Tiago 1:12 - Sobre as tentações

“Bem-aventurado o varão que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam” (Tiago 1:12 – ARC95)

As pessoas têm diferentes tipos de tentação e, quando se fala em tentação, não se fala apenas no sentido sexual, como a sociedade costuma lembrar. Um vício é uma tentação, o desejo de falar mal de alguém é uma tentação, a “vontade” de deixar a Igreja é uma tentação e por aí vai.

Tudo o que se refere ao pecado é considerado uma tentação e o ser humano tem muitas delas durante cada dia. No entanto, apesar de elas serem ataques do mal, elas também são oportunidades para que as pessoas cresçam espiritualmente, desde que elas saiam dessa provação sem ter sucumbido.

Quando a Bíblia diz que “Bem-aventurado o varão que sofre a tentação” não significa que as pessoas têm de ir procurar ser tentadas, mas sim que aquelas que passam pela tentação precisam ver nela uma oportunidade de ficar firmes na Palavra e na vontade de Deus e de demonstrar sua fé e sua fidelidade a Ele.

Alguns podem usar esse versículo para falar “Eu vou aos bares porque quero ser tentado e provar que sirvo e Deus, que sou fiel”, podendo-se trocar essa tentação do exemplo por qualquer outra. Todavia, isso é errado: reforça-se que ninguém deve ir buscar a tentação: se ela aparecer, deve resistir e glorificar a Deus com a sua fidelidade a Ele. Vale lembrar o que a Palavra diz: “Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tiago 4:7 ARC95).

Paz a todos.

Camila Soldati
Enviado por Camila Soldati em 22/09/2017
Reeditado em 22/09/2017
Código do texto: T6121868
Classificação de conteúdo: seguro