"JONAS NÃO!"

"E veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo:

Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença.

Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do Senhor para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor.

Mas o Senhor mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma forte tempestade, e o navio estava a ponto de quebrar-se.

Então temeram os marinheiros, e clamavam cada um ao seu deus, e lançaram ao mar as cargas, que estavam no navio, para o aliviarem do seu peso; Jonas, porém, desceu ao porão do navio, e, tendo-se deitado, dormia um profundo sono.

E o mestre do navio chegou- se a ele, e disse-lhe: Que tens, dorminhoco? Levanta-te, clama ao teu Deus; talvez assim ele se lembre de nós para que não pereçamos.

E diziam cada um ao seu companheiro: Vinde, e lancemos sortes, para que saibamos por que causa nos sobreveio este mal. E lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas.

Então lhe disseram: Declara-nos tu agora, por causa de quem nos sobreveio este mal. Que ocupação é a tua? Donde vens? Qual é a tua terra? E de que povo és tu?

E ele lhes disse: Eu sou hebreu, e temo ao Senhor, o Deus do céu, que fez o mar e a terra seca.

Então estes homens se encheram de grande temor, e disseram-lhe: Por que fizeste tu isto? Pois sabiam os homens que fugia da presença do Senhor, porque ele lho tinha declarado.

E disseram-lhe: Que te faremos nós, para que o mar se nos acalme? Porque o mar ia se tornando cada vez mais tempestuoso.

E ele lhes disse: Levantai-me, e lançai-me ao mar, e o mar se vos aquietará; porque eu sei que por minha causa vos sobreveio esta grande tempestade." (Jonas 1:1-12)

Ultimamente tenho refletido sobre os vários acontecimentos que existem no livro de Jonas os quais devemos, com a ajuda de Deus, evitar tais como: A desobediência, o egoismo, o orgulho, o falso moralismo, a síndrome de Juiz, a falta de amor e compaixão pelas almas perdidas entre outros.

Hoje porém, quero falar sobre algo que acontece muito em nossos dias que é a dificuldade que temos de ouvir, ou se ouvimos, da dificuldade de discernir, e se discernirmos, da resistência que temos em obedecer a voz de Deus e cumprir com aquilo que nos foi proposto.

Assim como Jonas, também ouvimos a voz de Deus que nos fala por sinais, por mensagens, através de pessoas próximas ou até mesmo através de desconhecidos, através das Sagradas Escrituras; entre outras, pois Ele é Soberano e tem todo poder e liberdade para falar conosco quando, onde, do jeito e através de quem quiser.

Sendo assim, por que mesmo nos denominando Cristãos, indo a Igreja, lendo e ouvindo a palavra do Senhor, não obedecemos, não seguimos os seus passos, nem fazemos aquilo que sabemos que é o certo a se fazer, aquilo que temos convicção que é a vontade de Deus para nossa vida?

Sabe por que isso acontece? Porque somos povo rebelde e de dura cerviz, somos mais amantes de nós mesmos, dos nossos prazeres do que de Deus, preferimos satisfazer a vontade da carne a alimentar e saciar o nosso espírito e não percebemos que, como Jonas, nos afastamos cada vez mais do centro da vontade de Deus, muitas vezes causando danos e prejuízos irreparáveis tanto a nós mesmos, como àqueles que estão ao nosso redor.

"E por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?

Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante: É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha.

Mas o que ouve as minhas palavras e não as pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre areia, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa." (Lucas 6:46-49)

"Se o ouvirem, e o servirem, acabarão seus dias em bem, e os seus anos em delícias." (Jó 36:11)

"E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus:" (Deuteronômio 28:2)

Senhor ajuda-nos a ouvir a Tua voz e a obedecer sem resistir, pois ainda que no momento não nos pareça o certo a fazer, devemos prosseguir em obedecer, pois a Tua vontade é boa, perfeita e agradável e não nos causa dores.

É em nome de Jesus que já Te agradecemos, amém!

VANUSA PAIXÃO
Enviado por VANUSA PAIXÃO em 07/04/2016
Reeditado em 08/04/2016
Código do texto: T5597388
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.