Eu vos envio

Eu vos envio

Texto bíblico: João 4 e João 20:21

Introdução:

Jesus nos deu o exemplo de estarmos indo anunciando a Boa Nova a todos. Jesus estava exercendo o Seu tríplice, isto é, pregando, curando e ensinando. Estando Ele na Judéia, resolve ir outra vez para a Galiléia. Conforme o costume dos judeus Ele teria que dar volta pela região de Decápolis a fim de evitar passar na região da Samaria, pois os judeus não se comunicavam com os samaritanos. Jesus vai fazer exatamente o contrário, pois Ele ama a todos.

1º Ponto: “Era-lhe necessário passar por Samaria” v. 4

Jesus ali chegando foi descansar da viagem junto ao Poço de Jacó, em Siquém. Era a hora sexta (meio-dia). Deu-se ali a maior aula de evangelismo; Jesus mostra que o Evangelho é Universal conforme Gen. 12:3, depois de aplicar a estratégia de como entabular um diálogo evangelístico, Ele revela-se como o “Messias”, dizendo à mulher samaritana algo particular de sua vida o que muito a impressionou e que serviria de testemunho aos outros; Jesus ofereceu Água Viva a uma mulher! Jesus responde ao anseio daquela vida quanto ao lugar de adoração e a atitude do adorador, afirmando que Deus procura quem o adore em espírito e em verdade!

Neste texto podemos destacar que Jesus não faz acepção de pessoas nem tem preconceitos quanto à raça, estado civil, sexo, condição social, etc. Ele ama a todos com terno e imensurável amor. Ele tem verdadeira “empatia” pelo pecador, embora abomine o pecado!

2º Ponto: A semeadura deu fruto imediato.

Nem sempre alguém evangeliza e vê conversão imediata, mas no caso em apreço, Jesus que é Deus, viu o resultado do seu trabalho de semeador. A mulher samaritana deixou o seu cântaro e foi à cidade anunciar que encontrara o Mestre e Messias prometido e apelou aos homens que viessem comprovar. E eles vieram e pediram para que Jesus ficasse mais um pouco com eles e tiveram a oportunidade de ouvir Jesus durante dois dias e se converterem e dizerem a mulher: “Já não é pelo teu dito que nós cremos, porque nós mesmos temos visto e ouvido e sabemos que este é realmente o Cristo, o Salvador do Mundo...”

3º Ponto: “Eu vos envio...”

Quando o Senhor nos resgatou, deu-nos a grande comissão: “Assim também como o Pai me enviou, eu também vos envio a vós. Portanto, ide, fazei discípulos”. Jesus valorizou as mulheres, pondo-as em lugares de destaque para que elas estejam contando ao mundo que só Jesus é a Solução para este mundo. Ele está confiando no ardor evangelístico e missionário da MCA. Podemos lembrar que as mulheres sempre estiveram servindo a Jesus durante o Seu ministério terreno; acompanhando-O durante o sacrifício na cruz, em nosso lugar, como elas foram ao sepulcro de madrugada, levando aromas para ungi-lo, como as primeiras a testemunhar a ressurreição e falar com Jesus e receberem a mensagem: Ide, dizei aos meus irmãos... conforme João 20:17, 18. Jesus, portanto está contando conosco para esta divulgação. Façamos como a mulher samaritana que foi imediatamente e teve o privilégio de ver os seus conterrâneos salvos.

Diz uma ilustração que quando Jesus voltou aos céus, os anjos perguntaram sobre a continuidade da obra. Jesus disse que contava com os seus seguidores. Os anjos disseram: E se eles falharem? Jesus respondeu: Eu não tenho outro plano.

Conclusão:

Obedeçamos, pois a ordem do nosso Mestre, indo e anunciando. Nunca o mundo precisou tanto do testemunho dos cristãos! Todos observamos diariamente as astutas ciladas do Diabo, querendo nos impedir de testemunhar, tirando o ânimo dos crentes, fazendo-os pensar que todos já ouviram o Evangelho. Os jornais a cada dia nos mostram o cumprimento das Escrituras, nos evangelhos, nas epístolas. Podemos refletir: “E por se multiplicar a iniqüidade o amor de muitos esfriará”. Não descuidemos do alto privilégio de sermos cooperadores de Cristo.

Leia II Timóteo 3:1-5.

Iracy Edington
Enviado por Iracy Edington em 26/07/2007
Código do texto: T580065