Faltas e Perdão

Respeitando os limites do outro respeitamos os nossos também.

A imperfeição é da espécie humana: uns mais que outros sempre vivemos em faltas cotidianas.

Lê-se nas sagradas escrituras:"pois ainda que o justo caia sete vezes,

tornará a erguer-se,mas os ímpios são arrastados pela calamidade"(Pr.24:6). Até o justo está sujeito a falhar,a errar.Somos seres imperfeitos e disto não podemos esquecer como também não podemos negar que as faltas,mínimas que sejam,significam incorreção por fraqueza e defeito.Se errar é próprio do homem,se os defeitos são de todos nós,se tantas vezes aquilo que dizemos não corresponde na íntegra ao que fazemos e isto faz parte de toda a raça humana,do mesmo modo vivemos uma realidade de dois pesos e duas medidas em que é mais fácil julgar e condenar antes que analisar,ponderar,refletir,enfim,perdoar.

Cada um é livre para dizer o que quer e como quer,porém poucos são aqueles que aceitam ouvir o que não querem,o que não está de acordo com o próprio pensamento.Fala-se tanto em democracia ,todavia concretamente ela quase não existe,ao menos quando chega a ferir certos interesses pessoais.

Todavia,importante é não esquecer de que perdoar é gesto nobre bem como de coração sincero pedir perdão.Este está acima do esquecimento,obedecendo ao coração,corresponde a suprema virtude do verdadeiro amor cristão,incondicional,sem restrição ou ressentimento e nem sempre, ou melhor,quase nunca é imediato,mas vai maturado com o tempo.Quem diz eu te perdôo imediatamente após uma ofensa,quase sempre está mentindo pois só da boca pra fora não significa perdoar realmente.

Perdoar engrandece a quem perdoa.Aconselhava sabiamente Padre Vieira em seus sermões: "ama o teu inimigo porque ou ele é mais poderoso que tu,ou menos: se é menos poderoso,perdoa-lhe,se é mais poderoso,perdoa a ti mesmo."

Vale ressaltar que a falta de perdão porta também infelicidade aquele que não se permite perdoar, vivendo insatisfeito consigo mesmo por alimentar mágoas e rancores...

A força do perdão cura e com essa petição de piedosa humildade,benévola confiança que diariamente possamos endereçar ao Eterno,nas asas do vôo como prece:" Perdoa as nossas dívidas,assim como perdoamos aos nossos devedores." (Mt. 6,12)

Bergilde
Enviado por Bergilde em 11/03/2016
Código do texto: T5570266
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.