Salmos 27:4 - Pedidos e Casa de Deus

“Uma coisa pedi ao Senhor e a buscarei: que possa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor e aprender no seu templo” (Salmos 27:4 – ARC95)

Este versículo traz reflexões que valem a pena serem feitas, como tudo na Palavra de Deus. A primeira é sobre estar na Casa de Deus: primeiramente, o que isso significa? É claro que a Casa de Deus é a Sua Igreja, mas não somente o seu estabelecimento físico: estar na Casa de Deus é mais que isso, é estar na Sua Presença, o que quer dizer viver em observância dos Seus mandamentos.

É claro que o que foi dito acima não exclui a necessidade de se estar na Igreja. Na realidade, é a própria Palavra de Deus que nos orienta a não abandonar a nossa congregação, como está em Hebreus (“não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia” – Hb 10:25 ARC95). Por isso, o ideal é que estejamos tanto na Igreja (que é a casa física) quanto na presença do Senhor, em comunhão com a Sua Palavra e em obediência.

O salmista também disse: “Uma coisa pedi ao Senhor e a buscarei”. Mesmo nas situações que são as chamadas “causas (quase) impossíveis”, é necessário que façamos a nossa parte. É a história conhecida: pedir a Deus um emprego é vital, mas também é preciso entregar currículos.

Quando se fala da comunhão com o Senhor, a nossa proatividade também é vital: lutar contra a falta de vontade de ir à Igreja (e isso serve para mim), usar um tempo para orar e para meditar na Bíblia (mesmo com todos os compromissos diários) e esforçar-se para colocar em prática o que Deus ensina são coisas que necessitam do nosso empenho. Precisamos pedir ao Espírito Santo que mude o nosso coração, mas também temos de agir.

Uma coisa que se tem de observar é que o salmista pede a Deus que quer estar na Casa do Senhor todos os dias, ou seja, na presença dEle. O que nós temos pedido a Deus? Será que temos tido esse interesse em estar em comunhão com o Senhor? Será que temos pedido que o Espírito Santo ensine-nos o que precisamos para que nosso coração seja modificado? Não existe problema em solicitar alguma benção a Deus, mas precisamos lembrar: “Mas buscar primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas” – Mt 6:33 ARC95).

Além disso, o salmista quer estar na Casa de Deus todos os dias e o mesmo desejo precisa estar no nosso coração. Quando não temos esse desejo, precisamos pedir a Deus que o renove em nós ou que o desperte.

Mais uma coisa: o salmista fala sobre “aprender”. Quando estamos na Igreja e quando trabalhamos a nossa comunhão com o Senhor nós aprendemos. Aliás, aprender sobre Deus, sobre a Sua Palavra e sobre o que Ele espera de nós vai fazer-nos ficar mais próximos do Pai. Vale recordar do que é dito em Oseias 4:6: “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento;”.

Paz a todos.

Camila Soldati
Enviado por Camila Soldati em 08/09/2017
Código do texto: T6107828
Classificação de conteúdo: seguro