acreditarem ainda... Amarem ainda.Planejarem um mundo melhor ainda.Se Teólogos do mundo inteiro em concílio admitissem que tudo foi um grande erro, um sério engodo, um antídoto para que as guerras não tomassem maiores proporções,apenas um modo esplendido e ilusório para acalmar multidões. Se todos concordassem em proclamar ao mundo a inutilidade, a inexistência de Deus...Ainda assim não poderíamos mais deixar de Acreditar, porque a história-lenitivo entrou em nossas almas, criou raízes, passou de geração a geração.Ainda assim continuaríamos comendo deste pão, bebendo deste vinho.Ainda assim dobraríamos nossos joelhos, e nossos olhos contemplariam os céus na esperança de um milagre, Ainda assim nossos filhos seriam batizados, iríamos a Igreja todos os domingos, tomaríamos a santa ceia sentindo aquela paixão misteriosa e verdadeira aquecendo nossos corações e respiraríamos fundos derramando a nossa alma aos pés do nosso Senhor e Salvador Jesus cristo.
Alguém, em sã consciência diante desta tela pintada pelas mãos divinas do Soberano com os mais belos e raros matizes – sequer balbuciaria algo parecido como: Não acredito!
Se não fosse verdade, ainda assim teria arrancado à maldade dos corações de muitos homens e enraizado neles a Paz. Se fosse ilusão verdade teria o efeito real de uma grande verdade porque produziu, vem produzindo por séculos e séculos resultados inacreditáveis.
Se me permitem, responderei com a minha vida de experiências ricas com o Senhor, onde ELE provou-me de maneira inequívoca a sua Existência, o seu grande amor por mim – posso responder também com a minha alma de Poeta.
Acreditar em Deus e no seu incondicional amor – Pensar em Deus – este é o único pensamento capaz de estancar o choro, secar a lágrima que cai desabrochar o sonho morto no coração ferido pela dor.
Fosse tudo isto apenas um blefe muito bem arquitetado, digno de aplausos retumbantes, o mundo todo não estaria ainda envolvido com isto.
Basta tão somente um dedinho de Deus tocando levemente nossas feridas para que sintamos um grande e inexplicável alívio.
Fosse uma pândega ninguém conseguiria rir, sem sentir-se um completo idiota.
Fosse uma mentira, o terror provocado pela violência do mundo, pelas ciladas do diabo, já teriam nos matado. O insuportável já teria sem dúvida, exaurido as nossas forças como o pequeno corte no tronco da árvore faz jorrar toda a sua seiva.
Fosse tudo um ledo engano o mundo não estaria acreditando neste engodo há mais de 2000 anos. Fosse Irreal, nem agora aqui estaríamos para contar, reviver, passar à geração seguinte esta tão linda e velha história.
O poder tecnológico que me capacita a utilizar recursos de última geração, não faz secar o meu pranto, não alivia um só dos meus pesares por pequenos que sejam. Meu poder aquisitivo que me permite comprar até uma loja inteira ou quantos carros importados desejar, não coloca um pingo de esperança no meu coração.
Mesmo que eu conheça o mundo todo – muitas pessoas – muitos lugares e as mais incríveis paisagens e encha a minha cabeça de conhecimentos, sei que nada desfará este nó que sufoca a minha garganta.
No entanto, saber que Há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os Homens, Jesus, Cristo, homem. (II Tim. 2.5) me dá a certeza de que não precisarei ficar como um passarinho de galho em galho, procurando o sol ou como o bambu que verga ao sopro de qualquer vento. Saber que Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia, pelo que não temeremos ainda que a terra se mude e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares (sl 46.1)Só este pensamento aquieta o meu coração, suaviza o pranto da minha alma.
Ouvir a voz de Deus murmurando na calma da noite: Filho meu, dá-me o teu coração “é respirar fundo nas madrugadas frias - é sentir-se literalmente amparado, o coração, a alma, a vida, todos os planos, é cair-lhe aos pés... É ser cuidado e agasalhado como a galinha faz com os pintinhos...”.
Fosse tudo um blefe como Paulo e Silas teriam sido libertos da prisão? Como Max Hambúrguer teria sobrevivido ao campo de concentração, saindo de lá com vigor ainda para tornar-se um Psiquiatra e Elie Wesel também saído dos campos de concentração, recebido o premio Nobel da paz em 86?
Se não fosse verdade quem ALIMENTARIA AS AVES DO CÉU E OS LÍRIOS DO CAMPO?
Se não fosse verdade teria Jó sobrevivido sem blasfemar contra Deus?
E nós? Teríamos sido apedrejados como a mulher adúltera, como Estevão! Teríamos perdido o paraíso como um dos ladrões da cruz!
E o plano todo tão milagrosamente arquitetado, tão perfeito rersume-se num único versículo redentor: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu
Seu filho Unigênito para que todo aquele que nele crer não pereça. Mas tenha a Vida Eterna. (João 3.16)

Ah, se não fosse verdade...

Neli Silva
Igreja presbiteriana de Sapopemba