A essência do Cristianismo

Existe um fato muito importante na biografia de Francisco de Assis. Um dia ele estava rezando numa pequena igreja em ruínas no interior da Itália, quando teve uma visão de Jesus dizendo: 'Francisco, reconstrua a minha igreja'. Então ele reuniu os recursos necessários e reconstruiu aquele templo. Mais tarde, ouviu novamente Jesus dizer que ele deveria reconstruir a sua igreja, e então compreendeu que a sua missão não era reconstruir um edifício, mas sim reconstruir as bases do Cristianismo, ensinando e exemplificando os fundamentos da doutrina de Jesus.

Essa é a missão de todos nós - contribuir para reedificar plenamente a doutrina cristã, conhecendo, divulgando e praticando os ensinamentos de Jesus. Ser cristão significa unir os nossos corações e mentes, transformando-os num templo interior onde se cultivem a busca da verdade e a vivência da caridade. Significa deixar que ecoem em plenitude em nossas almas aquelas palavras ditas há quase 2000 anos nas terras da Galiléia: 'Vós sois a luz do mundo', para que sejamos capazes de dar aos nossos semelhantes um exemplo de conduta amorosa e construtiva em todos os momentos. Significa ser um semeador de luz, de bondade e de paz por onde passarmos.

Por maiores que sejam as forças de destruição hoje em atuação no mundo, nada conseguirá deter a marcha do progresso que nos conduz a um futuro promissor. Para sermos representantes de Jesus na Terra, embaixadores do Reino do Amor, da Justiça e da Caridade, é fundamental que nos dediquemos ao aprendizado de tudo que possa ser útil e verdadeiro, que nos esforcemos para nos conhecer em profundidade, identificando as nossas qualidades e imperfeições, transformando-nos em indivíduos cada vez melhores, e que procuremos sempre fazer o melhor possível em benefício de todos, acumulando ações positivas ao longo de nossas vidas. Seguir a mensagem de Jesus significa fazer tudo o que pudermos de melhor, agindo de forma que jamais precisemos nos arrepender do que fizemos ou deixamos de fazer.

Devemos estar conscientes de que a maior riqueza que podemos adquirir é o conhecimento que acumulamos e o bem que realizamos ao nosso próximo. O melhor que podemos fazer por nós mesmos é construir uma consciência nova, uma nova visão de mundo, baseada na prática do amor, do trabalho construtivo, da busca constante de conhecimento e da disciplina em todas as nossas atitudes, palavras e pensamentos. Se observarmos o trabalho de qualquer um dos grandes líderes espirituais da Humanidade, veremos que todos eles, em todos os lugares, em todas épocas e em todos os contextos religiosos e sociais seguiram o mesmo caminho - tiveram um grande amor por todos, transformaram o amor em ações benéficas, realizando obras sociais e semeando idéias positivas, e praticaram o seu trabalho com o máximo possível de disciplina, buscando a perfeição em tudo o que faziam, planejando cuidadosamente cada ação e avaliando os resultados para aperfeiçoar as suas obras.

Amar, agir pelo bem de todos e buscar a perfeição em todas as nossas ações - essa é a essência do Cristianismo e a missão de todos os que assumem o ideal de serem seguidores de Jesus.

masaharu emoto
Enviado por masaharu emoto em 25/08/2016
Código do texto: T5739894
Classificação de conteúdo: seguro